segunda-feira, agosto 02, 2010

Atualização do blog Design Tecnológico!


Atualização do blog Design Tecnológico!

Link to Design Tecnológico

Posted: 01 Aug 2010 12:21 PM PDT


Nos dias atuais as redes sociais já estão presentes em boa parte da vida das pessoas, seja através do Twitter, Orkut, Facebook, Hi5, entre tantas outras. Existem redes sociais para os variados gostos que vão desde relacionamentos amorosos até serviços de recolocação profissional.
No Brasil a rede social mais popular é o Orkut. Há quem ame e quem odeia. Recentemente surgiram rumores a respeito do Fim do Orkut e a criação do Google Me pelo Google despertando o desespero em alguns e a felicidade em outros.
Veja passou a passo como criar um perfil no Facebook
Página para criar seu perfil no Facebook
Apesar de todo esse sucesso do Orkut entre os brasileiros, a rede social com o maior número de usuários é o Facebook. Hoje já são mais de 500 milhões de usuários registrados por todo o mundo. E então, que tal criar seu perfil no Facebook?
Aproveite para acessar o meu perfil e a página do Design Tecnológico no Facebook e entender um pouco como funciona a rede social.

Como criar um perfil no Facebook

1º passo: Acesse o site do Facebook;
2º passo: Informe o seu nome, sobrenome, email, senha, sexo, data de nascimento e clique em "cadastre-se";
3º passo: Digite o código captcha e clique em "cadastre-se" novamente;
4º passo: Acesse sua conta de email, abra a mensagem que o Facebook enviou e clique no link para confirmar o seu cadastro;
5º passo: Utilize o "localizador de amigos" para encontrar pessoas relacionadas a você que já possuem uma conta no Facebook;
6º passo: Digite suas informações pessoais e por fim faça o upload de uma foto;
A partir de agora você pode configurar o seu perfil no Facebook, adicionar informações, fotos, procurar amigos, adicionar jogos e aplicativos, além de poder personalizar sua conta com os diversos recursos que esta rede social nos oferece.
Agora que você já criou o perfil no Facebook junte a nós e torne-se um Fã no Facebook.



Leia também!

Posted: 01 Aug 2010 11:45 AM PDT


O VMWare Player é um software que permite "rodar" mais de um sistema operacional em uma máquina física, ou seja, é possível trabalhar utilizando o Windows com o Linux virtualizado. Parece estranho, mas é possível usar normalmente o sistema operacional da Microsoft e acessar o Linux em uma "janela". :D

O que é Virtualização?

O conceito de virtualização de desktops é o mesmo empregado na virtualização de servidores, ou seja, executar diversos sistemas operacionais num único equipamento físico. Wikipédia
No mercado já existem alguns softwares que desempenham muito bem esse trabalho, entre eles podemos destacar o Virtual Box, o Windows Virtual PC e o VMWare. Todas são gratuitas e nesse tutorial vamos utilizar o VMWare Player.
Agora que fomos todos apresentados vamos iniciar o tutorial. :)
Como virtualizar o Ubuntu utilizando o Windows 7 sem particionar o HD
Virtualização do Ubuntu no Windows 7

Virtualização utilizando o VMWare Player

Configuração mínima

- Computador ou notebook com 2GB RAM, 10GB de espaço em disco e processador Dual Core.
Essas configurações variam bastante, vai depender muito do sistema operacional que pretende instalar.

Onde baixar e como instalar o VMWare

É possível baixar o software diretamente do site da VMWare. Neste tutorial vamos utilizar o VMWare Player por ser mais simples e totalmente gratuito.
Para utilizar o programa é necessário fazer o cadastro no site da VMWare para receber o serial e ter acesso ao link de download. Preencha todos os campos com o asterisco em vermelho. É gratuito. Este serial pode demorar até alguns dias para chegar.
Depois de realizar o seu cadastro baixe o arquivo como mostrado na imagem abaixo. O VMWare Player tem aproximadamente 100mb.

Site da VMWare com o link para download
Depois de fazer o download do arquivo clique duas vezes sobre ele e siga o procedimento para instalação. É bem simples, basta dar "next" em todas as etapas e aguarde até que o VMWare finalize a instalação. Informe o serial quando for solicitado.
Depois de terminar a instalação execute o arquivo que será criado na área de trabalho do seu computador. Você verá uma imagem parecida com a que temos logo abaixo.

Painel principal do VMWare Player
Nota: Perceba que já tenho uma máquina virtual configurada e com o Solaris instalado. É possível adicionar quantas máquinas virtuais você quiser, isso vai depender da capacidade e configuração do seu computador.

Configuração da Máquina Virtual

Neste tutorial vamos mostrar como instalar a distribuição do Linux Ubuntu, mas nada impede que você instale outros sistemas operacionais como o Windows da Microsoft ou o Solaris da Sun.
Abaixo segue o link para baixar o Ubuntu. Você pode optar pelo download direto ou via torrent. O arquivo tem aproximadamente 700mb.
Agora que já temos o VMWare Player instalado e o arquivo iso de um Sistema Operacional (Ubuntu) podemos dar início à configuração da nossa máquina virtual e posteriormente a instalação do Ubuntu.

Como configurar a máquina virtual

1º passo: Clique em File > Create a new virtual machine;

Como criar uma máquina virtual
2º passo: Escolha a última opção: "I will install operating system later" e clique em "Next";

Configuração da Máquina Virtual
3º passo: Agora selecionaremos o sistema operacional "Linux" e a versão "Ubuntu". Clique em "Next". Nota: Nessa etapa você dever selecionar qual o tipo de sistema operacional que você quer instalar;

Configuração do Sistema Operacional
4º passo: Nesta tela é mostrado o nome da sua máquina virtual e o local onde ela será salva. Não é preciso fazer nenhuma alteração, a menos que você queira dar outro nome ou mudar o local da instalação. No exemplo eu mudei o nome para "Ubuntu Linux". Clique em "Next".

Configuração do Sistema Operacional
5º passo: Defina o tamanho que sua máquina virtual ocupará. Por default é reservado 20GB de espaço. No nosso exemplo eu alterei para 5GB. Clique em "Next".

Configuração do Sistema Operacional
6º passo: É exibido um relatório com a configuração da sua máquina virtual. Caso seja do seu interesse é possível configurar melhor sua VM aumentando a quantidade de memória RAM, mudando a quantidade de processadores, etc. Clique na opção "Customize Hardware" caso queira alterar a configuração. Em nosso caso vamos deixar como está. Clique em "Finish".

Configuração do Sistema Operacional
Nesse momento você deve ver uma imagem como a que temos logo abaixo. Note que agora foi criada a nossa máquina virtual "Ubuntu Linux", no entanto, apenas criamos e configuramos a nossa VM, mas não instalamos nenhum sistema operacional até agora.

Configuração do Sistema Operacional
7º passo: Nesta etapa vamos "mostrar" para o VMWare Player onde está salvo o arquivo iso para instalação do Ubuntu.  Clique em "Edit Virtual Machine Settings" e logo em seguida em "CD/DVD (IDE)".
Nesta parte devemos informar a pasta onde salvamos o arquivo “iso” do Ubuntu. Para isso clique em "Browse" e selecione o local onde você salvou o arquivo. Clique em “OK“. Nota: Caso você tenha o cd de instalação, não é necessário fazer essa configuração.

Configuração do Sistema Operacional

Como instalar o Ubuntu na Máquina Virtual

Logo depois de configurar o local onde está o arquivo “iso” você verá novamente a tela principal do VMWare Player. Já temos tudo configurado, agora já podemos começar a instalação do Ubuntu. Clique sobre a opção "Play Virtual Machine".

Configuração do Sistema Operacional
Nesse momento começa o processo de instalação do Ubuntu. Caso apareça a mensagem para instalar o "Virtual Machine Tools" escolha a opção "Remind me later".
Escolha opção Português (Brasil). Nesta versão do Ubuntu (10.04 LTS) você tem a opção de apenas executar o Ubuntu ou fazer a instalação. Caso opte por apenas "Experimentar o Ubuntu" toda vez que você acessar sua máquina virtual será dado o boot no sistema. Em nosso caso vamos fazer a instalação, então clique em "Instalar Ubuntu 10.04 LTS".

Configuração do Sistema Operacional
A partir desse momento será feita a instalação do Ubuntu. Você só precisa confirmar suas informações clicando em "Avançar". Ao todo são 7 passos. Ao final você deve informar o nome de usuário e senha para acessar o sistema.
Depois de alguns minutos será finalizada a instalação do seu sistema operacional Linux. Ao final clique em "Reiniciar".
Logo que o Ubuntu for reiniciado informe a senha que você cadastrou no momento da instalação. Depois de fazer o login você terá acesso ao Ubuntu. Observe a imagem abaixo. Abri o Ubuntu em uma janela no Windows 7 e acessei o blog através do Linux virtualizado.

Ubuntu virtualizado no Windows 7
A prática de virtualização é muito interessante quando queremos testar um novo sistema operacional antes de começar a utilizá-lo. Nos SO's virtualizados também é possível instalar softwares como se estivéssemos utilizando uma máquina real, assim podemos testar um novo aplicativo e ver como ele se comporta em diferentes versões de sistemas operacionais.

Considerações

1 – O processo descrito nesse tutorial pode ser feito com qualquer sistema operacional. O procedimento é o mesmo descrito neste artigo.
2 – É possível deixar o sistema operacional em fullscreen, no entanto, a visualização não ocupa toda a tela.
3 – Optei por utilizar o VMWare Player devido à sua facilidade, mas a VMWare possui ferramentas bem mais complexas como o VMWare Server e o VMWare Workstation.

Leia também!

Posted: 01 Aug 2010 11:24 AM PDT


O Tweet Calories é um aplicativo online bem interessante. Através dessa ferramenta é possível saber quantas calorias você perde twittando e interagindo com outros twitteiros. O resultado é baseado na quantidade de tweets, palavras, letras, retweets e até palavrões.
Veja quanto emagreceu nas últimas 24 horas no Twitter com o Tweet Calories
Tweet Calories: Veja quanto você emagreceu enquanto twittava
Para fazer o teste acesse o Tweet Calories, informe o seu nome de usuário no Twitter, escolha se é homem ou mulher e clique em calcular. Como resultado você verá a estatística referente à sua interação no Twitter assim como a quantidade de calorias que você perdeu nas últimas 24 horas.
Em meu teste perdi 32.96 calorias. Nas últimas 24 horas eu enviei 32 tweets, digitei 2441 letras, 403 palavras, dei 24 retweets e não disse nenhum palavrão. Vejam só, nenhum palavrão. Podem seguir o @dtecnologico, que esse é um perfil de família! ;)   #mentira
Acessando o Tweet Colories e clicando em "Como funciona" você encontra a fórmula para chegar a esse resultado.

Leia também!

Posted: 01 Aug 2010 04:00 AM PDT


Cansado de ter que parar o que está fazendo para ver quanto tempo você tem até que a bateria descarregue? Cansado de quando você menos espera seu notebook está descarregando? Cansado de toda vez que escuta o aviso chato do Windows que a bateria está descarregando ter que correr para achar a fonte do notebook?
O programa que trago hoje, é feito sobre medida para você. Com o BatteryBar, olhar quanto tempo ainda resta até que seu notebook descarregue se torna tão simples quanto olhar as horas.
Status BatteryBar
Status da Bateria no BatteryBar
Você já percebeu como no Windows quando olhamos o status da bateria diz que temos ainda 40 minutos até que o Notebook descarregue, e então 10 minutos depois o notebook já está descarregado? Então, com o BatteryBar você não vai ter esse problema pois ele mantém um histórico do uso da bateria do seu portátil e usa esse histórico para fazer uma medição precisa de quanto tempo ainda resta até que seu notebook descarregue, então quanto mais usarmos o BatteryBar mais ele se torna preciso.
Status Bateria BatteryBar
Tempo restante para bateria descarregar.
Mas uma das funções mais interessantes, em minha opinião, no BatteryBar é que quando estamos usando o notebook sem ele estar conectado a fonte ele mostra quanto tempo resta até que a bateria descarregue, e quando ele está ligado a fonte ele mostra quanto tempo falta até a bateria estar completamente carregada.
Um programa completo como esse só pode ser pago, certo Caynan? – Claro que não, pelo contrário ele é Grátis, mas ele tem uma versão Pro que é paga, a qual trás algumas funções como um alerta de quando o notebook está descarregando ou modificar automaticamente as configurações de energia conforme o nível de bateria. Aí você pensa, deve ser uma fortuna essa licença, certo? – Na verdade não, pra ser sincero você escolhe quanto quer pagar pela licença, você escolhe um valor entre 3 e 10 Dólares.
Então, está esperando o quê?
Baixe Agora esse incrível programa.

Leia também!

Nenhum comentário: