sábado, fevereiro 20, 2010

EDUCAÇÃO FÍSICA 80 AULAS

EDUCAÇÃO FÍSICA 80 AULAS
William Pereira da Silva

Este ano estarei envolvido num projeto pessoal de criar um blogue com conteúdos para oitenta aulas que corresponde à carga horária anual da Educação Física do ensino fundamental do 5º ao 9º anos. Evidentemente que esse projeto é proposto dentro da realidade das escolas em que atuo; a Escola Estadual Jerônimo Rosado e Escola Estadual Padre Alfredo e pode ser adaptado para outras escolas.
O ponto de partida foi dado com a elaboração do plano anual que já esta exposto na internet. (Ver em http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/2010/02/historia-da-educacao-fisica-wikipedia.html ). Alguns conteúdos já foram postados e a cada oportunidade que tiver estarão sendo publicadas às aulas que serão ministradas. É importante também a participação de outros professores enviando aulas prontas e idéias inovadoras para publicação que levará a sua autoria. Envie para este endereço de e-mail wilpersil2003@yahoo.com.br.
O planejamento anual 80 horas aulas ensino fundamental ano: 2010 séries/anos: 5º, 6º, 7º,8º e 9º, disciplina Educação Física do Professor William Pereira da Silva começa com os objetivos a serem alcançados de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:
Os alunos deverão durante o ano letivo através dos conteúdos e metodologias aplicadas:
• Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros, reconhecendo e respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros, sem discriminar por características pessoais, físicas, sexuais ou sociais;
• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência;
• Conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais;
• Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva;
• Solucionar problemas de ordem corporal em diferentes contextos, regulando e dosando o esforço em um nível compatível com as possibilidades, considerando que o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências corporais decorrem de perseverança e regularidade e devem ocorrer de modo saudável e equilibrado;
• Reconhecer condições de trabalho que comprometam os processos de crescimento e desenvolvimento, não as aceitando para si nem para os outros, reivindicando condições de vida dignas;
• Conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e estética corporal que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia e evitando o consumismo e o preconceito;
• Conhecer, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer, reconhecendo-as como uma necessidade básica do ser humano e um direito do cidadão.
O Plano Anual segue com conteúdos de jogos de socialização, textos ajuda para disciplinar alunos, apresentação da disciplina, projeto PROESP, relação entre atividades físicas, saúde e qualidade de vida, textos do professor William Pereira, as modalidades esportivas, domínios do comportamento humano, o processo e a seqüência do desenvolvimento motor, Estudo dos sistemas do corpo humano e sua relação com a educação Física, higiene, primeiros socorros e aspectos nutricionais na Educação Física, jogos de raciocínio lógico e fluidez de pensamentos: (Gamão, dominó, dama, sudoko, xadrez, cartas, banco imobiliário e outros...). Jogos e recreação, Ginástica corporal, ginástica geral, ginástica laboral., Culturas corporais, Danças folclóricas, Artes Marciais., Jogos Escolares (JERNS E JEMS), Jogos interclasses (Interno) e interescolares, Gincanas culturais, esportivas e recreativas, parâmetro curriculares nacionais e avaliações. Portanto é só acessar http://educacaofisica80aulas.blogspot.com/ e mão a obra.


Nenhum comentário: