Dinheirama.com - Artigos do dia |
A China sob a ótica das oportunidades de negócio Posted: 25 Jul 2012 02:51 PM PDT Por Katherine Guimarães, sócia diretora da BR Insight Soluções Internacionais e articulista colaboradora da Plataforma Brasil Editorial. Olá comparativo leitor, tudo bem? Cá estamos, novamente, seguindo nossa missão de vida, a missão de sermos curiosos e nos questionar sobre tudo. Já é natural, acontece o tempo todo. Aproveite que você parou para ler este texto, dê uma olhada ao redor e repare em cada objeto sobre a sua mesa, sala, quarto, ou onde estiver. Sem te conhecer, posso lhe dizer com certeza que 8 entre 10 objetos carregam um DNA "Made in China". Se for realmente procurar, terá uma surpresa e perceberá que a invasão chinesa superou as bugigangas e invadiu até o mais tecnológico eletrônico – e caminha para se tornar onipresente em qualquer situação do nosso dia a dia. O “Made in China” é pra valer! Acredite ou não, a China vende hoje ao Brasil 6,2 mil dos 7,2 mil tipos de produtos, serviços e matérias-primas consumidos pelos brasileiros. De 2009 a 2011, essa diversidade cresceu 8%, aproximando-se do patamar alcançado pelos Estados Unidos, nosso principal fornecedor internacional e de quem compramos 6,8 mil variedades. Aliando o natural tino dos chineses para negócios à inesgotável busca do mundo por preços mais baixos, a nação oriental ainda encontra mercados inexplorados – e não hesita em prontamente marcar seu território assim que tem a oportunidade. As últimas novidades chinesas a serem encontradas no Brasil são bíblias, livros didáticos, portas para casa, tablets, placas para captação de energia solar, dezenas de tipos de peixes, roupas estampadas com lâmpadas de LED e diversos produtos químicos utilizados por fábricas na produção. O pandeiro brasileiro é chinês Então nos perguntamos: e nossa cultura? E nossa produção nacional? E nosso artesanato local? Será que a tendência é mesmo colocar a indústria do mundo na China? Não tenho respostas, mas tenho uma certeza: o consumidor está preocupado com o preço e a qualidade, não com a origem. Este quadro pode ser preocupante, mas também pode lhe dar um alento de esperanças. Olhar o comércio internacional pode ser um diferencial competitivo para o seu negócio. Com o comércio internacional cada vez mais acessível, a importação e/ou terceirização de parte da produção pode ser uma realidade para sua empresa também. Friso apenas que é necessário que escolha seus parceiros na China com cuidado. Visite-os, estabeleça vínculos e de fato tenha alguma empresa lá para acompanhar seus negócios. Garanto-lhe, você pode encontrar produtos de qualidade e que ainda chegarão, dotados de preços competitivos, aumentando seus lucros e diminuindo custos. Bons negócios! Obrigada e até a próxima. Foto de sxc.hu. ------Este artigo foi escrito por Plataforma Brasil. A Plataforma Brasil Editorial atua como uma agência independente na produção de conteúdo e informação. Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama. A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama |
You are subscribed to email updates from Dinheirama - Economia, Investimentos e Educação Financeira ao alcance de todos To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário