sexta-feira, abril 29, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 29 de Abril de 2011



Fafá lança campanha contra aftosa

Foto:

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa foi lançada pela prefeita Fafá Rosado nesta sexta-feira (29/04), às 9h, em solenidade realizada no Centro de Comercialização de Animais Armando Buá (Feira do Bode). Este ano, a Prefeitura Municipal investe R$ 40 mil na vacinação.

Segundo a prefeita Fafá Rosado, a campanha atenderá aos pequenos criadores, que não têm condições financeiras de comprar a vacina e custear as dês despesas de aplicação do remédio. “Então, a prefeitura dá as mãos a esses criadores e assegura a imunização de seus rebanhos até 25 animais”, disse Fafá.

No seu discurso, a prefeita Fafá Rosado disse que o Município investiu R$ 40 mil reais na compra da vacina. Ela ressaltou a parceria entre Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, através do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN), para realizar a vacinação.

“Essa parceria entre Prefeitura e governo do Estado é importante, porque agilizará os trabalhos de imunização dos animais, assegurando benefícios aos criadores”, destacou a prefeita Fafá Rosado, antecedendo a fala do gerente da Agricultura, Abastecimento e Recursos Hídricos, Rondinel Carlos.

Segundo Rondinel, este ano, ao invés de três equipes de vacinação, a campanha contará com quatro equipes, o que, segundo ele, agilizará o atendimento aos criadores das 132 comunidades rurais de Mossoró. A campanha contra a febre aftosa começará dia 2 de maio, estendendo-se ao dia 25 do mês.

“É importante que os criadores não percam essa oportunidade, e facilitem a vacinação de seus rebanhos. É bom lembrar que a imunização do gado viabiliza a comercialização dos animais para o abate, sem restrições de normas de inspeção animal”, alertou o gerente da Agricultura Rondinel Carlos.

A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa acontecerá no mês de novembro. O gerente Rondinel Carlos esclareceu aos criadores presentes à Feira do Bode, que o adiamento da primeira etapa, deveu-se a determinação do Ministério da Agricultura, cumprida por Estados e Municípios.

Aprovando – Os pequenos criadores aprovam a iniciativa da Prefeitura Municipal em bancar a vacinação dos animais. O criador Joaquim Carlos, presidente da associação rural do Lajedo, elogiou a prefeita Fafá Rosado, agradecendo o apoio aos agropecuaristas. “É importantíssimo. A prefeitura chega numa boa hora, ajudando às famílias humildes”, reconheceu ele.


São Camilo tem a 2ª melhor avaliação em atendimento psiquiátrico do país

Foto:

O Hospital São Camilo de Léllis está completando cinco anos de municipalização, tendo uma boa avaliação do Ministério da Saúde. Pelo segundo ano consecutivo, o hospital conseguiu a segunda melhor nota em atendimento psiquiátrico no país, ficando atrás somente do hospital Pihás no Rio de Janeiro (RJ). A avaliação leva em conta principalmente a questão do atendimento humanizado dispensado aos pacientes usuários do serviço.

Nesta sexta-feira (29/04), a prefeita Fafá Rosado fez uma visita ao hospital e participou da festa de aniversário. Acompanhada da vice-prefeita Ruth Ciarlini, do Secretário Municipal da Cidadania Francisco Carlos Carvalho e do Gerente Executivo da Saúde Benjamin Bento, ela conversou com pacientes, e se confraternizou com a equipe técnica.

No salão de terapia ocupacional do próprio hospital, a Prefeita assistiu a apresentação do coral ‘Talentos Femininos’, formado por enfermeiras e pedagogas do Caic do Abolição IV (zona oeste da cidade),sob a regência da professora Hulda Nunes e um vídeo mostrando momentos marcantes desses cinco anos de municipalização.

Ao discursar, tranqüilizou os pacientes de que o serviço não será fechado. “Tivemos coragem de assumir o hospital para garantir a assistência e vocês podem ficar tranqüilos que esse hospital não será fechado porque entendemos a necessidade dele”, falou Fafá.

O secretário da Cidadania Francisco Carlos foi mais além ao destacar que depois da municipalização, o hospital precisa de um espaço próprio e melhor. “Eu vi essa estrutura crescer, resistimos á reforma psiqui&aacu te;trica que mandou fechar os hospitais,mas agora vejo que o próximo desafio é dotar esse serviço de uma estrutura própria, porque esse hospital funciona e dá resposta”, destacou.

Já o gerente Benjamin Bento, destacou a estruturação da rede de atendimento em saúde mental. “Temos hoje uma rede invejável á muitos municípios porque temos 1 ambulatório, 4 CAPSs e esse hospital e a nossa intenção é trabalhar cada vez mais para melhorar cada vez mais o serviço e facilitar o acesso”, falou anunciando que nos próximos dias a Unidade Integrada de Saúde Mental (UISAM) funcionará em estrutura anexa ao hospital.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Cláudia Regina também parabenizou a equipe e a coragem da prefeita em assumir o hospital. “Por uma questão de justiç ;a não posso deixar de registrar a coragem da prefeita e a sua sensibilidade em assumir esse hospital e eu tive o privilégio de participar desse processo como vice-prefeita”, comentou.

O paciente Geraldo Pereira falou em nome de todos os pacientes atendidos no hopital. “Aqui somos tratados com ternura e carinho, podem vir sem medo e prefeita, por favor, não deixe fechar esse hospital”, pediu Geraldo.

À tarde, a programação se estendeu com uma grande festa dos Anos 60. O hospital atende hoje 116 pacientes e conta com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, educadores físicos, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio.


Unidades de saúde abrem neste sábado para campanha de vacinação contra gripe

Foto:

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Mossoró abrirão neste sábado (30/04) para campanha de vacinação contra gripe. A imunização começou na última segunda-feira (25/04), mas amanhã será realizada o dia ‘D’ da campanha.

O Secretário da Cidadania Francisco Carlos e o Gerente Executivo de Saúde Benjamin Bento abrirão oficialmente o dia D da campanha às 9h na Unidade Básica de Saúde José Leão no bairro Alto da Conceição (zona sul da cidade).

Além dos idosos, devem receber a vacina todas as gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, além dos profissionais de saúde. Em Mossoró, a meta é vacinar 33.609 pessoas ou pelo menos 80% desse público.

Até o ano passado, a campanha anual era direcionada apenas ao s idosos e indígenas. Agora o Ministério da Saúde resolveu ampliar o público-alvo. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1).

Neste sábado, todos os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h. Quem perder o prazo ainda terá até o dia 13 de maio para comparecer a unidade de saúde mais próxima e receber a imunização.

CRIANÇAS- No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.

CONTRA-INDICAÇÃO- Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, deficiência no sistema imunológico (de defesa do organismo) ou tratamento de doenças como câncer e aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: