segunda-feira, setembro 12, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 12 de Setembro de 2011



Semana Nacional do Trânsito em Mossoró será marcada por um conjunto de atividades

A Semana Nacional do Trânsito em Mossoró contará com um conjunto de atividades no sentido de trabalhar a conscientização, principalmente, com relação à imprudência que tem sido uma das principais causas de acidentes na cidade.

Em Mossoró, as atividades serão desenvolvidas pela Gerência de Trânsito (GETRAN), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI), Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT), 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual e (DPR) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com Alex Moacir, da Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos, Trân sito e Transportes Públicos (SESUTRA), a Semana Nacional de Trânsito acontece no período de 19 a 23 de setembro, com toda uma programação voltada para diretores de escolas, motociclistas, mototaxistas, motoristas e crianças.

As atividades consistem em: palestras nas escolas e empresas; divulgação em rádios, jornais, TVs e internet; cursos para mototaxista e motoristas; comandos educativos no Clubinho Honda; blitz educativa nos principais bairros da cidade e blitz educativa no Mossoró West shopping.

Nesse sentido o município de Mossoró acata as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização das Nações unidas (ONU) e do próprio Conselho Nacional de trânsito (CONTRAN), implementando na Semana Nacional de Trânsito a Década de Ação pela Segurança no T rânsito-2011/2020, trabalhando o lema “Juntos podemos salvar milhões de vidas”.

O ano passado, segundo dados do Hospital Tarcisio Maia (HRTM), foram 1193 acidentes envolvendo motociclistas, 33 acidentes envolvendo carros e 109 atropelamentos. “Naturalmente, as pessoas na qualidade de vítima em potencial dessa violência que encontramos no trânsito e, especialmente os órgãos de trânsito, precisam adotar medidas para redução dos acidentes de trânsito”, ressaltou.

A Semana Nacional do Trânsito constitui uma determinação do Código de Trânsito Brasileiro que, no seu Artigo 326, estabeleceu o período de 18 a 25 de setembro como um período voltado para essa temática.

Entre os objetivos da Campanha destacam-se o despertar na população a necessidade de prevenção de acidentes, a través do respeito ás leis de trânsito, às pessoas e ao meio ambiente; contribuir para que a sociedade tome consciência da gravidade da situação e das conseqüências econômicas e sociais provocadas pela violência no trânsito; conscientizar motociclistas, motoristas, crianças e professores sobre os deveres e direitos no trânsito.


 

Auto da Liberdade estreia com sucesso e tem nova apresentação nesta terça-feira, dia 13

Estreou no último sábado, 10, o espetáculo Auto da Liberdade, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. A encenação resgata quatro fatos marcantes na história da Mossoró: a resistência ao bando de Lampião, o Motim das Mulheres, o primeiro voto feminino na América Latina e a libertação dos escravos.  Serão 15 apresentações até o dia 29 de setembro, de terça a domingo, sempre às 20h30.

“A estreia foi um sucesso! Um espetáculo encantador, diferente e didático, com casa lotada no sábado e no domingo. Graças ao nosso trabalho de divulgação e esclarecimentos, não houve nenhum transtorno quanto à retirada dos acessos”, garantiu a gerente da Cultura, Clézia Barreto.

Assim como no ano passado, o acesso do público ao espetáculo se dá através da apresentação do ingresso. A senha deve ser retirada na bilheteria do Teatro Dix-Huit Rosado a partir das 14h, sendo válida somente pro dia em que foi retirada.

Clézia Barreto esclarece que a limitação de acessos acontece devido ao número limitado de vagas disponibilizado pelo Teatro. “A plateia é composta por 740 lugares. Mas é necessário lembrar que nem todos os dias temos todas essas vagas disponíveis, em virtude do agendamento com escolas e outras instituições.  Por isso, é importante que o interessado retire sua senha com antecedência”, explicou.

O cronograma de apresentações tem pausa na segunda-feira e é retomado na terça, seguindo até o domingo.

O espetáculo, dirigido pelo teatrólogo João Marcelino, conta com 74 atores. Deste total, 54 artistas já atuam em grupos teatrais da cidade e 20 são estreantes. Desde 2010, o Auto da Liberdade foi adaptado para o ambiente do teatro, já que as edições anteriores foram encenadas ao ar livre. A ideia é formar um novo público para o teatro.

O Auto da Liberdade é um dos eventos que integram a Festa da Liberdade (de 07 a 30 de setembro).  A programação conta ainda com o Cristo Liberta, Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado, Seminário Novas Liberdades, Concurso Fotográfico, grandes shows na Praça de Eventos e Estação das Artes e o Cortejo da Liberdade, no dia 30.


 




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: