domingo, agosto 13, 2006

RIR É O MELHOR PASSATEMPO

ACONTECEU COMIGO E COM MEU AMIGO
Quase todo mundo gosta de falar sobre si e relatar fatos de sua vida. Como ser humano também sinto esta necessidade, então como não sou escritor, mas tenho uma vontade enorme de mostrar momentos da minha vida que foram engraçados ou não, escrevi estes fatos, contos ou sei lá o que. Sei que escrevi e espero ao menos que leiam e se gostarem ou não comentem com alguém, isso é muito importante para mim e toda população mundial.
Como nordestino a poesia e a literatura de cordel esta presente em mim e homenageando estes artistas mostro estes versos do poeta e cantador de viola Luis Campos como entrada destes escritos.

Toda pessoa no mundo
Que nasce e se cria
Alta, baixa, preta ou branca
Pobre, rica ou regular.
Passando dos trinta anos
Tem uma historia pra contar

Seja história de amor
De alegria ou tristeza
História de aventura
Outros contam de riqueza
Mas cada qual conta uma
Disto eu tenho certeza

Na decorrência do tempo
Eu descobri certamente
Que o tempo junta e separa
Dá e toma novamente
De qualquer maneira o tempo
Faz e o que quer com a gente.


BANHO COLETIVO

Casado e pais de duas filhas, procurei educa-las da melhor maneira possível seguindo as normas da psicologia que lá na frente vi ser grande besteira, em parte é claro.
Costumávamos tomar banhos todos juntos, eu, minha esposa e minha primeira filha. Tinha isso como coisa normal já que os livros incentivavam tal pratica. Certo dia na hora da janta minha esposa colocou na mesa pão e salsichas, daquelas Swift enlatadas bem pequenas, e quando foi servir a minha filha, na época com três anos de idade exclamou com admiração:
- Mãããããê a salsicha parece com a piroca de painho, né mãe.
NUNCA MAIS SEGUI A PSICOLOGIA DO BANHO COLETIVO.

A MENINA E O JUMENTO

Minha segunda filha sempre foi mais ouriçada, mais curiosa que a primeira. Ela com quatro anos estava brincando na calçada onde todos estavam sentados batendo papo, eram dez ou mais pessoas. De repente minha filha diz:
- Hei, olhem, o jumento ta cagando!!
Todo mundo virou e quando olhamos para ver o que era tinha um jumento parado e tava com o “troço” crescendo e começamos a rir.
Em seguida o jumento endureceu o “troço” e deu duas batidas na barriga, a menina em pé admirada gritou:
- EI, OLHEM AÍ, O COCÔ DO JUMENTO NÃO CAI NÃO.


O ENXERIMENTO

A minha sogra muito devota, era daquelas que tinha santo em toda parede da casa, uma puritana de carteirinha. Escandalizava-se com qualquer atitude diferente. A minha filha caçula mesmo com três anos aprontava alguma coisa constantemente.
Um dia minha sogra foi entrando no quarto e a menina estava mexendo na pimba do primo dela um menino também com três anos. Olhas arregalados ela chega na sala e quase chorando diz:
- Meu Deus!!! O mundo está perdido uma menina dessa idade já sabe fazer
“Enxerimento”.


RECADO APRESSADINHO

Nixon é sobrinho da minha esposa. Menino travesso, tudo que fazia era nas carreiras, vexado não demorava muito num lugar, só vivia na correria.
Certo dia sua prima pediu para dar um recado na casa da amiga dela e chamou Nixon para dar o recado.
-Nixon vá lá na casa de Daniele e diga a ela que mande o celular
Nixon na carreira chega lá, vai logo dizendo:
- EI COISINHA, BICHINHA DISSE QUE MANDASSE O NEGOCIO.

O PASSARINHO
Poucos meses de casado eu e minha esposa fomos morar num conjunto residencial que pouco era habitado. A casa pequena tinha apenas três cômodos.
Estava deitado no quarto quando ela falou:
- Pereira tem um PASSARINHO BEM GRANDE voando na sala
Fiquei curioso e pensei em pegar o passarinho para colocar numa gaiola. Levantei da rede apressado. Fui pensando em pegar o dito passarinho. Chagando na sala tive um baita susto. Não era um passarinho e sim um grande Morcego. Eu nunca tinha visto um tão grande.
- Querida, (fazia pouco meses de casado) isso é um morcego, não é “passarinho grande” não – disse às gargalhadas.

FARRA DOIDA
Ainda adolescente costumava sair para farrear. Começava a beber cedo e geralmente chegava de madrugada em casa. Morava com meus pais.
Um dia voltei da festa muito embriagado. Quando cheguei em casa eram três da madrugada, chamei para abrir a porta e ninguém ouviu. Chamei, chamei e nada. Pensei, não vou ficar aqui fora e dormir no chão não.
Bêbado como estava olhei de lado e vi a Kombi em que meu pai trabalhava estacionada em frente da casa. Não contei conversa, abri a porta da Kombi e fui lá para o ultimo banco de trás e deitei-me nele adormecendo.
Lá para as dez horas da manhã acordei atordoada com um barulho danado de pessoas falando, outras chorando e levantei a cabeça olhando de dentro da Kombi pela janela. Estavam papai, mamãe, minhas irmãs e muitas outras pessoas conhecidas. De dentro da kombi falei:
- Hei gente o que ta acontecendo, deixa de zoada porra .
Então gritaram EI OLHEM, TÁ ALI O SEM-VERGONHA.
Sem entender nada saí da kombi e todo mundo se dirigindo para cima de mim uns chorando ouros achando graça e eu sem entender nada.
O que aconteceu. Enquanto dormia no banco de trás papai rodou acidade toda atrás de mim em hospitais, delegacias, casas de amigos, em todo lugar e eu dormindo lá sem saber de nada.

3 comentários:

WILLIAM PEREIRA disse...

A FAZENDA
William Pereira da Silva
A procura de entender o que vivemos, quem somos, tudo isso que vemos, vivemos e sentimos geram em nossos pensamentos teorias das mais diversas.
Vendo o universo em fotos feitas pelo telescópio Hubble, o telescópio espacial Spitzer da Nasa, o telescópio Gemini Norte, nossa imaginação fica pequena diante da grandeza do Universo (Se é que tem grandeza), torna-se inimaginável conceber este universo dentro dos conhecimentos humanos. È algo de extraordinário, fantástico. São milhões de galáxias, estrelas, planetas e elementos jamais imaginados pela mente humana. O desconhecido aponta a nossa frente. Tudo o que pensamos sobre o universo passa a ser quase nada em termos de conhecimento do que realmente existe por lá. Buracos Negros, estrelas em duplicidade fazendo evoluções num vai e vem constante, nebulosas criando novas estrelas, galáxias se aproximam e afastam-se uma das outras. Grupos de galáxias viajam pelo Universo. Quasares, pulsares. Explosões de estrelas, explosões no encontro de galáxias gerando energias gigantescas, absurdas. Energias, elementos e matérias jamais imaginadas, não se têm a mínima noção do que são tais “coisas”.
Matéria, anti-materia, matéria escura, anti-partícula, espuma cósmicas, bóson, quark,, universo aberto, universo fechado, big bang, tudo não passa de adjetivos e mais adjetivos para o incompreensível. Procuramos acomodar em nossa mentes aquilo que vemos. É fácil dizer; olhe, ali esta a Lua, as estrelas, o céu, mas realmente o que é isso, como se formou, para que esta ali.
Nossa inteligência fica perturbada diante do todo. O Deus descrito na Bíblia fica pequeno diante do que esta por vir com as novas descobertas do infinito universo, do cosmo.
A terra não é absolutamente nada diante do universo incomensurável, o universo não precisa de nós, somos praticamente imperceptíveis, minúsculo, insignificantes, poeira cósmica.
Fica difícil acreditar que um DEUS criou o céu e a terra para satisfazer somente um desejo de criação e reserva um lugarzinho no universo chamado céu para nós. Como seria este céu? O que ficaríamos fazendo lá toda a eternidade? Louvando a Deus, comendo pão e mel, tornaríamos luz, energia? Seria um lugar onde esses espíritos energéticos ficariam circundando este DEUS? O céu seria todo o cosmo onde poderíamos por toda a eternidade viajar livremente para todos os lugares infiltrando-se em tudo quanto é matéria ou não matéria? Livres para vagar sem fim junto com as galáxias, as poeiras cósmica, as energias existentes no universo, podendo transforma-se em outros tipos de energias, formas, outras dimensões ou na pequenez de reproduzirmos numa versão melhor a terra lá no céu que Deus criou. O que Deus quer de nós? Somente a ética e a moralidade para vivermos como animais diferenciados dos outros com leis e normas para podermos ter uma convivência pacificas e harmoniosa enquanto chega à morte corporal? Por que estamos numa situação tão calamitosa e sofrida dentro de um universo tão rico e vasto de mundos e formas de vidas diversas. Vidas diversas no sentido de a energia em qualquer de suas formas e essência sejam vidas, matéria conhecida ou não. Tudo que move é energia, o universo é móvel. Tudo é energia.
Penso DEUS o próprio cosmo, universo, o todo, o tudo relacionando entre si, o ínfimo com o incomensurável. As galáxias, poeiras cósmicas, estrelas, planetas, matéria, não matéria, bóson, prótons, nêutrons, partículas, anti-partículas, satélites, cometas, todas as forças da natureza na terra, todos os elementos, o homem, o inseto, o átomo, tudo é DEUS. Estamos interligados de uma forma ou de outra com o cosmo, o universo. O ínfimo com o infinito grandioso. Tudo tem uma ligação em si.
Pensamos nas coisas grandiosas e infinitas, mas se tudo for bem analisado tudo vem do pequeno para o grande e do grande para o pequeno, do ínfimo para o universo e do universo para o ínfimo. De uma poeira cósmica onde nada existe forma a energia, a luz, as explosões, as estrelas e os planetas e seus minúsculos seres e depois de separados volta-se a unir-se para uma nova explosão numa situação de expande e encolhe, do grande para o pequeno e do pequeno para o grande. Tudo esta ligado de uma forma ou de outra. Uma galáxia a bilhões de anos luz tem a ver com nossa galáxia, tudo partiu de um ponto. O cosmo é um só. Se existir outros universos também fizeram parte desse em que vivemos em algum momento. Dimensões opostas formando uma só dimensão.

Pode-se imaginar a terra sendo uma fazenda da criação de Deus. Da mesma forma como foi criado o universo. Leis cósmicas determinantes e imutáveis gerando o paradoxal caos perfeito. Tudo é perfeito e matematicamente milimetrado e dentro disso tudo o caos e a ordem seguindo junto.
A terra apareceu da evolução do universo, das explosões das estrelas isto é, do caos e depois de anos luz conseguiu ficar na ordem da gravidade do sol em harmonia para desenvolver tudo que nela existe. Não há interferência de DEUS em nada, tudo evoluiu dentro das leis universais de caos e ordem, ordem e caos, dentro do próprio DEUS que é o tudo que existe.
A terra obedecendo às leis universais segue sua evolução até o dia da sua involução, da sua morte, de volta ao caos. Talvez quando a via Láctea encontrar-se com outra galáxia gerando o encontro das energias, acontecendo à gigantesca explosão ou quem sabe um simples pedaço de pedra cósmica chocando com a terra.
Nesta harmonia encontrada aconteceu no caos os elementos necessários à vida que evoluiu lentamente sem a interferência de nada, tudo na perfeita ordem do caos.
Evoluímos e chegamos onde estamos como seres vivos que formaremos outros seres vivos e junto com a terra evoluindo até o estagio final para voltar ao caos novamente.
Por que e para quê talvez não haja resposta. Temos de estar e viver, quem sabe existir dentro de nós um espírito para continuar evoluindo e seguindo junto ao universo na expansão, na manutenção de DEUS, já que somos matéria de DEUS, estamos dentro para fazer parte do universo e como espírito é a forma de evoluirmos juntos. Quem sabe? Pode ser. talvez.
Seria uma tremenda injustiça existir um Deus criador da terra e nela colocar seres para obedecer a leis mutáveis de acordo com intenção desse Deus. Escolher um local e um povo para ditar as normas e maneiras de viver da humanidade. Prefiro crer que tudo evolui dentro do caos e ordem, onde todos estão sujeitos às mesmas leis. Seria muito cruel da parte de um Deus deixar um ser morrer a mingua enquanto deixa outro viver na soberba. Cura uma criatura do câncer e a outro o câncer corroi seu corpo. Um sofre e outro sorri. Guerras, fome, pestes, terremotos, maremotos, calamidades, extermínios, pandemias. Deixa tudo acontecer e fica no céu escolhendo o momento certo para mandar alguém na terra para controlar o caos, possivelmente um filho seu, depois de milhões de anos de existência da terra.
Teria esse Deus a terra como uma fazenda sua onde seu rebanho será bem tratado se obedecer a suas ordens, seus desejos. Prefiro ver a terra como uma fazenda que o universo criou e segue as leis universais da evolução não deixando nada ou ninguém interferir, é a lei universal e pronto. Tudo segue dentro de uma justiça e livre arbítrio onde o homem tem de lutar contra a natureza adaptando-se a ela de acordo com as circunstâncias que ela cria. Todos estão sujeitos às mesmas leis. O caos e a ordem, a ordem e o caos.

WILLIAM PEREIRA disse...

MACALÉ DA EDUCAÇÃO

William Pereira da Silva

No programa os trapalhões na década de oitenta tinha um personagem com o nome de Macalé. Ele era um cara feio, desdentado, beiçudo, desarrumado, debochado, tinha como papel entrar em cena e dizer NOJENTO. Tudo o que ele fazia no programa era isso; entrar em cena olhar para a câmera, entortar a boca e dizer NOJENTO e saia de cena. Fez sucesso e chegou até a gravar um disco com uma musica em que o refrão tinha como ponto máximo a palavra NOJENTO (Fenômenos da televisão brasileira em particular a globo que de uma idiotice faz verdadeiros milagres de audiência).
Parece que na educação temos os nossos Macalés ou ainda as Macalés.
Esta semana vinha passando na calçada no centro da cidade e encontro dois professores discutindo assuntos referentes à educação e as escolas, o tema principal era a situação das escolas e a baixa qualidade da educação oferecida aos alunos. Um deles me perguntou sobre a CARTILHA DE COMBATE A CORRUPÇÃO NAS ESCOLAS e respondi que no próximo mês estaria pronta.
No auge da discussão um deles mais exaltado apelava argumentando que tudo esta acontecendo de ruim na educação é culpa dos professores, são eles que não querem trabalhar direito, não luta e jogou todo o peso da crise na classe dos professores.
Evidentemente que combati tal afirmação e apesar de não ser o local para tal fórum ainda tentei argumentar com o mesmo que ele estava equivocado. A questão da crise da educação é algo histórico e passa necessariamente pelo clientelismo político e o professor é mais uma das vitimas desse processo. Talvez os professores tenham alguma culpa como todo funcionário público ou a própria sociedade tem. O comodismo, a indiferença, o ceticismo, a falta de compromisso, o medo, a descrença, o estresse, o repudio, tudo isso e mais alguns fatores podem inibir e afastar os professores do foco da luta por uma educação melhor, mas jamais ter a culpa pelo que esta acontecendo.
O governo, as leis, as instituições que administram a educação, os recursos, os políticos, é isto tudo que rege a educação. Recebemos tudo pronto “lá de cima”. Até o ano passado quem indicava diretores das escolas, quem determinava para onde iriam as verbas, quem comandava a educação e as escolas eram os políticos. Todos sabem como funciona. Um deputado tem tantas escolas no seu comando, indicando diretores, interferindo no envio de recursos, protegendo apadrinhados políticos, ocasionando o total descumprimento das Leis de Diretrizes e Bases da Educação levando as escolas ao péssimo funcionamento e inclusive o fechamento de algumas. Os professores, os alunos, os servidores, todos passam a ser vitimas desse processo. Os professores não fazem leis, não indica diretores, nas determina recursos, não desviam as verbas. Podemos dizer que existem alguns professores, somente alguns professores privilegiados, apadrinhados de politiqueiros que passavam a ser diretores e vice-diretores das escolas. Estes sim têm culpa no cartório, porque seguiam fielmente a cartilha de seus chefes políticos. No governo atual exageraram nos desvios de verbas, na incompetência, na insensatez, no total desrespeito a leis que regem a educação e nos governos anteriores eram simples marionetes nas mãos do clientelismo político existente no Rio Grande do Norte. Vergonhosamente um dos poucos estados que ainda passam por este mal.
Os professores são lutadores, verdadeiros heróis em se manter neste sistema de ensino falido. Os professores por diversas vezes estiveram nas ruas, nas praças lutando pela melhoria na educação. Os professores em sua maioria vão para escola trabalhar, ensinar, mas chegam e encontram uma escola desestruturada, sem recursos didáticos suficientes, falta de profissionalismos gerados pela politicagem existentes, dirigentes incompetentes, ocasionando um clima de insatisfação trazendo um relacionamento ruim e levando muito deles aos estresses. Os professores em sua maioria são honestos, trabalhadores, lutadores, estudiosos, pesquisadores, dedicados. E afinal quem são os professores ruins? Se bem espreitares é aqueles que pegaram numa bandeirinha de algum candidato no intuito de adquirir benefícios próprios, angariar cargos em que trabalhem pouco, consigam desviar alguns recursos e verbas da educação para encher seus bolsos de dinheiro destinados às crianças e jovens pobres que tanto necessitam de uma educação de qualidade. São aqueles que de professores passaram a ser diretores ou vice e andam pelas ruas dizendo que a culpa é dos professores e que somos NOJENTOS. São esses os verdadeiros Macalés da educação.
Também temos algumas Macalés na Educação, são pessoas aparentemente bonitas, honestas, trabalhadoras, eficientes. Tudo isso não passa de fachadas e essas macalés vivem dizendo por aí que os Professores ou algum professor é NOJENTO porque esses denunciam, lutam, trabalham honestamente, cumprem o seu dever de cidadão ensinando os alunos como ser cidadão. Não vivem do nepotismo nem do apadrinhamento político, não se escondem atrás de santas e falsas orações eles são concursados, eficientes, tem fé, zelam pelo patrimônio publico e querem uma educação de qualidade para todos.
Quem sabe um dia essas pessoas nos seus sonhos recebam o espírito do verdadeiro Macalé e escutem bem o que ele tem para dizer a vocês.

WILLIAM PEREIRA disse...

NEUROBICA

WILLIAM PEREIRA DA SILVA

Quando li pela primeira vez a palavra NEURÓBICA associei logo com Neurônios e Aeróbica. Creio ter sido a facilidade por ter estudado o sistema nervoso e viver ouvindo as palavras Neurônios e Aeróbica nas atividades de Educação Física. NEUROTICA é um termo novo criado para definir no meu entender os exercícios mentais associando aos exercícios físicos, porém ele vai muito mais além e é um termo que abrange atividades bastante amplas para os indivíduos em geral.
A palavra NEURÓBICA foi criada por Katz e Rubin (2000), é uma alusão deliberada ao exercício MENTAL. Afirmam esses autores que a NEURÓBICA é muito diferente de outros tipos de exercício cerebral, que em geral envolvem quebra-cabeças, palavras cruzadas, exercícios de memória e várias espécies de testes. Em vez disso, os exercícios da NEURÓBICA usam os cinco sentidos de novas maneiras, a fim de aumentar o impulso natural do cérebro para formar associações entre diferentes tipos de informações.
Assim como as formas ideais de exercício físico enfatizam o uso de muitos grupos musculares diferentes para aumentar a coordenação e flexibilidade, os exercícios cerebrais ideais envolvem a ativação de muitas áreas diferentes do cérebro, de novas maneiras, para ampliar o alcance da ação mental. Por exemplo, um exercício como a natação torna o corpo mais apto em geral, capaz de fazer qualquer exercício. Da mesma forma, a neuróbica – e lembre-se que o xadrez é um exercício neuróbico – torna o cérebro mais ágil e flexível. Assim, pode-se assumir qualquer desafio mental, seja de memória, desempenho de tarefa ou criatividade. Isso acontece porque a neuróbica usa um método baseado na maneira como o cérebro funciona, não apenas em como fazer o cérebro funcionar.
Para todos entender melhor o que vem a ser AS ATIVIDADES NEUROBICAS veja a relação de alguns exercícios neuróbicos dos muitos que existem:
Em seu livro, Katz e Rubin (2000) listam 83 exercícios neuróbicos, dos quais alguns são aqui citados como exemplo:
 Mude a associação olfativa pela manhã com alguma coisa diferente do café fresco, durante uma semana: baunilha, limão, hortelã ou alecrim.
 No chuveiro, feche os olhos e encontre os objetos necessários pelo tato.
 Escove os dentes com a outra mão.
 Leia em voz alta com o parceiro. Alternem os papéis de leitor e ouvinte.
 Siga por um percurso diferente para o trabalho (procurando captar sons, odores, cores, formas).
 Use odores para formar uma associação específica com um lugar.
 Use uma essência aromática de seu gosto e ouça ao mesmo tempo uma canção predileta.
 Em sua sala de trabalho, mude as coisas de lugar para reativar as redes de aprendizado espacial. Lembre-se de que a rotina embota o cérebro (grifo nosso).
 Ponha filtros ópticos de cores diferentes na lâmpada de sua mesa.
 Associe aromas às tarefas.
 Aprenda Braille.
 Jogue xadrez (grifo nosso). (Aqui os autores relatam o caso de um escritório onde foi colocado um tabuleiro de xadrez ao lado do bebedouro. Qualquer empregado, durante uma pausa, podia ir até o tabuleiro, avaliar a situação e fazer um movimento. Era um jogo permanente, sem jogadores conhecidos, sem vencedores ou ganhadores).
 Visite uma feira-livre.
 Faça das refeições um acontecimento social (sem rádio, nem TV, com todos assentados à mesa, talvez antecedidas por uma oração).
 Troque de lugar nas refeições.
 Uma vez por mês, experimente pratos que sejam uma total novidade para você.
 Conheça novos lugares, novos rostos.
 Aprenda a linguagem dos sinais.
 Inicie um novo hobby (pesca, aeromodelismo, computador, instrumento musical, prancha de windsurf, etc.)
 Cultive um jardim.
 Seja criativo, participando de uma oficina de criação (redação, pintura, fotografia, escultura, música, arte dramática, arqueologia, etc.) ou de centro esportivo (tênis, natação, golfe, mergulho submarino, basquete, futebol, montanhismo, etc.) ou faça uma curso de culinária.
Percebe que estes exercícios visam estimular e criar novas redes de conhecimentos dentro do cérebro evitando o comodismo que é acostumado a impor a nossas ações. É a busca do novo, a ampliação das ações corporais sensitivas, táteis, auditivas, gustativa e visual melhorando consideravelmente nosso estilo de vida e nossos pensamentos juntamente com as atividades físicas.
Fonte de pesquisa;
XADREZ: EXERCÍCIO NEURÓBICO E UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA – Monografia apresentada à Escola Superior de Educação Física de Muzambinho – MG pelo aluno Vinicius Vignoli como requisito à obtenção do título de Licenciatura Plena em educação Física tendo como orientador Professor Ms. Marcos Navarro Milliozzi.