terça-feira, outubro 25, 2011

COLUNA "ARRUMADINHO"


COLUNA “ARRUMADINHO”
Edição Nº 020 (Responsável: Hermes Oliveira – Servidor Público Estadual).
Contatos: (084) 8848-2592 / 9416-4808 / 9921-5275 ou 9948-4013.
Mossoró/RN, domingo, 09 de outubro de 2011.


Esta coluna está dedicada a datas, óbvio que o mês em curso merece a especialidade. Pena que não vamos noticiar a mudança ou transferência das instalações da Central do Cidadão para a Rodoviária Diran Ramos do Amaral, conforme anunciara a Governadora Rosalba Ciarlini quando do seu balanço dos 100 dias de governo. Até a próxima com a permissão de Deus.

FIQUE SABENDO SOBRE OUTUBRO.
Octubrius era o oitavo mês do ano latino que passou a ser o décimo mês do ano, porém conservando a antiga designação. Outubro é um mês repleto de datas comemorativas. Logo no primeiro dia, o mês festeja Santa Terezinha do Menino Jesus, popularmente conhecida como Santa das Rosas. O dia 04 homenageia os poetas, a natureza e também São Francisco de Assis, protetor das crianças e animais. Dia 08, é Dia do Nordestino.
O dia 12 de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. O feriado nacional reúne romeiros de todo país em Aparecida, estado de São Paulo, cidade batizada como homenagem a Santa. Neste dia, também se comemora o descobrimento da América, além de ser oDia das Crianças

No dia 20, comemora-se o Dia Internacional do Controlador de Trafégo Aéreo, uma infeliz coincidência com um dos mais trágicos acidentes da história da aviação comercial do Brasil - o acidente com o Boeing da Gol, ocorrido em 29 de outubro de 2006. No dia 23, é comemorado o Dia da Aviação e do Aviador. Para encerrar o mês, dia 31 é o Dia Mundial do Comissário de Vôo e também o Dia das Bruxas (Halloween). Outras datas curiosas de outubro são: Dia do Cão (04), Dia do Mar (12), Dia do Consumo Consciente (16) e Dia do Contato (21).

DIA DO CONSUMO CONSCIENTE.
Em comemoração ao Dia do Consumo Consciente, o Instituto Akatu convida a população de todo o país para invadir praças e parques no domingo, dia 16 de outubro, e fazer piqueniques. O que o Akatu quer incentivar é a prática do bem estar, ao mesmo tempo em que desperta as pessoas para ações de consumo consciente, desde o planejamento do piquenique, para que ele ocorra do jeito mais sustentável possível, até o descarte dos resíduos.

"Mais do que um evento para reunir as pessoas de quem gostamos, é um momento para lembrar que consumo consciente significa, sobretudo, mais qualidade de vida. Não é parar de consumir, mas consumir diferente, de uma maneira em que os bens, marcas e serviços deixem de ser um fim em nossas vidas e ocupem seu verdadeiro lugar: passem apenas a ser meios para vivermos mais e melhor, de maneira sustentável e solidária”, explica Camila Melo, gerente do programa de educação do Instituto Akatu.
SOBRE MOSSORÓ.
Dos 31 dias deste mês (outubro), pelo menos doze deles aconteceram fatos que considero importantes para a história do nosso país de Mossoró. Ei-los: Dia 03 – Decreto Municipal nº 1981 exige cartão de vacina atualizada para matricular alunos em rede pública de ensino, em 2001; Dia 06 – Realização do 1º casamento religioso na Capela de Sta. Luzia, em 1778; Dia 09 – Nasceu Irineu Wanderley dos Santos “Sinhozinho” (organizador da orquestra da cidade), em 1822; Dia 13 – Aprovado o 1º Código de Postura proibindo abertura das lojas da Villa aos domingos e dias santos (multa de dez réis), em 1863; Fundação do Centro Estudantil Mossoroense (por Juvêncio da Cunha Filho), em 1946; Dia 14 – Nasceu Dorian Jorge Freire (um dos maiores jornalistas do RN), em 1933; Dia 16 – Inauguração da Maternidade Almeida Castro, em 1949; Dia 17 – Circula “O Mossoroense” (1º jornal da cidade, sob a direção de Jeremias da Rocha Nogueira), em 1872; Dia 20 – Inaugurada 1ª Agência da CEF, em 1978; Dia 21 – Visita do João Goulart (Deputado Federal e Presidente do Partido Trabalhista Brasileiro), em 1953; Dia 27 – Criada a Freguesia de Mossoró e Dia 30 – Inaugurado o edifício da Sociedade União Caixeiral (fundada em 27/08/1911), plana do Engenheiro Joel Escóssia, em 1934.

MINHAS BRONCAS - E o teatro Lauro Monte Filho? (Reclamo de nº. 20). E as revitalizações da Estação Rodoviária Diran Ramos do Amaral e Aeroporto de Mossoró? (Reclamos de nº. 08 e 07, respectivamente). E a mudança da Central do Cidadão? (Reclamo de nº. 08). E a Central do Trabalhador? Depois do fechamento do MEIOS só vende café e distribui leite? (Reclamo de nº 03). Quando seus problemas serão solucionados?

Nota do editor: Chego outubro, a Governadora anunciou que neste mês a Central do Cidadão seria transferida. Pela data desta nota faltam 22 dias. Será? Não!!!!

VAMOS RIR?
O Mineirinho recebe visita de casal de primos vindos da cidade grande: o visitante exibe um “Ipod” para o interiorano e diz ele não conhecer e sequer pronunciar o nome. No caso “aipode”. Mineirinho: – Uai! Isso num sei não, mas o que a prima me deu eu sei. Sabe quando nós fumo tomar banho no açude né, e quando passei a mão na rabichola dela, ela toda mansinho foi logo dizendo “aí pode” e num deu outra!... .
(Colaboração do amigo Diniz).

QUEM DECLAMA...
Eu quero crer na paz do futuro / Eu quero ter um quintal sem muro / Quero meu filho pisando firme / Cantando alto, sorrindo livre / Quero levar o meu canto amigo / A qualquer amigo que precisar...”. (Eu Quero Apenas, Roberto Carlos).
... DA VIDA NÃO RECLAMA!


Nenhum comentário: