terça-feira, março 23, 2010

InterNey.Net

InterNey.Net

Link to InterNey.Net

Como ressuscitar um blog em 5 passos

Posted: 22 Mar 2010 07:30 AM PDT

1. Reconheça que seu blog morreu

Faz muito tempo que não posto aqui, vale salientar que não considero o último texto como algo que eu efetivamente chamaria de post, a última vez que eu pensei em um assunto com o objetivo de escrever algo foi em agosto de 2009 (Políticos e Mídias Sociais: o que vem pela frente?). Desde então eu tenho usado o blog como mural de recados para divulgar eventos e promoções.

2. Mostre seu arrependimento

Escrever sempre foi uma parte importante da minha vida, deixando de lado tudo que a gente escreve por obrigação na escola, desde os 13 anos escrevia códigos de computador e poemas, aos 16 comecei a escrever manuais para treinamentos, aos 21 comecei um site pessoal e aos 25 comecei um blog, se não houvesse internet provavelmente eu já teria escrito um livro, ainda penso em fazê-lo, mas não creio que seja hora, e enquanto ela não chega tenho sentido muita falta de escrever novamente nesse blog.

3. Explique que você não sumiu completamente, crie esperança no seu leitor de que você pode voltar de verdade

Tenho lido muito e escrito pouco, quem acompanha meu perfil no twitter, meu Google Reader e meu Formspring percebe que não morri, mas como costumo dizer, quem é vivo sempre desaparece.

4. Deixe claro quais são os seus planos para a volta

Por conta do trabalho na Polvora! Comunicação tenho estudado uma série de canais sociais com mais afinco e dedicação, e esses estudos tem me rendido convites para uma série de palestras e cursos. Entretanto numa palestra ou curso não dá pra fazer uma imersão tão grande em cada uma das ferramentas, exceto se ela fosse o assunto principal da palestra ou curso, coisa que não acontece.

Minha idéia é começar a organizar esse conhecimento em uma nova série de posts aqui, não me faltam idéias para postar, mas percebi que se eu não tiver um objetivo claro do que quero fazer nesse blog vou sempre arranjar desculpas para deixá-lo de lado. Meu papel nunca foi o de ser o primeiro a falar de uma ferramenta, mas sempre procurei me aprofundar e explorar novos usos, e são esses usos que quero compartilhar aqui.

5. Envolva o seu leitor nesse retorno

Dentre as ferramentas que estou utilizando no trabalho, selecionei 7 que utilizo também pessoalmente. Essa combinação garante que vou achar interessante e divertido pesquisar sobre o assunto, de forma que esse retorno ao blog não vire uma obrigação mas algo que resgate a escrita por prazer.

Para decidir a prioridade e ordem dos posts gostaria de contar com sua colaboração: Vote nessa enquete que acabei de criar no twtpoll.

As ferramentas disponíveis são: Twitter (o post O que é Twitter? precisa de uma atualização), Facebook, Last.fm, Formspring, Linkedin, Google Reader e Foursquare. Pretendo fazer uma abordagem tanto do uso pessoal quanto do profissional, sintam-se à vontade para me adicionar em cada uma delas e me enviar suas dúvidas e perguntas.

O primeiro post sai ainda essa semana, até quarta-feira (24/3).

Posts similares:
FAQ InterNey no IG
O trabalho de casting em mídias sociais
Meus textos por eu mesmo


Nenhum comentário: