sábado, abril 26, 2008

Estudos sobre comportamento da imprensa no combate à corrupção

Estudos sobre comportamento da imprensa no combate à corrupção
A Transparência Brasil apresenta quatro estudos sobre a atuação de jornais brasileiros em casos de fortes suspeitas de corrupção. As análises foram feitas a partir de pesquisas na base de dados do Deu no Jornal, projeto da Transparência Brasil que reproduz reportagens sobre corrupção publicadas na imprensa brasileira.
Um dos relatórios analisa a maneira como os jornais brasileiros cobriram casos de compra de votos nas eleições municipais de 2004. Entre outras constatações, conclui-se que os jornais de São Paulo não noticiaram caso algum de compra de votos em cidades paulistas.
Outro tema é a cobertura do escândalo do Detran gaúcho por parte de jornais do Rio Grande do Sul. O estudo indica a importância de a imprensa local se desprender do noticiário nacional e manter a cobertura sobre casos locais de corrupção ainda que o assunto não mais repercuta nacionalmente.
Por outro lado, o noticiário local sobre suspeitas de desvios no governo da Paraíba é tema de outro estudo, que aponta para uma cobertura precária. Sem entrevistar os suspeitos de envolvimento no esquema e sem investir na busca de dados e documentos, os jornais paraibanos deixaram de cumprir sua missão de fiscalizar os governos e de relatar fatos relevantes à sociedade.
O estudo sobre a cobertura de suspeitas de corrupção na preparação aos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro também aponta problemas. A imprensa brasileira não aprofundou as investigações e, como resultado, ainda se mantém a suspeita de desvios de recursos, uma vez que o montante efetivamente utilizado nas obras foi muitas vezes maior que o projetado inicialmente.
O Deu no Jornal é o único sítio de Internet brasileiro em que podem ser acessadas livremente as reportagens sobre corrupção e controle publicadas em mais de 50 jornais e revistas de todas as unidades da federação.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

Nenhum comentário: