De: Hermes Oliveira <hermesoliveira1@hotmail.com>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 242 (Anexo: Colheres de Cabo Comprido).
Para:
Data: Terça-feira, 4 de Agosto de 2009, 5:21
| "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias" "Uma forma diferente de Noticiar!" Edição Nº 242 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com |
|
Mossoró/RN, terça-feira, 04 de agosto de 2009 (atualizado às 06h).
Estimados(as) Amigos(as):
O amigo leitor Isaias Garcia, da Tribuna do Norte, nos indaga se a greve da EMATER foi julgada legal ou ilegal. Não companheiro, a direção da empresa nem o estado acionaram a justiça pedindo a ilegalidade da greve. É arbitrariedade mesmo a questão das faltas aplicadas! O SINAI, do qual sou diretor, tem tomado todas as precauções em todas as campanhas salariais desde a sua fundação em 1999. Em 2007, o estado acionou a justiça pedindo a ilegalidade da greve na Fundac e a justiça concedeu a legitimidade do movimento paredista e a fundação restituiu os descontos às faltas aplicadas à época.
BANCOS BRASILEIROS ENTRE OS MAIORES DO MUNDO – Quatro bancos brasileiros estão entre as 300 maiores empresas do mundo. Dentre as oito empresas brasileiras que integram a lista da Consultoria Ernst & Young das 300 maiores do mundo, quatro são bancos: Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil e Santander Brasil.
O levantamento, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, aponta ainda que de dezembro para cá três instituições nacionais entraram na lista, duas delas financeiras. A classificação baseia-se no valor das ações no fim do semestre. O Itaú Unibanco ocupa o 76º lugar e é o primeiro banco brasileiro da lista. O Bradesco está em 120º, o Banco do Brasil ocupa a 204º posição e o Santander Brasil é o 254º. A melhor empresa brasileira é a Petrobras, em 8º, seguida pela Vale em 46º. A AmBev também aparece, em 147º lugar. FONTE: Estadão, na base de dados do site www.sindbancarios.com.
FAMÍLIA DO FUTURO – Lei de adoção reduz tempo de crianças em abrigos. O presidente Lula sancionou, nesta segunda-feira (3/8), a nova Lei da Adoção, que nasceu do Projeto de Lei do Senado 314/04. Pelas novas regras, as crianças e adolescentes não devem ficar mais do que dois anos nos abrigos de proteção, salvo alguma recomendação expressa da Justiça. Não será permitida a adoções para casais do mesmo sexo.
Os abrigos também devem mandar relatórios semestrais para a autoridade judicial informando as condições de adoção ou de retorno à família dos menores sob sua tutela. A lei entra em vigor 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União, que deve ter acontecido ontem (4/8). As informações são da Agência Brasil. FONTE: www.conjur.com.br.
BRONCA DO LEITOR (76) – DETRAN E NADA - Detran e nada é a mesma coisa, quando diz respeito à entrega de documentos eles colocam a culpa nos Correios, mas sabemos que a inoperância parte de lá. Acho mesmo que é a tal indústria de multas a todo vapor, afinal quem não estiver com o documento, apenas com o carnê pago, leva multa e pronto e ponto. Arre lá, viu, pagar tão caro e não ter nem garantia dos nossos direitos é de fritar. Karenine Fernandes – Colunista Social, Jornal Gazeta do Oeste (www.gazetadooeste.com.br), 31.07.2009.
FIQUE SABENDO... "Carta de um funcionário pública a Sra. Prefeita de Mossoró". Por Eriberto Monteiro - Funcionário Público Municipal (Fonte: e-mail pessoal).
Querida prefeita. Querida não, você não é mais. E vamos trocar o nome de Fafá por Blá Blá. É muita conversa para pouca ação. Mas uma coisa você falou e está cumprindo: este ano é o ano do funcionalismo, porém não foi explicado que era o ano do massacre ao funcionalismo público municipal.
Aquele ser assalariado que sai todos os dias de sua humilde casinha para trabalhar e fazer o município crescer.
Aquele ser que trabalha rigorosamente seu experiente e ainda prolonga em horas-extras para ganhar um pouquinho mais e ter mais dedicação ao seu serviço.
Aquele ser que recebe uma mísera ajuda de custo, como auxílio transporte, para ir de ônibus, quando não, para encher o tanque de sua moto que ele comprou financiada em 4, 5 ou 6 anos (para ele uma eternidade). Tudo para chegar mais cedo à instituição e ter tempo para desenvolver um trabalho tranqüilo.
Aquele ser que não ganhou uma comissão, não foi apadrinhado para receber uma portaria ou gratificação, mesmo assim depositou no seu voto a confiança de uma boa administração.
Este ano, conforme a senhora mesmo disse, seria de sonhos realizados. Virou pesadelo. Pesadelo porque a senhora procurou depositar sua confiança em funcionários comissionados e incompetentes, que não se preocupam e nem têm compromisso com o seu serviço.
Funcionários que vão à instituição apenas fazer volume e onerar a folha de pagamento.
Funcionários que deveriam zelar pelo nome da senhora, prestando bons serviços, ficam tecendo elogios baratos de quem não tem capacidade para mostrar a sociedade porque merecem a portaria.
Funcionários que sequer têm auxílio transporte, coitados, mas têm seu carrinho comprado com sua aposentadoria ou outro emprego e ainda ganham um gordo salário na prefeitura para ficar distribuindo simpatia no local de "trabalho".
Funcionários que sequer têm hora-extra porque eles sequer cumprem sua jornada de oito horas diária.
Funcionários que têm tantas regalias, tanta banca, tanta pose (só têm isso), que não dá para saber quem é realmente que manda na instituição.
A senhora, prefeita preferiu depositar confiança em quem apenas saliva, não acrescentando em nada no avanço que a senhora pretende (ou pretendia) fazer.
Crise econômica existiria no país de Mossoró se a senhora, ao invés de cortar as horas-extras, as gratificações, o terço das férias ou o auxílio transporte, cortasse o salário dessa turma improdutiva, que nada faz para justificar o seu maravilhoso salário.
Seu marido ganhou uma eleição, mas será que ele ganhará novamente ? O próximo ano é de resposta e, tanto ele quanto a senhora, seu irmão, sua turma toda de seres salivantes, vão ter esta resposta.
A gente, funcionário legítimo, hoje está salivando de raiva por ver todo este circo armado e não poder fazer nada a não ser mostrar à senhora que o povo está esperto. E não foi seu povinho que te elegeu. Foi o mesmo povo que não deve favor nenhum a senhora, mas que certamente a tirará daí.
Este povo que nos quatro cantos de Mossoró clama por moralização desta cidade e que só quer prestar bons serviços a ela, mas a senhora teima em massacrar este já sofrido funcionário público (o verdadeiro funcionário).
Não lhe devemos favor, não temos portaria, não temos pomposos salários. A senhora passa (junto com todos os seus babões), a gente fica. Só peço atenção da população mossoroense para não deixá-la falir o já combalido serviço público. E se o Ministério Público, assim como a Câmara dos Vereadores têm a responsabilidade sobre a fiscalização. Se eles não conseguirem trazer justiça, fique certa, senhora prefeita, a justiça de Deus não falhará. E a senhora pagará por tudo que está fazendo com aqueles que verdadeiramente faz o município crescer: o legítimo funcionário público de Mossoró.
CONQUISTE SEU EMPREGO – BA. A FAFEN Energia A.S. está oferecendo 12 (doze) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de agosto/2009, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 4.431,97. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL – O MEC, Ministério da Educação, está oferecendo 265 (duzentas e sessenta e cinco) VAGAS para AGENTE ADMINISTRATIVO, inscrição aberta no período de 16 de agosto/2009, escolaridade exigida: 2º grau. Salários até R$ 1.901,47. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
REGISTROS:
ü Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias 216, Semana 31ª e Término e 149 dias.
ü "Meu Caro Hermes. Repasso esta mensagem para você ter uma idéia de como nós brasileiros, em especial Mossoró-RN, somos pacientes com determinadas idiossincrasias. Aqueles debilóides que ocupam um espaço na TV, com o objetivo exclusivo de achincalar com quem quer que seja, mereciam expulsão incontinente quando aí estiveram. Aliás, ao que me parece, quase o foram. A nossa cultura, mesmo considerada mediana, não merece tal agressividade. Sem nada criarem, vão fazer pânico no raio que os partam. Aqui, no nosso Estado, não cabe tal excrescência que alguns brasileiros acham graça e ainda têm a coragem de rir. Por isso mesmo é que alguém já escreveu uma obra e intitulou de "O País dos Coitadinhos". Forte Abraço, DINIZ". – Registro este depoimento, tempestivamente (aliás, todo tempo é tempo para defender Mossoró), que o Dr. Diniz me passou desde 21/07 e eu não podia deixar de repassar aos/as leitores/ras. Alô Josué Dasmasceno, é referente ao pessoal de penico, digo pânico! Obrigado Dr. Diniz, o Diniz é advogado e professor da reserva da UERN/Faculdade de Direito.
ü Há 235 anos (04/08/1774), segundo Luiz da Câmara Cascudo, nesta data Antônio de Souza Machado e sua esposa Rosa Fernandes requereram ao Visitador Geral dos Sertões certidão do registro do patrimônio para uma capela que pretendiam no sítio e fazenda Santa Luzia, da mesma data é a nomeação de Antônio de Souza Machado pelas dignidades do Cabido de Olinda para as funções de Tesoureiro, Procurador e Administrador da futura capela.
**********PANO RÁPIDO**********
v Memória: Na edição no 101/2008 (de 27 de julho), relatamos os seguintes temas: Bronca do Leitor (3) "Hábeas-corpus" pelo Prof. Diniz; Recadastramento da CNH; Restaurante da ADUERN; Conselho Regional de Economia; Com a Força do Trabalhador e o Servidor Público (4). FIQUE SABENDO: Acidente de Trabalho;
v RECADO - É comum em acidente nas estradas, os feridos portarem celular. Mas fica difícil o contato com a família pelo celular do acidentado, em razão da lista de números.
v RECADO 2 - Com isso, deve-se por na lista de contato o número da pessoa indicada, se for o caso de emergência. FONTE: Coluna Raio X, por Ciro Ney, Jornal Gazeta do Oeste - junho/09;
v Ontem foi Dia do Pároco. Hoje é Dia do Padre e a amanhã (05) é Dia Nacional da Saúde.
"Quem canta...
Um compromisso submisso, rebuliço no curtiço / Chame o padre "ciço" para me benzer / oh, com devoção... . ("Vila do Sossego". Composição: Zé Ramalho. Canta: Cássia Eller).
os males espanta"
DEDICO esta edição aos párocos, padres e profissionais da saúde.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com
*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!
Quer uma internet mais segura? Baixe agora o novo Internet Explorer 8. É grátis!
Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!
Nenhum comentário:
Postar um comentário