domingo, dezembro 25, 2011

Cristo realmente nasceu no dia 25 de dezembro? - É NECESSÁRIO SABER...


É NECESSÁRIO SABER...


Posted: 24 Dec 2011 11:45 AM PST

Não. O nascimento de Cristo não se deu nesta data. Roma antes dominadora, por século, de boa parte do mundo foi quem determinou essa data. Assim, este período foi escolhido pela Igreja Católica Romana.

Essa data (25 de Dezembro) era uma festividade popular pagã que reverenciava o retorno do sol. Em 21 de dezembro ocorre o solstício de inverno (o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário), e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando. 

Várias religiões comemoram o dia do seu "Deus" ou do nascimento de um ser divino neste período, pois este fato (o solstício de inverno) era marcante e muito especial para ser registrado como dias de festas.

É provável que a Igreja Cristã tenha escolhido este data haja vista a mesma não ter conhecimento do verdadeiro dia do nascimento de Cristo; aí, por escolha própria, determinou o período do solstício de inverno como o nascimento do Menino Jesus.

Não há nenhuma referência na Bíblia sobre o dia ou mês do nascimento de Jesus. Porém, é provável que ele tenha nascido em fins de setembro, período das festas dos Tabernáculos, época, também, na qual as viagens eram mais cômodas assim como a temperatura mais amena. 

No mês de dezembro, como era de costume, os pastores não viajavam por ser um período de muito frio, assim como não era um período de pastoreio nos campos haja vista ser uma época na qual os campos eram improdutíveis. Costumeiramente os pastores mantinham os rebanhos nos campos da Primavera ao Outono. A isso se acrescenta ser, também, uma época inconveniente e difícil para Maria viajar grávida por longo caminho que, de Nazaré a Belém, perfaziam 70 milhas (112 km).

É salutar perceber o quanto a mídia usa o "25 de Dezembro" para promover as festas dos presentes, em vez do real significado dos dias de festas. As intenções de manter a fraternidade nestes dias são de bom grado. Contudo, precisamos estar cientes para não sermos guiados por certos desejos consumistas aponto de tornar tudo um momento de desperdícios e até de desrespeito a natureza.


A todos, um feliz momento e apreciáveis dias de solstícios de inverno. 




Nenhum comentário: