quarta-feira, maio 27, 2009

Democratizando a Comunicação nº 215 (Anexo: A Porta ao Lado).



--- Em Quart, 27/5/09, Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com> escreveu:

De: Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 215 (Anexo: A Porta ao Lado).
Para: REVISTA VIRTUAL
Data: Quarta-feira, 27 de Maio de 2009, 12:18

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 215 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, terça-feira, 26 de maio de 2009 (atualizado às 12h).

Estimados(as) Amigos(as):

Nestes tempos aquisição e renovação das Carteiras de Estudantes, é bom que as entidades escolares públicas, e principalmente as particulares, redobrem os cuidados para carimbar o Formulário Requerimento do aluno. Ouvi uma pessoa comentar que na UnP qualquer pessoa poderá conseguir o tal carimbo, devido a grande movimentação interna, sem a faculdade identificar quem é aluno/a ou não. Fica o alerta..., boa leitura!

VIGÍLIAAposentados e pensionistas contra o veto presidencial a reajuste. Cerca de 3 mil aposentados e pensionistas se manifestaram, nesta segunda (25), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), para solicitar que senadores e deputados derrubem o veto presidencial ao projeto que estende o mesmo reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo aos benefícios de aposentados e pensionistas. O veto foi dado a uma emenda, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), e tem de ser analisado em sessão conjunta entre o Senado e a Câmara.

"Estamos buscando o reajuste único para todos e a recuperação das aposentadorias. Isso não é pedir demais, é simplesmente o cumprimento dos nossos direitos", afirmou o presidente da Associação dos Aposentados do DF e Entorno, João Florêncio Pimenta.

Aposentados de todo o país devem permanecer em vigília até a próxima terça (26), para pressionar os parlamentares a agilizar as votações.

MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA PETROBRAS – Natal - Nesta terça-feira, às 7h30, entidades sindicais, movimentos sociais e mandatos parlamentares se encontraram num café da manhã no portão da sede da Petrobras, na Cidade da Esperança, para um ato de desagravo à instituição e para pedir por uma nova legislação para o setor do petróleo.

BRONCA DO LEITOR (52)Oi Hermes, acompanho suas edições rigorosamente e, inclusive, sempre encaminho aos mais próximos para que tenha acesso as informações que vc transmite de forma clara porém sucinta e descontraída. Parabéns pela lembrança da abertura de supermercados no DIA DO TRABALHADOR! Ressalto, que cinemas e praças de alimentação dos shoppings tambem seguiram essa mesma rotina, CAPITALISTA, EXPLORADORA E ABSURDA!!!! O dia do trabalhador, somente deveria dispensar o trabalho essencial à sociedade, as vezes me pergunto onde andam os promotores que não fazem nada nesses casos, mas que por muito menos a frente de uma camera de tv, mobilizam-se...Um abraço. Irany.

DEMOCRATIZANDO O CINEMAO CINESESC/Mossoró exibirá amanhã (27) o filme "Controle Absoluto" (suspense) às 19h e na quinta-feira "Perigo em Bangkok" (ação) no mesmo horário. É imprescindível destacar que as sessões são gratuitas, basta apresentar a carteira do SESC atualizada para poder participar do cinema.

FIQUE SABENDO... "Algo Novo no Movimento Sindical". Por *Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque. (Fonte: http://www.sindbancarios.com, em 13/05/2009).

Nos últimos anos tornou-se comum ouvir que o movimento sindical perdeu razão de existir.

A evidência de seu enfraquecimento seria sentida pela falta de representatividade de suas principais lideranças. Muitas delas acabaram se voltando a atividades político partidárias e, portanto, distantes das tarefas e responsabilidades de interesse profissional imediatas dos trabalhadores.

De fato, a evolução do mundo moderno dificultou a vida das lideranças sindicais. Os altos índices de desemprego e de informalidade, a invasão de importados produzidos com mão de obra aviltada de países como China, Índia e Vietnam, a globalização que aumenta a mobilidade do trabalho e a crescente sofisticação dos métodos de produção poupadores de mão de obra vêm enfraquecendo os sindicatos laborais em todo o mundo.

Não obstante, parece haver algo de novo no movimento sindical brasileiro. Algo que surge a partir de uma profunda reflexão sobre os problemas dos trabalhadores brasileiros, suas aspirações, seus obstáculos e suas potencialidades.

Estou me referindo à UGT – União Geral dos Trabalhadores, a nova entidade sindical que surge pela fusão das centrais sindicais Social Democracia Sindical (SDS), Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT) e pela incorporação de sindicatos importantes como o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

Seu presidente, Ricardo Patah, abre novos caminhos e finca estacas que prenunciam a maior participação dos trabalhadores em geral, e dos comerciários em particular, na definição dos rumos e destinos do Brasil, através de uma nova estratégia de ação, focada no homem, em suas necessidades imediatas, e em seus projetos de vida.

Com base em abrangente pesquisa realizada pelo Dieese especialmente para o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, voltada para saber como a realidade objetiva do país influencia o trabalhador e para entender suas dificuldades, aspirações e condições de vida, o movimento sindical está sendo orientado no sentido de flexionar seus músculos para influenciar os destinos políticos, econômicos, ambientais e sociais do Brasil. Este novo sindicalismo que vai além da representação e do suprimento das necessidades imediatas dos trabalhadores foi incorporado, a partir dessa iniciativa do Sindicato dos Comerciários, ao ideário e ao discurso da UGT.

A modernidade e a oportunidade desta nova visão sindical ficam evidentes. Questões ambientais, de exclusão social, de discriminação salarial contra negros e mulheres, de informalidade, de baixos salários, de frustração na busca de melhor educação e treinamento, e de longas jornadas de trabalho mostram a necessidade inequívoca de atuar muito além das paredes internas dos sindicatos.

Há que ir além. Com isenção e sem o arrasto das paixões partidárias, há que buscar maior inserção no processo de tomada das grandes decisões nacionais. Esta é a novidade que surge no horizonte do sindicalismo brasileiro.

*Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é doutor pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas

CONQUISTE SEU EMPREGORN, A Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN está oferecendo 700 (setecentas) VAGAS para PROFESSORES, inscrição aberta até o dia 31 de maio/2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 972,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL – A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres está oferecendo 50 (cinquenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrição aberta até o dia 19 de junho/2009, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 8.300,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. Três vagas para o RN.

REGISTROS:

ü      Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias 146°, Semana 21ª e Término 219 dias.

ü     "Amigo Hermes, tava sem acessar a net, fiquei sabendo ontem (21/05) da sua cirurgia. Graças a Deus que esta tendo uma recuperação maravilhosa, com certeza durante muitos anos teremos o prazer de desfrutar da sua presença amiga entre nós, e também de saborearmos suco com biscoitos no final da tarde, de saída para Mossoró. Minhas recomendações a Goretti e muita saúde pra nós todos. Beijos, Rejane Cunha". – Isso mesmo Rejane, que Deus continue nos abençoando e nos protegendo. Muito obrigado!

ü     "Fico feliz de sua recuperação camarada. Um abraço e até breve. Alexandre Guedes – PSTU/Natal". – Outro abraço, e logo-logo estaremos na luta para um Brasil melhor.

ü     Nossos leitores: Aldaci de França – UERN, Prof. Alessandro Nóbrega –UERN, Amanda Melo – O Mossoroense, Correia – Intersindical, Vera Abreu – SINAI, Verônica Carlos – UERN, Vicene Rodrigues – UERN, William Vicente – Imprensa e Prof. Wilson Bezerra - ICOP.

ü      Há 136 anos (26/05/1873), Mossoró contava, segundo Câmara Cascudo, com 7.748 habitantes, 3.966 homens, 3.782 mulheres, 7.481 livres, 267 escravos, 1.499 sabendo ler, 6.299 analfabetos, 7.730 brasileiros e 18 estrangeiros.

**********PANO RÁPIDO**********

v      Memória: Na edição no 074/2008 (de 22 de maio), relatamos os seguintes temas: Rodoviária Diran Amaral; OAB + SEPAC = Seminário; A Uern, em Caicó, não pode para!; Inspetor Geraldo Nº 100. FIQUE SABENDO: Dia da Juventude Constitucionalista;

v      LONGE – Entidades representativas como Associação Comercial (ACIM) e Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) não prestigiaram a programação pelos cinco anos da Justiça Federal. Sequer um representante apareceu por lá. Não causa estranheza. É o normal. Fosse alguma programação forrozeira da prefeitura, certamente seria outra a postura. FONTE: Jornal de Fato – Coluna César Santos, 17/05/2009;

v      PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA – O Banco de Dados Memórias Reveladas reúne informações sobre o acervo arquivistico relacionado à temática da repressão política no período de 1964-1985, custodiado por diferentes entidades brasileiras. Para conhecer seu conteúd, entre os documentos descritos como papéis, mapas, desenhos, fotografias, folhetos, acesse: www.an.arquivonacional.gov.br/mr/seguranca/principal. FONTE: Jornal O Mossoroense – Notas da Redação, 19/05/2009;

v      Ontem foi Dia da Libertação da África (1972), Dia da Costureira e Dia do Massagista. Hoje é Dia das Vocações Sacerdotais e Dia do Revendedor Lotérico. Amanhã (27) é Dia da Mata Atlântica, Dia do Profissional Liberal e Dia Mundial dos Meios de Comunicação.

"Quem canta...

Barrados no Baile / Oh! Oh! / Só viviam dando detalhe / Barrados no Baile / Oh! Oh! / É meu amor, nem me fale / Mas isso é que dá / Cê querer freqüentar... . ("Barrados no Baile" – Composição: Indisponível. Canta: Eduardo Dusek).

os males espanta"

DEDICO esta edição as costureiras, aos massagistas, revendedores lotéricos e profissionais liberais.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: