quarta-feira, dezembro 15, 2010

TRANSPARÊNCIA BRASIL - Vereadores de Belo Horizonte passam 16h por dia em seus carros


Vereadores de Belo Horizonte passam 16h por dia em seus carros

Entre agosto de 2009 e dezembro de 2010, a Câmara Municipal de Belo Horizonte reembolsou aos seus ocupantes um total de R$ 1.192.676 apenas de gastos com combustível. O montante é suficiente para que um carro de porte médio, cujo consumo seja de 11 quilômetros por litro, percorresse cinco milhões e meio de quilômetros.
Cada parlamentar teria, assim, rodado cerca de 7.900 quilômetros por mês. Os vereadores teriam passado em média 316 horas por mês em seus carros – cerca de 16h por dia útil rodando em seu veículo, considerando que a velocidade média em Belo Horizonte é de 25km/h em vias principais no horário de pico.
Seis dos dez vereadores com os maiores gastos com combustível são também aqueles que mais faltaram às sessões plenárias, ou seja, registraram mais de 25% de ausências (entre justificadas e não justificadas).
Além dos gastos exorbitantes com combustível, os vereadores belo-horizontinos usaram verba da Câmara para manter escritórios de representação fora da Casa. Onze parlamentares usaram parte da verba indenizatória para pagar aluguel, luz, telefone e acesso à Internet desses escritórios. No total, eles gastaram mais de R$ 175 mil, entre agosto de 2009 e dezembro de 2010.
Nem todos, porém, têm base eleitoral distante da Câmara. Alguns tiveram votação expressiva em bairros a cerca de dois quilômetros da sede do Legislativo de Belo Horizonte.
Os dados foram recolhidos no âmbito do projeto Excelências, da Transparência Brasil. O relatório completo pode ser acessado aqui.
Acompanhe o desempenho dos ministros do Supremo Tribunal Federal no projeto Meritíssimos. Quem mais demora e quem é mais eficiente na resolução de processos, quem tem os melhores indicadores. Pela primeira vez, a percepção de lentidão do Judiciário é explicada com mensurações objetivas. Aqui.
Consulte sempre o projeto Excelências, que traz informações aprofundadas sobre os 2.368 integrantes de todas as principais Casas legislativas brasileiras: processos na Justiça, doações eleitorais, como gastam o dinheiro que recebem e muito mais. Aqui.
Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em jornais e revistas de todo o país. Aqui.
Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições. Aqui.
Transparência Brasil.

Nenhum comentário: