quarta-feira, setembro 22, 2010

TRANSPARÊNCIA BRASIL


Trinta e três deputados federais candidatos têm altos índices de faltas na atual legislatura

Parlamentares que disputam as eleições de outubro faltaram a mais de metade das reuniões de comissão e a mais de 25% das sessões plenárias desde fevereiro de 2007

Dados do projeto Excelências da Transparência Brasil indicam que 58 dos 513 deputados federais brasileiros faltaram a mais de 25% das sessões plenárias e 114 deixaram de comparecer a mais da metade das reuniões das comissões temáticas. Estão simultaneamente nos dois conjuntos de faltosos nada menos do que 36 deputados federais. Desse grupo, 33 são candidatos nas eleições de outubro de 2010: trinta buscam a reeleição; um quer uma cadeira no Senado; um concorre a governador; e o outro é candidato a vice-presidente da República.
No recorte por Unidade da Federação, os 36 deputados federais com faltas excessivas representam dezessete estados diferentes, com destaque para Amazonas e Maranhão, que têm as bancadas mais faltosas, proporcionalmente. Em terceiro aparecem empatadas seis bancadas: Paraná, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Acre e Roraima. Considerando-se os três estados de maior Produto Interno Bruto e população — São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais —, a bancada paulista é a que reúne a maior proporção de faltosos.
Por partido, a bancada mais faltosa é a do PPS. Completam a lista das cinco bancadas partidárias mais faltosas PRB, PSC, PSB e PP. Entre os quatro maiores partidos da Câmara dos Deputados, o DEM tem a bancada mais faltosa. Em seguida aparecem PSDB, PMDB e PT.
O relatório completo pode ser acessado aqui.

Contacto: 11 3062 3436
Fabiano Angélico (coordenador de projetos)
Acompanhe o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal no projeto Meritíssimos. Quem mais demora e quem é mais eficiente na resolução de processos, quem tem os melhores indicadores. Pela primeira vez, a percepção de lentidão do Judiciário é explicada com mensurações objetivas. Aqui.
Consulte sempre o projeto Excelências, que traz informações aprofundadas sobre os 2.368 integrantes de todas as principais Casas legislativas brasileiras: processos na Justiça, doações eleitorais, como gastam o dinheiro que recebem e muito mais. Aqui.
Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em jornais e revistas de todo o país. Aqui.
Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições. Aqui.
Acompanhe a Transparência Brasil no Twitter. Aqui.
Transparência Brasil.

Nenhum comentário: