sábado, maio 23, 2009

Democratizando a Comunicação nº 214 (Anexo: Quantas Vezes).



--- Em sáb, 23/5/09, Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com> escreveu:

De: Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 214 (Anexo: Quantas Vezes).
Para:
Data: Sábado, 23 de Maio de 2009, 0:01

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 214 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 23 de maio de 2009 (atualizado às 06h).

Estimados(as) Amigos(as):

Concluída a editoração desta coluna, recebo e-mail do amigo Mário Ilo, sem mais detalhes, comunicando o falecimento do Companheiro Edivan Pinto (PT e ligado aos movimentos sociais) na tarde de ontem. Ainda fiz duas ligações para colher informações sobre, mas, sem êxito. Nossos votos de pesar aos familiares do EDIVAN PINTO.

SINAI 20 ANOSNatal - O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai), convida todos os seus filiados da base para a comemoração dos 20 anos da entidade, que será realizada hoje (23), a partir das 11h, no Sesi Clube (em frente a CEASA). O SINAI foi fundado em 29/05/1989.

O RESTAURANTE DA ADUERN está com nova administração passou a abrir aos sábados desde 16/05. Dessa forma, o bar, que já abria nos domingos, irá funcionar durante todo o final de semana das 9h às 16 horas. "O restaurante está funcionando agora com um cardápio variado de modo a agradar a todos os gostos. A grande novidade são as guloseimas para as crianças". Afirma Talita Lucena – Ass. de Comunicação.

DEMOCRATIZANDO O CINEMAO CINESESC/Mossoró exibirá duas sessões, amanhã: às 12h "Turma da Mônica" (infantil), e às 14h "Em Nome do Rei" (ação). Na segunda-feira (25) o drama "Conspiração" às 19h. É imprescindível destacar que as sessões são gratuitas, basta apresentar a carteira do SESC atualizada para poder participar do cinema. Mais informações. Rua Dr. João Marcelino, s/n, Nova Betânia. CEP: 59611-200. Mossoró. Telefone: 3316-3665 / Fax: 3321-1688.

BRONCA DO LEITOR (52)Olá, boa tarde capitão Hermes. Deparei-me em sua coluna de notícia/blog do Hermes (edição 212), etc, com a notícia sobre matéria que macula a justiça, por atos incompatíveis praticados por membros do poder judiciário. É profundamente lamentável. Nos que atuamos no sindicato constatamos que processos nossos se arrastam por longos períodos, muitas vezes por conta da ausência do juiz nas secções de julgamentos, além do que, em outros casos os processos não andam por falta de estrutura do poder judiciário. É preciso difundir isso, para que a sociedade saiba que a justiça nem sempre se faz merecedora do crédito que carrega, da sociedade. São funcionários públicos bem remunerados e que não levam em conta que muitos dos que a eles recorrem, se quer tem o que comer todos os dias e, muitos não têm onde morar. Uma sociedade só será justa se for democrática, exigir dos que cumprem funções públicas, lisura e respeito no cumprimento de seus deveres e, em nenhum caso deixar que seus membros passem fome ou privações. Portanto, é com profunda dor, tristeza e envergonhado que li a notícia de sua coluna, embora não seja propriamente uma novidade para mim. Grande abraço, bom dia/boa tarde. Santino Arruda – Pte. do SINAI.

FIQUE SABENDO... "Anotações para a História de Mossoró". Por Geraldo Maia do Nascimento, escritor e funcionário da Petrobras. (Fonte: www.blogdogemaia.com).

No início, era apenas a capela e algumas casas que formavam a quadra da rua, como nos informa os nossos primeiros cronistas. Henry Koster, um aventureiro inglês que por aqui passou em 7 de dezembro de 1810, descreve o povoado dizendo constar de "200 ou 300 habitantes, edificado num quadrângulo, tendo uma igreja e casas pequenas e baixas".

Existiam apenas quatro ruas, que Francisco Fausto de Souza, nosso primeiro historiador, identificou como sendo: Rua do Desterro, que era a que ficava ao lado direito da capela, tendo em vista a frente da mesma voltada para o centro do quadro; Rua do Cotovelo que correspondia a atual parte da frente do Banco do Brasil, correndo, portanto, ao lado esquerdo da capela, para quem estivesse olhando para frente do quadro; Rua Domingos da Costa, que era a que ficava por detrás da capela e a Rua Padre Longino, que correspondia ao prolongamento atual da Rua 30 de setembro. No centro do quadro, surgiu a nossa primeira praça.

Era a Praça da Matriz, atual Praça Vigário Antônio Joaquim, que ocupa todo o largo do velho quadro da capela, numa área de aproximadamente 2.100m². Esta praça é marco de grandes concentrações culturais e religiosas, principalmente durante os festejos de Santa Luzia, quando a praça é totalmente tomada pelo povo.

O povoado cresceu, tornou-se vila e depois cidade, e as casas se multiplicaram, fazendo surgir outras praças. A Praça da Redenção, que Raimundo Nonato nos informar ser a antiga Praça da Independência, que teria perdido esse nome depois do feito da abolição em Mossoró foi, ao que se sabe, a Segunda praça da cidade. No início, era ponto de tradição comercial, pois daí se expandiu às primeiras grandes firmas comerciais, principalmente as dos capitalistas estrangeiros.

Essa praça serviu de palco a acontecimentos importantes, que culminaram com o feito histórico da abolição dos escravos, realizada a 30 de setembro de 1883. Atualmente sua denominação é "Praça da Redenção Dorian Jorge Freire", em homenagem póstuma ao grande jornalista mossoroense.

Outras praças vão surgindo como a Praça da Ibueira, depois chamada de Praça Coração de Jesus. A dita praça ficava pelos fundos da atual Coração de Jesus, em terreno onde o comerciante Miguel Faustino do Monte mandou construir um convento, ligado à igreja, para os homens que fariam à adoração noturna ao Santíssimo Sacramento, atendendo ao desejo do então Bispo Diocesano D. Jaime de Barros Câmara. Tinha a Praça Pedro Velho, que era o antigo Paço Municipal (Praça da Cadeia), hoje Praça Antônio Gomes.

Tinha a Praça São Vicente, que era um local amplo, de frente para a igreja. Depois, pessoas importantes tiveram autorização da Prefeitura para construir casas na praça. E a praça acabou... Tinha ainda a Praça Redonda ou Praça do Poço, construída na chamada "cidade nova", ao lado sul da "Vila Justa", hoje Palácio Episcopal, residência do Bispo Diocesano. Nela foram construídas duas caixas dágua, ainda hoje existente.

Praça Bento Praxedes, mais conhecida como "Praça do Codó". No começo era só um quadro coberto de um cerrado de pereiros. De início, foi denominada de Padre Antônio Joaquim, conforme registrado numa planta da cidade. Depois Bento Praxedes, em homenagem a um cidadão que prestou relevantes serviços à cidade, tendo nela publicado um jornal por mais de 10 anos consecutivos.

Em 10 de janeiro de 1904, por proposta do intendente (vereador) Francisco Tavares Cavalcanti a Câmara Municipal, por unanimidade, passa a denominar Praça dos Fernandes o antigo logradouro que tinha o nome de Barão de Ibiapaba, antes também chamada Praça Chico Tertuliano e Praça da República e desde 1953 denominada Praça Rafael Fernandes.

Muitas outras praças surgiram na cidade, tornando mais alegre e agradável a vida dos habitantes da terra de Santa Luzia do Mossoró.

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Portalegre/RN está oferecendo 76 (setenta e seis) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrição aberta até o dia 25 de maio/2009, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL – A Marinha do Brasil está oferecendo 29 (vinte e nove) VAGAS para Curso Formação Sargentos Músicos, inscrições até o dia 29 de maio/2009, escolaridade exigida: 2º grau. Salários até R$ 2.300,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

ü      Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias - 143°, Semana 21ª e Término - 222 dias.

ü     "Caros irmãos Escoteiros do RN, o escotismo foi divulgado (edição 208) pelo colega Hermes/Datanorte-Cohab, pela passagem do nosso dia 23 de abril. Nossos agradecimentos ao companheiro sindicalista Hermes Oliveira, sempre alerta para servir. Ronaldo Santos da Cruz – Pte. do Grupo Escoteiro Nossa Senhora das Neves 35/RN". – Não há de que prezado Ronaldo.

ü  Nossos/as leitores/ras: Adna Duarte / UERN, Adriana Morais / O Mossoroense, Aione Sousa / Profª. UERN, Aline Linhares / Fm 105, Conceição Gonçalves, Concita Alves, Tica Soares / G. Oeste, Túlio Ratto / Papangu, Wilson Carvalho / Emater e Wilson Faria / Sindsaúde.

ü      Há 148 (23/05/1861) foi criada a comarca de Mossoró, pela Lei nº499.

**********PANO RÁPIDO**********

v      Memória: Na edição no 073/2008 (de 20 de maio), relatamos os seguintes temas: DSR, Maio 68 – Maio 2008: Rupturas e Continuidade, Rodovia Mossoró/Baraúna, Aposentados e Pensionistas. FIQUE SABENDO: Professores Ganham na Justiça Direito a DSR.

v      LONGE - Entidades representativas como Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) não prestigiaram a programação pelos cinco anos da Justiça Federal. Sequer um representante apareceu por lá. Não causa estranheza. É o normal. Fosse alguma promoção forrozeira da prefeitura, certamente seria outra a postura. FONTE: Jornal de Fato, Coluna César Santos, 17/05/2009;

v      CAMPANHA – Ao setor competente a Prefeitura de Mossoró, vai aqui à sugestão para a próxima campanha do Imposto Predial Territorial Urbano, ano-base 2010: "Pague seu IPTU em dia e concorra/ganhe um buraco na rua de sua preferência". Quem sabe assim o cidadão mossoroense vai pagar em dia a obrigação fiscal. FONTE: Jornal Gazeta do Oeste, Coluna Raio X – Ciro Ney, em 16/05/2009;

v      Hoje é Dia da Juventude Constitucionalista, Dia do Soldado Constitucionalista (em S. Paulo) e Dia Internacional das Comunicações Sociais. Amanhã (24) é Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo e Dia do Detento.

"Quem canta...

Eu voltei! / Agora prá ficar / Porque aqui! / Aqui é o meu lugar/ Eu voltei! / Pr'as coisas que eu deixei / Eu voltei!... . ("O Portão" – Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Canta: R. Carlos).

os males espanta"

DEDICO esta edição aos constitucionalistas, aos datilógrafos e detentos. E aos/as leitores/ras pelo nosso retorno virtual.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: