De: Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 215 (Anexo: A Porta ao Lado).
Para: REVISTA VIRTUAL
Data: Quarta-feira, 27 de Maio de 2009, 12:18
| "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias" "Uma forma diferente de Noticiar!" Edição Nº 215 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira – Idealizador e Editor. – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com |
|
Mossoró/RN, terça-feira, 26 de maio de 2009 (atualizado às 12h).
Estimados(as) Amigos(as):
Nestes tempos aquisição e renovação das Carteiras de Estudantes, é bom que as entidades escolares públicas, e principalmente as particulares, redobrem os cuidados para carimbar o Formulário Requerimento do aluno. Ouvi uma pessoa comentar que na UnP qualquer pessoa poderá conseguir o tal carimbo, devido a grande movimentação interna, sem a faculdade identificar quem é aluno/a ou não. Fica o alerta..., boa leitura!
VIGÍLIA – Aposentados e pensionistas contra o veto presidencial a reajuste. Cerca de 3 mil aposentados e pensionistas se manifestaram, nesta segunda (25), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), para solicitar que senadores e deputados derrubem o veto presidencial ao projeto que estende o mesmo reajuste de 16,67% concedido ao salário mínimo aos benefícios de aposentados e pensionistas. O veto foi dado a uma emenda, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), e tem de ser analisado em sessão conjunta entre o Senado e a Câmara.
"Estamos buscando o reajuste único para todos e a recuperação das aposentadorias. Isso não é pedir demais, é simplesmente o cumprimento dos nossos direitos", afirmou o presidente da Associação dos Aposentados do DF e Entorno, João Florêncio Pimenta.
Aposentados de todo o país devem permanecer em vigília até a próxima terça (26), para pressionar os parlamentares a agilizar as votações.
MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA PETROBRAS – Natal - Nesta terça-feira, às 7h30, entidades sindicais, movimentos sociais e mandatos parlamentares se encontraram num café da manhã no portão da sede da Petrobras, na Cidade da Esperança, para um ato de desagravo à instituição e para pedir por uma nova legislação para o setor do petróleo.
BRONCA DO LEITOR (52) – Oi Hermes, acompanho suas edições rigorosamente e, inclusive, sempre encaminho aos mais próximos para que tenha acesso as informações que vc transmite de forma clara porém sucinta e descontraída. Parabéns pela lembrança da abertura de supermercados no DIA DO TRABALHADOR! Ressalto, que cinemas e praças de alimentação dos shoppings tambem seguiram essa mesma rotina, CAPITALISTA, EXPLORADORA E ABSURDA!!!! O dia do trabalhador, somente deveria dispensar o trabalho essencial à sociedade, as vezes me pergunto onde andam os promotores que não fazem nada nesses casos, mas que por muito menos a frente de uma camera de tv, mobilizam-se...Um abraço. Irany.
DEMOCRATIZANDO O CINEMA – O CINESESC/Mossoró exibirá amanhã (27) o filme "Controle Absoluto" (suspense) às 19h e na quinta-feira "Perigo em Bangkok" (ação) no mesmo horário. É imprescindível destacar que as sessões são gratuitas, basta apresentar a carteira do SESC atualizada para poder participar do cinema.
FIQUE SABENDO... "Algo Novo no Movimento Sindical". Por *Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque. (Fonte: http://www.sindbancarios.com, em 13/05/2009).
Nos últimos anos tornou-se comum ouvir que o movimento sindical perdeu razão de existir.
A evidência de seu enfraquecimento seria sentida pela falta de representatividade de suas principais lideranças. Muitas delas acabaram se voltando a atividades político partidárias e, portanto, distantes das tarefas e responsabilidades de interesse profissional imediatas dos trabalhadores.
De fato, a evolução do mundo moderno dificultou a vida das lideranças sindicais. Os altos índices de desemprego e de informalidade, a invasão de importados produzidos com mão de obra aviltada de países como China, Índia e Vietnam, a globalização que aumenta a mobilidade do trabalho e a crescente sofisticação dos métodos de produção poupadores de mão de obra vêm enfraquecendo os sindicatos laborais em todo o mundo.
Não obstante, parece haver algo de novo no movimento sindical brasileiro. Algo que surge a partir de uma profunda reflexão sobre os problemas dos trabalhadores brasileiros, suas aspirações, seus obstáculos e suas potencialidades.
Estou me referindo à UGT – União Geral dos Trabalhadores, a nova entidade sindical que surge pela fusão das centrais sindicais Social Democracia Sindical (SDS), Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT) e pela incorporação de sindicatos importantes como o Sindicato dos Comerciários de São Paulo.
Seu presidente, Ricardo Patah, abre novos caminhos e finca estacas que prenunciam a maior participação dos trabalhadores em geral, e dos comerciários em particular, na definição dos rumos e destinos do Brasil, através de uma nova estratégia de ação, focada no homem, em suas necessidades imediatas, e em seus projetos de vida.
Com base em abrangente pesquisa realizada pelo Dieese especialmente para o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, voltada para saber como a realidade objetiva do país influencia o trabalhador e para entender suas dificuldades, aspirações e condições de vida, o movimento sindical está sendo orientado no sentido de flexionar seus músculos para influenciar os destinos políticos, econômicos, ambientais e sociais do Brasil. Este novo sindicalismo que vai além da representação e do suprimento das necessidades imediatas dos trabalhadores foi incorporado, a partir dessa iniciativa do Sindicato dos Comerciários, ao ideário e ao discurso da UGT.
A modernidade e a oportunidade desta nova visão sindical ficam evidentes. Questões ambientais, de exclusão social, de discriminação salarial contra negros e mulheres, de informalidade, de baixos salários, de frustração na busca de melhor educação e treinamento, e de longas jornadas de trabalho mostram a necessidade inequívoca de atuar muito além das paredes internas dos sindicatos.
Há que ir além. Com isenção e sem o arrasto das paixões partidárias, há que buscar maior inserção no processo de tomada das grandes decisões nacionais. Esta é a novidade que surge no horizonte do sindicalismo brasileiro.
*Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é doutor pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas
CONQUISTE SEU EMPREGO – RN, A Prefeitura Municipal de Parnamirim/RN está oferecendo 700 (setecentas) VAGAS para PROFESSORES, inscrição aberta até o dia 31 de maio/2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 972,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL – A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres está oferecendo 50 (cinquenta) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrição aberta até o dia 19 de junho/2009, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 8.300,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos. Três vagas para o RN.
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias 146°, Semana 21ª e Término 219 dias.
ü "Amigo Hermes, tava sem acessar a net, fiquei sabendo ontem (21/05) da sua cirurgia. Graças a Deus que esta tendo uma recuperação maravilhosa, com certeza durante muitos anos teremos o prazer de desfrutar da sua presença amiga entre nós, e também de saborearmos suco com biscoitos no final da tarde, de saída para Mossoró. Minhas recomendações a Goretti e muita saúde pra nós todos. Beijos, Rejane Cunha". – Isso mesmo Rejane, que Deus continue nos abençoando e nos protegendo. Muito obrigado!
ü "Fico feliz de sua recuperação camarada. Um abraço e até breve. Alexandre Guedes – PSTU/Natal". – Outro abraço, e logo-logo estaremos na luta para um Brasil melhor.
ü Nossos leitores: Aldaci de França – UERN, Prof. Alessandro Nóbrega –UERN, Amanda Melo – O Mossoroense, Correia – Intersindical, Vera Abreu – SINAI, Verônica Carlos – UERN, Vicene Rodrigues – UERN, William Vicente – Imprensa e Prof. Wilson Bezerra - ICOP.
ü Há 136 anos (26/05/1873), Mossoró contava, segundo Câmara Cascudo, com 7.748 habitantes, 3.966 homens, 3.782 mulheres, 7.481 livres, 267 escravos, 1.499 sabendo ler, 6.299 analfabetos, 7.730 brasileiros e 18 estrangeiros.
**********PANO RÁPIDO**********
v Memória: Na edição no 074/2008 (de 22 de maio), relatamos os seguintes temas: Rodoviária Diran Amaral; OAB + SEPAC = Seminário; A Uern, em Caicó, não pode para!; Inspetor Geraldo Nº 100. FIQUE SABENDO: Dia da Juventude Constitucionalista;
v LONGE – Entidades representativas como Associação Comercial (ACIM) e Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) não prestigiaram a programação pelos cinco anos da Justiça Federal. Sequer um representante apareceu por lá. Não causa estranheza. É o normal. Fosse alguma programação forrozeira da prefeitura, certamente seria outra a postura. FONTE: Jornal de Fato – Coluna César Santos, 17/05/2009;
v PARA QUE NÃO SE ESQUEÇA, PARA QUE NUNCA MAIS ACONTEÇA – O Banco de Dados Memórias Reveladas reúne informações sobre o acervo arquivistico relacionado à temática da repressão política no período de 1964-1985, custodiado por diferentes entidades brasileiras. Para conhecer seu conteúd, entre os documentos descritos como papéis, mapas, desenhos, fotografias, folhetos, acesse: www.an.arquivonacional.gov.br/mr/seguranca/principal. FONTE: Jornal O Mossoroense – Notas da Redação, 19/05/2009;
v Ontem foi Dia da Libertação da África (1972), Dia da Costureira e Dia do Massagista. Hoje é Dia das Vocações Sacerdotais e Dia do Revendedor Lotérico. Amanhã (27) é Dia da Mata Atlântica, Dia do Profissional Liberal e Dia Mundial dos Meios de Comunicação.
"Quem canta...
Barrados no Baile / Oh! Oh! / Só viviam dando detalhe / Barrados no Baile / Oh! Oh! / É meu amor, nem me fale / Mas isso é que dá / Cê querer freqüentar... . ("Barrados no Baile" – Composição: Indisponível. Canta: Eduardo Dusek).
os males espanta"
DEDICO esta edição as costureiras, aos massagistas, revendedores lotéricos e profissionais liberais.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com
*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário