A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada pela prefeita Fafá Rosado nesta sexta-feira (29/04), às 9h, em solenidade realizada no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá (Feira do Bode). Este ano, a Prefeitura Municipal investe R$ 40 mil na vacinação.
Segundo a prefeita Fafá Rosado, a campanha atenderá aos pequenos criadores, que não têm condições financeiras de comprar a vacina e custear as dês despesas de aplicação do remédio. “Então, a prefeitura dá as mãos a esses criadores e assegura a imunização de seus rebanhos até 25 animais”, disse Fafá.
No seu discurso, a prefeita Fafá Rosado disse que o Município investiu R$ 40 mil reais na compra da vacina. Ela ressaltou a parceria entre Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), para realizar a vacinação.
“Essa parceria entre Prefeitura e governo do Estado é importante, porque agilizará os trabalhos de imunização dos animais, assegurando benefícios aos criadores”, destacou a prefeita Fafá Rosado, antecedendo a fala do gerente da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, Rondinel Carlos.
Segundo Rondinel, este ano, ao invés de três equipes de vacinação, a campanha contará com quatro equipes, o que, segundo ele, agilizará o atendimento aos criadores das 132 comunidades rurais de Mossoró. A campanha contra a febre aftosa começará dia 2 de maio, estendendo-se ao dia 25 do mês.
“É importante que os criadores não percam essa oportunidade, e facilitem a vacinação de seus rebanhos. É bom lembrar que a imunização do gado viabiliza a comercialização dos animais para o abate, sem restrições de normas de inspeção animal”, alertou o gerente da Agricultura Rondinel Carlos.
A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa acontecerá no mês de novembro. O gerente Rondinel Carlos esclareceu aos criadores presentes à Feira do Bode, que o adiamento da primeira etapa, deveu-se a determinação do Ministério da Agricultura, cumprida por Estados e Municípios.
Aprovando – Os pequenos criadores aprovam a iniciativa da Prefeitura Municipal em bancar a vacinação dos animais. O criador Joaquim Carlos, presidente da associação rural do Lajedo, elogiou a prefeita Fafá Rosado, agradecendo o apoio aos agropecuaristas. “É importantíssimo. A prefeitura chega numa boa hora, ajudando às famílias humildes”, reconheceu ele.