domingo, janeiro 20, 2008

BÊ-Á-BÁ DA EDUCAÇÃO

Bê-á-bá da educação

 

"Ser culto é a única maneira de ser livre". (José Martí, 1853-1895)
Dirijo este artigo à Governadora Wilma de Faria, como uma carta de todos os potiguares.
Senhora Governadora,
Sei que Vossa Excelência compreende a importância e o alcance de sua missão. E relembro que, na história da Humanidade, algumas transformações importantes somente ocorreram porque uma determinada pessoa estava no lugar certo, e no momento certo.
A premissa desta minha ousadia se prende à constatação histórica de que as regiões com maior desenvolvimento são aquelas que fizeram maiores investimentos em prol da escolarização de qualidade.
Estas afirmações óbvias, Senhora Governadora, formam um pano de fundo para trombetear que o Rio Grande do Norte já possui potencial e mecanismos capazes de alavancar o seu desenvolvimento e, melhor ainda, com excelente capital humano, nas universidades e fora delas, pronto para ser convocado.
Sei que Vossa Excelência sabe que a Educação não pode ser um projeto de governo ou um projeto de partido, mas um projeto da sociedade, um projeto de Nação.
É imprescindível voltar a transmitir valores universais para nossos jovens, à luz da igualdade de oportunidades, pluralismo de idéias e concepções, valorização e resgate moral do papel do professor e vinculação da escola ao mundo do trabalho. Mas, é fundamental transformar não apenas a vida do aluno tornando as escolas divertidas e prazerosas, mas todo o seu espaço de convivência. E no quintal de cada escola uma horta ou um pomar, à chuva e ao sol, onde cada estudante plante uma árvore.
Governadora! Urbanize os espaços degradados, emprestando-lhes vida digna.
É igualmente imprescindível adotar a educação científica em todas as escolas, a exemplo da inovadora Escola Alfredo Monteverde (Cidade da Esperança e Macaíba), integrante das linhas de ação do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN), já em pleno funcionamento, sob a coordenação da pedagoga Dora Montenegro, o que coloca o Rio Grande do Norte no mapa da ciência mundial, através do trabalho competente do cientista Miguel Nicolelis.
Depois de dominar o sistema de escrita, as crianças devem ser estimuladas a ler para estudar e a ter mais responsabilidade na melhoria dos próprios textos. Escola para pobres deve ser rica de estímulos e recursos.
Aprenda com essa experiência, como sempre faz, para servir ainda mais ao povo.
Estamos no caminho certo: embora o Governo do PSB (no Estado e na capital) ainda tenha muito a fazer, segundo pesquisa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2005, das 50 primeiras colocadas entre as escolas da rede pública do RN (5ª. A 8ª.), 35 delas pertencem ao sistema estadual de ensino e 15 ao sistema municipal do Natal. Sendo que entre as 15 melhores escolas, a única pertencente a um sistema municipal está na 8ª colocação (Escola Municipal 4º Centenário - parceria entre a Prefeitura do Natal e UnP).
A mesma pesquisa do IDEB 2005 registra ainda que a melhor escola de Natal (1ª. a 4ª.), pertence à rede estadual de ensino (E.E. Irmã Scheilla), na 3ª posição. Por seu turno, o Prefeito Carlos Eduardo já entregou 19 escolas novinhas em folha, sem falar das reformas e ampliações.
Daí, a aprovação (75%) do Governo do PSB pela população, na capital e em todo o Estado.
Sei que, até 2010, a Agenda da Educação aprovada pelo Governo de Vossa Excelência vai investir forte mais de 3 bilhões de reais no novo modelo de alfabetização, na construção de escolas-padrão e novos centros de ensino médio integrado à educação profissional, instalação de bibliotecas e laboratórios, além de implementar totalmente o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos professores.
Sei que aumentarão os investimentos na qualificação dos professores, oferecendo formação continuada; e que o Governo vai premiar com o 14º salário os professores que se destacarem no compromisso de melhorar a qualidade da educação.
Sei também que, na esteira do PDE, já foi negociada para 2008 a liberação de 50 milhões de reais pelo Governo Federal para construção de novos espaços esportivos e capacitação de professores.
Significa dizer que o Governo do Estado, em estreita parceria com o Governo Federal e com os dirigentes municipais, pode desatar o nó da educação no Rio Grande do Norte.
Todavia, Governadora, falta praticar um modelo de gestão que assegure a elevação do padrão de qualidade da educação, com base no compartilhamento e co-responsabilidade, através de contrato público entre a Secretaria de Educação e a direção de cada escola, assegurando incentivos por meta atingida para reduzir a evasão e a repetência, na busca da qualificação da força de trabalho jovem; levando por todos os cantos do Rio Grande do Norte a esperança em forma de capacitação, atualização e aperfeiçoamento para todos os cidadãos.
Esta é a oportunidade de inscrever, indelevelmente, o nome de Vossa Excelência na História.
De mãos dadas com a liberdade do seu povo.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: