segunda-feira, setembro 25, 2006

COLHEITAS DAS VERDADES - KARL MARX

KARL MARX
A escravatura e servidão têm existido em conformidade com a índole da produção e tem desaparecido quando o grau de desenvolvimento desta torna mais útil o trabalho do homem livre que a do escravo ou do servo; a justiça e a fraternidade não interveio em nada nesta desaparição.Qualquer que seja o valor subjetivo da moral, do progresso e outros grandes princípios do pensamento, esta bela fraseologia não influi para nada nas flutuações das sociedades humanas; só por si é impotente para efetuar a menor mudança.As evoluções sociais lhe determinam outras considerações menos sentimentais. As suas causas encontram-se: na estrutura econômica, no modo de produção e da troca, que preside à distribuição das riquezas, e, por conseguinte, à formação das classes e a hierarquia. Quando as evoluções se efetuam, não é porque obedeçam a um ideal elevado de justiça, mas sim porque se ajustam à ordem econômica do momento.
***
A religião não é outra coisa senão o refluxo das forças sociais na mente, as últimas forças externas cuja maneira de se fazer crer ao homem que dimanam de uma força superior.
***
A religião é um expediente utilíssimo para todo governo de classe.
***
A prostituição consiste na subordinação das relações sexuais a considerações econômicas; e de qualquer modo que se considere, a mulher é hoje manceba do homem. As que não acham um marido encarregado para satisfazer a todas as despesas, vende-se temporariamente para viver; casadas ou não, em geral vivem do homem para o homem.
***
Os que empregam a força não podem ser vencidos senão pela força.
***
Para que uma teoria seja aplicável, por legitima que pareça, é preciso que o seu fundamento se encontre nos fatos antes que no cérebro.
***
As mais generosas reinvidicações formuladas pela razão pura não podem suprir os resultados da experiência.
***
Os mais virtuosos protestos em nada modificarão o costume da prostituição do corpo pelo dinheiro, o qual se praticará até que a mulher seja emancipada economicamente. Não estando então dominadas as relações sexuais por móvel estranho o seu fim natural, serão relações essencialmente privada, e se vasarão unicamente no que as torna dignas, no amor, no desejo mútuo, e serão tão mutáveis como o desejo que as provoque.
***
Todos os progressos humanos, todas as transformações sociais e políticas da nossa espécie têm sido obra da força.
***
A utilidade do matrimônio, que é uma escritura de propriedade, um contrato mercantil, antes de ser uma união de duas pessoas, deriva da estrutura econômica de uma sociedade baseada na apropriação individual.
***
O matrimônio no seu conjunto, não é mais do que a prostituição (moralizada) em presença da autoridade.
***
O capital veio ao mundo suando sangue e lama por todos os poros.
***
A acumulação de riquezas por um lado significa acumulação igual de pobreza, de sofrimento, de ignorância, de embrutecimento, de degradação física e moral, e de escravidão por outro, ou seja, do lado da classe que produz o próprio capital, o trabalhador.
***
A mulher é hoje quase exclusivamente um animal de luxo ou uma besta de carga. Mantida pelo homem quando não trabalha, está ainda obrigado a sê-lo - ainda que se mate trabalhando.
***
O homem deve duvidar de tudo
***
Sob o ponto de vista religioso há simplesmente projeção de fenômenos naturais por fora e por cima do mundo real.
***
Os costumes são as relações que os interesses em contacto estabelecem entre os homens. Até hoje só se tem presenciado interesses antagônicos, tendo-se sacrificado sempre uns pela prosperidade de outros.
***
A produção das idéias, de representação e da consciência, está em primeiro lugar, direta e intimamente ligada à atividade material dos homens; é a linguagem da vida real.
***
A vida social é essencialmente prática, todos os mistérios que desviam a teoria para o misticismo encontram real solução racional na prática humana e na compreeensão dessas prática.
***
A história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes.
***
A sociedade dividi-se cada vez mais em dois vastos campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o proletariado.
***
Para modificar o homem e as suas instituições é necessário primeiro modificar meio econômico que as produz.
***

COLHEITA DAS VERDADES são frases e parágrafos que o professor William Pereira retirou de vários livros. Verdades escritas que ecoam durante séculos permanecendo imutáveis. Muitas destas citações serviram para minhas meditações, reflexões e ajuda em momentos dificeis. Cervantes, Rosseau, Karl Marx, Maquiavel, Voltaire e outros autores universais com suas mentes brilhantes. Veja COLHEITA DAS VERDADES completa em:

Nenhum comentário: