sábado, maio 19, 2007

SAIBA COMO ENVELHECER

SAIBA COMO ENVELHECER
Martha Cristina Maia

Aos 10,20,30 anos... Não pensamos que chegará o tempo de nos limitarmos fisicamente, quando teremos de canalizar nossas energias para o que é mais importante e significativo para nós.
Hoje vemos as miss bisturi que só se preocupam com o externo, e o interno com um vazio profundo. As forças materiais podem diminuir, mas a espiritual tende a crescer sempre se o buscarmos. Muitos buscam na Bíblia, meditando e rezando.
Depois de atingir 60 anos de idade, aparecem os reumatismos, tromboses sendo hora de redirecionar novos planos, a viver a cada dia como se fosse o último, a última oração e agradecimento ao bom Deus, desejar e plantar idéias novas, projetos pessoais, sair da mesmice e de perto de pessoas negativas, sem auto-estima e também de pessoas que vivem a cobrar perfeição do corpo, onde hoje em dia tem se tornado assunto predileto nas rodas de amigas, parecendo não ter um novo assunto. Sendo sempre a cobrança, você está gorda, magra, abatida etc.
Subscrevo 2 cor. (1, 3, 4,) "saiba como... envelhecer,... consolar os aflitos, ser consolado... sofrer os problemas e vencer as dificuldades". Quem não tem tempo para se prevenir das doenças vai ter um dia para modificar a sua rotina frenética. E no livro de Eclesiastes 12.1-8 descreve a nossa decadência física.
Subscrevo também uma poesia de um ex-aluno meu e muito querido por nome Lucas, em que seu pai Luis que tem projetos com os idosos e já conscientiza seu filho a honrar e respeitar os mais velhos eis a poesia:
"O AMIGO"
O idoso é amigo, o idoso é um irmão,
Faça amizade com ele/e ame ele de coração.
A 3ª idade é uma parte da vida/que devemos a ela respeitar,
Respeite-a, porque se você está na infância ou adolescência
Um dia na terceira idade você vai chegar.
Vamos em frente/ não olhe para trás,
Vamos ver as coisas boas e não as más. "
(LUCAS NUNES,_adolescente - colégio evangelico) e o mesmo oferece a música pra mim, professorinha... Amo você (jamily)
É a tia que me prepara para a vida,
É a tia, que me ensina a lição todo dia,
Professorinha é bom ter você.
É a tia que me ensina juntar as letrinhas,
Sei escrever qualquer palavrinha
e com os números já sei brincar.
Um dia quando eu for gente grande,
Tia eu vou lembrar de você, ensina-me a desenhar
meu futuro pra eu vencer.
Tia, Que Deus te ilumine, eu vou, orar por você,
de um a dez você é mil, com o teu saber, ensina-me a viver....
Professorinha é bom ter você...
Professorinha amo você...
E quando eu envelhecer, possa ter sempre esse meu espírito infantil de amar
as crianças e nunca ser como o velho resmungão que sempre dizia:
- sou um velho resmungão, sou um velho arrebitado,gosto de ser resmungão e não deixo que me ponham de lado. Por isso dou pontapés a solidão e esquecem o que eu sei / todos tentam me ensinar, mas o curso que tirei só a vida pode ensinar.Dizem que eu sou uma criança/para não me darem ouvidos.Tratam com indiferenças por não estar bom dos sentidos.Trago em mim a beleza que a vida me foi emprestado/quase todos vêem nela dureza,mas são os traços que se vão transformando/sorrio quando vejo piedade. A minha alma sempre foi muito pequena com estas questões de caridade.O coitadinho por ironia ou a terceira idade por ser bonita, são desabafos de tirania e orações que não acredito...vou continuar resmungão,é a vida em tão poucas opções ignoro por me fazerem perguntas,e vou dando opiniões....sou um velho resmungão (histórias veridicas
de portugal).
Querido leitor,qualquer que seja a fase da vida em que você está,vale a pena parar e
refletir em ser como "velas" que se desgastam iluminando...nós somos luz para o mundo(mt.5.14) e que nesse lindo amanhecer em que Deus refaz suas forças,possa restaurar e ensinar a envelhecer com sabedoria,é o meu desejo.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

Nenhum comentário: