Troque o carro por uma bici-táxi
FONTE: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/155211_post.shtmlAdotar práticas sustentáveis na nossa própria casa ou no ambiente de trabalho é fácil – e ainda assim tem gente que não faz! Mas e quando estamos longe de casa, visitando um país distante, por exemplo? A sustentabilidade deve entrar de férias junto com a gente?
Lógico que não! Já diz o ditado que turista bom é aquele que não deixa nada além de pegadas nos lugares que visitou, nem mesmo os gases poluentes que são lançados no ar durante os longos e famosos "city tours". Como fazer, então, para se locomover? Em Amsterdã, na Holanda, existe uma opção muito mais sustentável pra isso: bici-táxis.
São bicicletas, que mais parecem pequenos carros em formato ovalado (veja na foto!), adaptadas para dois ou, no máximo, três passageiros e um motorista – com pernas fortes, de preferência! Isso porque, diferente dos táxis comuns, a bici-táxi funciona na base da pedalada mesmo.
A ideia foi adotada em vários outros lugares do mundo, como Londres, Nova Iork, Tókio e Berlim. Mas vale lembrar que, diferente de São Paulo, por exemplo, essas cidades oferecem muito mais infraestrutura aos ciclistas.
É uma pena, porque o passeio, além de ser ecologicamente correto, parece divertido. O único que não deve ficar muito contente com a brincadeira é o motorista, quando o passageiro estiver um pouco acima do peso!
Dica e foto de Maurício Ajzemberg
Notícias direto do New York Times, gols do Lance, videocassetadas e muitos outros vídeos no MSN Videos! Confira já!
Nenhum comentário:
Postar um comentário