TIRADENTES
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal[1], batizado em12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista,tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.
DESCOBERTA DO BRASIL
O termo descoberta do Brasil se refere à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada porPedro Alvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. A palavra "descoberta" é usada nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus às terras do atual Brasil, que já eram habitadas por vários povos indígenas.
Embora quase exclusivamente utilizado em relação à viagem de Cabral, o termo "descoberta do Brasil" também pode referir-se à suposta chegada de outros navegantes europeus antes de Cabral. Esse é o caso das possíveis expedições do espanhol Vicente Yáñez Pinzón em 26 de janeiro de1500[1][2], e de Duarte Pacheco Pereira[3] em 1498.[4]
Nenhum comentário:
Postar um comentário