sábado, setembro 26, 2009

FIÉIS DISTRIBUEM DOCES A CRIANÇAS PARA COMEMORAR DIA DE COSME E DAMIÃO

http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/universo.htm


FIÉIS DISTRIBUEM DOCES A CRIANÇAS PARA COMEMORAR DIA DE COSME E DAMIÃO

Adriana Morais
adriana.morais20@hotmail.com

Popularmente conhecidos como protetores das crianças, os gêmeos São Cosme e São Damião atraem devotos das mais diferentes religiões, como a católica, candomblé e umbanda. Para os religiosos, o dia 27 de setembro, dedicado aos Santos, é marcado por festas e distribuição de doces para os pequeninos.

Na fé católica, os santos gêmeos são invocados para interceder na cura de doenças infantis. Por ser protetor das crianças, a distribuição de doces corresponde a um agradecimento aos santos por sua bondade, misericórdia e intercessão.

A mesma tradição às homenagens aos santos também rege as demais religiões. De acordo com a umbanda, Cosme e Damião são os orixás-crianças e no seu dia, os umbandistas comemoram os erês, que são espíritos crianças. "Por isso que na festa dos gêmeos entregamos balas e doces como forma de homenagear aos santos", diz o babalorixá Neto Almeida.

O culto aos santos Cosme e Damião foi introduzido no Brasil pelos portugueses. Mas, como o tempo, a devoção trazida pelos colonizadores uniu-se a tradição africana que homenageia os orixás-meninos. Essa mistura fez da festa de Cosme e Damião uma das mais populares do país.

Em estados como Bahia e Rio de Janeiro a tradição de entregar doces no dia de Cosme e Damião é típica de todas as religiões. No município, a festa tem uma ênfase maior nas religiões de origem africana, uma vez que na católica as comemorações restringem-se a celebrações eucarísticas.

Já o Centro Espírita de Umbanda Xangô Agojo, as comemorações seguem à risca a tradição de distribuir guloseimas para as crianças. A festa de Cosme e Damião terá início às 16h30, com homenagens ao santos. Logo após, serão feitas as oferendas para os orixás e encerrando terá a distribuição de doces para todas as crianças próximas ao terreiro.

Neto Almeida informa que são entregues aos pequeninos balas, bolos, cocadas, pirulitos, entre outras gostosuras. "Há mais de 30 anos, o terreiro realiza a festa em homenagem a Cosme e Damião. É um momento de agradecimento aos santos por sua proteção", afirma o babalorixá.

HISTÓRIA

Embora bastantes populares, há diferentes versões sobre a história de São Cosme e São Damião. A mais aceita conta que os gêmeos nasceram na Arábia, no século III, filhos de uma família nobre.

Por serem de uma família cristã, eram fervorosos seguidores do cristianismo, sempre confiando no poder da oração e na providência divina. Na juventude, estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia, usando os seus conhecimentos para curar os necessitados. Eles não cobravam por seu serviço, uma vez que tinha como principal objetivo converter os pagãos à fé cristã, através da prática da medicina.

Os gêmeos viveram alguns anos como médicos e missionários na Ásia Menor. Por volta do ano 300 d.C. por pregarem o cristianismo, foram presos e levados a julgamento. Por não renunciarem aos princípios religiosos cristãos sofreram terríveis torturas e foram decapitados.

Anos após a morte deles, foram canonizados por aclamação popular e são considerados os primeiros santos médicos do cristianismo. Atualmente, São Cosme e São Damião são venerados como padroeiros dos médicos e farmacêuticos e das crianças.

Nenhum comentário: