quarta-feira, setembro 09, 2009

Democratizando a Comunicação nº 256.



--- Em Qua, 9/9/09, Hermes Alves de Oliveira Alves <hermesalves1@yahoo.com.br> escreveu:

De: Hermes Alves de Oliveira Alves <hermesalves1@yahoo.com.br>
Assunto: Democratizando a Comunicação nº 256.



"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 256 – Ano I. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos: (084) 9921-5275/8848-2592 – hermesoliveira1@hotmail.com / www.demoacomunicacao.blogspot.com


Mossoró/RN, terça-feira, 08 de setembro de 2009 (atualizado às 15h).

Estimados(as) Amigos(as):

A 15ª edição Grito dos Excluídos em Mossoró marcou um fato inédito que pode entrar na história da bravia cidade, a Prefeita Fátima Rosado comprovou que está despreparada para conduzir um desfile, ocasião da comemoração ao 7 de setembro (ontem), imaginem uma cidade. Uma simples decisão através de gesto positivo (com a cabeça ou com a famosa mão fechada e polegar erguido) para o aparato policial abrir alas e deixar o bloco passar e deixar o grito ecoar através de cérebros e consciências daqueles que oprimem um povo sofrido. Preferiu cancelar o desfile cívico logo após a passagem das forças armadas pondo fim ao evento antes do término oficial previsto, excluindo as escolas e os já excluídos, ali representados pelos movimentos sociais, sindicatos, Ongs, pastorais de igrejas, MST e comunidades de Mossoró (Tranquilin, Carnaubais e Jucuri), por pura falta de determinação própria. Quem é a autoridade máxima numa ocasião desta? A prefeita? O Irmão da prefeita? Ou o capitão militar? Todo o corrido de ontem vem se repetindo todos os anos (exceção em 2008), a novidade foi o cancelamento do desfile por falta de sintonia entre prefeitura e polícia militar.

Os prefeitos anteriores, com jogo de cintura, faziam "charme" para arrancar aplausos e autorizava a passagem do Grito dos Excluídos após muita discussão e empurra-empurra, a cavalaria pisoteando todo mundo. Este ano foi utilizado até gás de efeito moral ou spray de pimenta, não sei ao certo, mas um ou outro foi utilizado foi sim – quem sabe os dois. Vi pessoas correndo com crianças atingidas pelo feito policial. Qual o problema do Grito os Excluídos mostrar todas as mazelas que a TV não mostra? E quando mostra não é com a finalidade de apontar soluções, e sim explorar o sofrimento do povo e fazer sensacionalismo para aumentar sua audiência. Que deixem o grito ecoar, para o grito ecoar é preciso passar entre as atrações oficiais e não no final, após o encerramento, sem autoridades presentes no palanque e o já esvaziado público estarem a caminho de casa. Boa leitura!

LEI SECA ABSOLVE QUEM REJEITA BAFÔMETROAo tentar ser mais rigorosa com motoristas que bebem e dirigem, a lei seca aprovada pelo Congresso em 2008 abriu caminho para a impunidade. Levantamento realizado na Justiça estadual do país inteiro mostra que 80% dos motoristas que se recusaram a se submeter ao teste do bafômetro ou a tirar sangue para a verificação do grau etílico acabaram absolvidos por falta de provas.

A avaliação que tem predominado no Judiciário é a de que a lei seca criou um limite numérico (de seis decigramas de álcool por litro de sangue, equivalente a dois chopes) que precisa ser obrigatoriamente comprovado para constatar a infração penal passível de detenção.

Prova contra si - E por que os motoristas não são punidos por se recusar a passar pelo teste do bafômetro ou a tirar sangue?

"Ninguém está obrigado a produzir prova contra si mesmo. É o principio da autoincriminação, consagrado pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Ninguém pode ser compelido, portanto, a se submeter a qualquer um dos testes existentes para informar o nível de alcoolemia", entenderam os desembargadores do Paraná.

O levantamento foi preparado pelo advogado Aldo de Campos Costa, doutorando pela Universidade de Barcelona para onde os dados foram enviados na semana passada.

FESTIVAL DE REPENTISTAS EM PATU – O amigo, professor e poeta popular Aldaci de França estará apresentando e declamando, juntamente com Iponax Vilanova, com mais outros 13 repentistas entre eles estão Geraldo Amâncio, Severino Feitosa e Hipólito Moura.

"Fico muito feliz, não só pelo fato de ser convidado, mas por saber que em algumas administrações municipais, do nosso Estado e de outros, existem pessoas sensíveis à cultura popular, e mais especificamente a Poesia Popular Nordestina. Que outras administrações municipais sigam o exemplo de Patu, Mossoró, João Dias e demais administrações que tem tido o zelo com a Poesia Popular Nordestina". Concluiu Aldaci.

SISTEMA JMA – AGRADECIMENTOS – Incumbido de oficializar agradecimento aos companheiros do SECOM – Sindicato dos Empregados do Comércio de Mossoró e Região, pela acolhida dos amigos do José Maria Alves, ocasião de uma simbólica celebração pela passagem dos 2 anos do blog Sistema JMA – Jurídico e Jornalístico em 02/09, preferi fazer de público e estender aos demais companheiros que compareceram e compartilharam com a nossa alegria. Obrigado Raimunda Soares – Presidente do sindicato e toda a companheirada.

HÉLDERI NEGREIROS É ELEITA Chefe do Departamento de Direito da Faculdade de Direito/UERN, em pleito realizado na última sexta-feira. Professores, Técnicos Administrativos e representantes estudantis que compareceram para votar, representando 99%, aprovaram as propostas da Chapa Única formada por Hélderi Negreiros e Clédina Maria Fernandes – Subchefe. A coluna parabeniza as professoras com o desejo de sucessos na condução do DE para os próximos 04 anos;

DADOS GERAIS DA VOTAÇÃO DE DED

APTOS AO VOTO

VOTANTES

VÁLIDOS

BRANCOS

AUSESTES

42

34 (73,3%)

33 (78,6%)

01 (2,3%)

08 (19,1%)

BRONCA DO LEITOR (89) - Companheiro Hermes é verdade cristalina que a TV (edição 249) serve mais aos corruptos porque estes em todas as formas tiram proveitos da situação miserável em que vive a sociedade, divulgando as mazelas e se protegendo delas em forma de insinuação, desrespeitando a massa que os escolheu como "infelizmente" representantes. Abraços, Wilson Bezerra de Moura.

FIQUE SABENDO... "As loucuras municipais". Por João Paulo Medeiros Pastoral Operária (Fonte: e-mail pessoal).

É 07 de setembro de 2009. Dia da independência. Dia da pátria. Dia vergonhoso para a cidade de Mossoró.

Estava tudo pronto para o desfile cívico. Exército, polícia, escolas, escoteiros e o grito dos excluídos, todos preparados para seguir em cortejo. Até que chega a informação de que o grito não entraria mais após os escoteiros, como devidamente combinado em reunião com o poder municipal e demais representantes das entidades que participariam do desfile. Em uma reunião misteriosa composta apenas pelo gabinete da prefeita e a polícia, ficou decidido que o grito seria o último, ou seja, depois do exército, das polícias, dos bombeiros, dos escoteiros e de 70 escolas. A mensagem foi curta e grossa, ou o grito era o último, ou não entrava. Por que essa decisão em cima da hora? A resposta é simples: esvaziar o protesto. O grito sendo o último não haveria ninguém para vê-lo e ouvi-lo, todos já teriam ido embora, inclusive a prefeita. Essa foi a primeira "loucura municipal" do dia. A notícia causou revolta. Ora, tinha sido tudo discutido e combinado em reunião, o grito entraria depois dos escoteiros. Se quem manda é o poder autoritário do executivo, então para que reunião?

As "loucuras municipais" seguiram, foi ordenado à polícia que, caso descumprissem essa ordem autoritária oriunda do gabinete do poder municipal, deveria haver repressão policial, como foi feito. Não faltaram empurrões, chingamentos (baderneiros foi o mais leve), coturnadas, enforcamentos, ameaças de prisão (por qual crime ainda não consegui achar no código penal), gás de pimenta que machucou inclusive crianças que participavam do grito. O povo das ruas vaiava a atitude ditatorial. Era perceptível que alguns policiais não queriam fazer o que estavam fazendo, calar a voz do povo sofrido, viam que o protesto era legítimo, pois eram eles, os policiais, também do povo. Mas não faltaram aqueles que, saudosisticamente, sentiram aquela saudadezinha da ditadura militar, onde poderiam "descer a porrada na gentalha", como foi muito  ouvido durante o acontecimento, através de pronunciamentos oficiais e não oficiais da polícia. É triste ouvir das pessoas pagas para proteger o povo que "essas mundiça deveria ir toda presa".

Chegaram a dizer que os participantes do grito estavam armados. Essa foi mais uma "loucura municipal". Engraçado como a falta de bom senso e argumentos levam à atitudes ridículas. O grito é um movimento que acontece há quinze anos em Mossoró e toda a América Latina, evento oficial da CNBB, espaço de denúncia das exclusões sociais, de cunho Cristão e pacifista.

Incompatível qualquer atitude violenta por parte de qualquer participante do grito. Talvez quando falavam das armas se referissem à Bíblia, com a qual todos juntos rezamos e meditamos o sermão da montanha antes de entrarmos no desfile, essa sim é uma arma muito forte, pois atinge direto no coração e na consciência.

Pois bem. Seria muito mais fácil, racional e democrático ter deixado o grito desfilar e denunciar como acontece há quinze anos, mas o poder executivo optou por suas "loucuras municipais" e deu no que deu.

Aqui, neste país de Mossoró, só pode ser dito o que o poder executivo quer que seja dito, senão pimenta nos "zói". Ter encerrado o desfile e se retirado foi algo triste para o currículo da prefeita. Por que será que ela não pode ouvir reivindicações do povo que a elegeu? Não sei responder.

Muitos, embebedados pelo egoísmo ou amarrados politicamente, reprovaram o protesto. Talvez por não ter ninguém passando fome ou qualquer outra necessidade em casa. Mas é a vida. Nem todos estão dispostos a lutar por um outro mundo possível.

Mas, apesar de tudo, o grito foi dado. O povo do Tranquilim deu seu grito por dignidade humana, pois morar em casa de taipa, sem banheiro, sem água encanada, sem energia elétrica, sem assistência médica (até a SAMU se nega a ir até lá) não da pra ficar calado. O povo do Jucurí também deu seu grito de sede, uma vez que sofre constantemente com a falta de água.

Foi ouvido também do grito dos trabalhadores rurais em terra que lutam pelo fim do latifúndio que expulsa o camponês de sua terra e degrada o meio ambiente. O grito das mulheres pelo fim da violência de gênero e desigualdade entre homens e mulheres também ecoou. O grito dos servidores municipais massacrados pelas "loucuras municipais" também foi ouvido.

Foram tantos gritos... Uns de forma coletiva, outros individuais, outros, apesar de não serem excluídos deram um exemplo de amor ao próximo e emprestaram sua voz para aqueles que não podem gritar. O importante é que, todos juntos, demos um grito por justiça que ecoou por toda a cidade.

Parabéns a todos e a todas que apoiaram o grito de forma direta ou indireta e deram esse exemplo de amor ao próximo, movimentos populares, igrejas, ONGs, sindicatos, comunidades carentes e tantos outros. Assim, do mesmo modo como no início do grito, onde fizemos uma oração, deixo aqui o trecho do sermão da montanha que nos impele a gritar cada vez mais alto: "Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus".

CONQUISTE SEU EMPREGORN – O TCE, Tribunal de Contas do Estado do RN, está oferecendo 72 (setenta e duas) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 11/09 a 12 de outubro/2009, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 4.419,44. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

CE – A Prefeitura Municipal de Penaforte/CE está oferecendo 22 (vinte e duas) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13 de setembro/2009, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.300,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

·        Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias - 251, Semana: 36ª e término: 114 dias;

·        "Acho importante esta informação "É LEI! DEPÓSITO HOSPITALAR ANTECIPADO, da edição 244 enviada pelo informativo do companheiro Hermes. Vamos divulgar. Obrigado pelas valiosas informações companheiro Hermes, sempre atento aos direitos de cidadania, tão pouco divulgados.. Carlinhos". – Obrigado Carlinhos, pela leitura e compreensão de que devemos passar adiante o que é de valia para muitos. Grande abraço companheiro!

·        "Sem palavras, parabéns, parabéns, parabéns!!! Não entendo o porque do nosso povo ter uma mentalidade tão curta. Cecília Cabral (Referência a Carta Importante para Renato Aragão - edição 255)". – A Cecília faz referência a "Carta importante para Renato Aragão", edição 255. Cecília, seu gesto é mais valiosa do que "cem" palavras, se manifeste sempre que puder ta?

·        Há 397 anos (08/09/1612) era fundada a cidade de São Luiz, hoje capital do Maranhão, pelo Senhor de La Ravardière.

**********PANO RÁPIDO**********

v     Memória: Na edição no 114/2008 (de 26 de agosto), relatamos sobre os seguintes temas: Da Luzia Bessa; Casa do Bem; Em Pau dos Ferros; Barulho de Festa Não Gera Indenização; A 4ª Plenária do Grito dos Excluídos; O Grupo de Teatro (O Pessoal do Tarará). FIQUE SABENDO: 27 de Agosto – Dia do Psicólogo;

v     Brasil vai comprar 36 caças franceses e França deve adquirir 10 aeronaves da EMBRAER, anunciam Lula e Sarkozy. FONTE: Blobo.com, em 07/09/2009;

v     Receita abre, hoje (08), consultas ao 4º Lote do IR 2009. Dinheiro estará na conta dia 15/09. FONTE: Blobo.com, em 02/09/2009;

v     Ontem foi Dia da Independência do Brasil. Hoje é Dia da Dedicação, e amanhã é Dia do Técnico Administrativo.

"Quem canta....

(Esta música eu dedico à menina da primeira fila)... Tu és o grande amor / Da minha vida, Pois você é minha querida / E por você eu sinto calor / Aquele seu chaveiro Escrito "love" / Ainda hoje me comove / Me causando imensa dor, Dor!... . ("Tu és o MDC da Minha Vida". Composição: Paulo Coelho / Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

os males espanta".

DEDICO esta edição aos brasileiros que clamam por verdadeira independência e aos técnicos administrativos.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com

*Hermes Alves de Oliveira (50), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há oito anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário: