Nas eleições de 2006, empresas doaram R$ 100 milhões
a parlamentares com ocorrências na Justiça e em Tribunais de ContasDas dez que se destacaram no financiamento a políticos com problemas, seis são do setor de infraestrutura, três do setor de alimentos e bebidas e uma do setor financeiro Um total de 2,3 mil empresas repassou R$ 99,4 milhões a parlamentares que estão em exercício nas principais Casas Legislativas e que respondem a processos na Justiça ou sofreram sanções de Tribunais de Contas, de acordo com estudo que a Transparência Brasil divulga nesta quinta-feira (2 de setembro).
São estas as dez empresas que nas eleições de 2006 doaram os maiores montantes para deputados ou senadores com problemas na Justiça ou em Tribunais de Contas:
- JBS Friboi
- Caemi (empresa adquirida pela Vale em fins de 2006)
- Gerdau
- Instituto Brasileiro de Siderurgia (atualmente “Instituto Aço Brasil”)
- Schincariol
- Aracruz (empresa incorporada ao Grupo Votorantim em 2009)
- Construtora OAS
- Construtora Camargo Correa
- Bertin (empresa adquirida pelo JBS em 2009)
- Banco Itaú
O levantamento traz ainda a relação dos diretórios partidários que mais doaram a parlamentares com esse perfil, além das pessoas físicas que mais ajudaram a financiá-los. Para acessar o estudo, basta clicar aqui.
O relatório se baseia em informações retiradas do projeto Excelências (aqui), que reúne diversas famílias de informação a respeito dos parlamentares brasileiros.
| Acompanhe o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal no projeto Meritíssimos. Quem mais demora e quem é mais eficiente na resolução de processos, quem tem os melhores indicadores. Pela primeira vez, a percepção de lentidão do Judiciário é explicada com mensurações objetivas. Aqui.
Consulte sempre o projeto Excelências, que traz informações aprofundadas sobre os 2.368 integrantes de todas as principais Casas legislativas brasileiras: processos na Justiça, doações eleitorais, como gastam o dinheiro que recebem e muito mais. Aqui.
Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em jornais e revistas de todo o país. Aqui.
Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições. Aqui.
Acompanhe a Transparência Brasil no Twitter. Aqui.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário