Como foram as últimas semanas? Começo a mensagem de hoje agradecendo e compartilhando outro importante passo de nossa equipe. Depois de muitas sugestões de leitores, foi lançada a
App Dinheirama para
iPhone, iPad e
iPod (iOS em geral), totalmente gratuita e que tem todo nosso conteúdo (artigos, resenhas, podcasts, videos e simuladores/calculadoras).
Clique aqui para conhecê-la e instalá-la em seu smartphone. Outras versões (como Android) estarão disponíveis em breve.
Hoje vou retomar nosso contato com os principais erros dos investidores iniciantes. Esses dias, ao conversar com alguns jovens, percebi o quanto a maioria deles se sentia insegura em relação ao importante passo de investir. A conversa ficou muito tempo focada nas diversas alternativas de investimento e na insistente pergunta "qual é o melhor investimento?".
Erro 4. Ficar paralisado diante do excesso de informações.
A situação se repete em muitos lares: brasileiros cada vez mais interessados no tema "investimentos", lendo mais, buscando informações na Internet e com seus gerentes. Isso é ótimo, mas em muitos casos também tem trazido angústia e ansiedade. Diante de tantas opções de investimento, a sensação de desamparo e a aparente complicação paralisam a tomada de decisões.
Aprendemos mais sobre dinheiro, mas colocamos pouco em prática do que realmente julgamos relevante. Investir pressupõe poupar e estipular metas de investimento mensais, além de respeitar o orçamento doméstico. Adianta saber muito sobre onde e como investir e nunca começar? Adianta ficar sempre naquela desculpa tipo "quando entrar uma grana extra ou sobrar um pouco eu vou começar"? Pois é, as coisas vão se arrastando e nada acontece.
O que fazer?
Concentre-se inicialmente nas tarefas óbvias e necessárias, como o planejamento financeiro familiar, a adaptação do padrão de vida a níveis coerentes e ao hábito de guardar parte de suas receitas. Se você acredita que o melhor investimento é a bolsa de valores, mas não tem a grana que gostaria ainda para aplicar lá, comece a guardar pequenos valores na caderneta de poupança e vá juntando até conseguir o montante desejado.
Portanto, coloque-se diante dos seus anseios de forma mais pragmática e prática. Para acumular patrimônio é preciso aprender a acumular. E tudo começa com pequenos valores, que mais importante que a soma que farão no futuro, trarão para seu dia-a-dia o hábito de reservar dinheiro para objetivos e sonhos.
Então vamos mudar o quadro apresentado: ao invés de ficar discutindo e querendo ter sempre a última palavra em relação ao melhor investimento, simplesmente comece a investir. Aceite que o melhor investimento é guardar dinheiro! Isso tornará as coisas mais fáceis e só então tornará a conversa sobre alternativas de poupança necessária e com algum sentido.
Se prefere uma visão resumida de tudo que falei, ai vai: entre esperar a hora certa para começar (a investir, economizar ou o que quer que seja) e simplesmente começar com o possível, a segunda opção sempre contribuirá para um legado maior e melhor aproveitado. A jornada precisa ser vencida com esforço constante, não apenas com tacadas brilhantes.
Quero aproveitar para agradecer a você, caro leitor, que muito nos prestigia e sempre faz questão de enviar suas críticas e sugestões para levarmos a educação financeira cada vez mais longe e de forma mais inteligente. O lançamento do Dinheirama Online (acesse
www.dinheiramaonline.com.br para conhecer) está sendo um sucesso! Já são mais de 3000 usuários registrados.
Que tal espalharmos nossa opinião também no Twitter? Siga-me por lá e deixe seu comentário:
@Navarro.
Mais uma vez, obrigado! Grande abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário