sexta-feira, maio 06, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 06 de Maio de 2011




Prefeita Fafá Rosado inaugura Cras Bom Pastor
Foto:
A rede municipal da assistência social cresceu mais de 1.000% na Gestão Fafá Rosado. A declaração foi feita pela gerente da Assistência Social, Fernanda Kallyne, durante a inauguração da sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro Bom Partos, em solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (06/05).
De acordo com números divulgados por Fernanda Kallyne, há seis anos, no início da gestão da prefeita Fafá Rosado, havia um Cras em Mossoró. “Hoje, são 12 unidades na zona urbana e duas estão sendo instaladas na zona rural”, contabilizou Fernanda, ressaltando o compromisso do atual governo com as políticas em assistência social.
“Isso mostra que estamos no caminho certo”, observou a gerente Fernanda Kallyne, citando ainda outras ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal na área social. Além dos Cras, a Prefeitura implantou a Casa de Passagem, o abrigo infantil e os Creas, visando acolher pessoas com vulnerabilidade social, em diferentes projetos.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco José Júnior, também discursou na inauguração do Cras do Bom Pastor. Segundo ele, “são obras como esta (o Cras) que contribuem para o desenvolvimento e para a melhoria da qualidade de vida das famílias que residem nesta comunidade”, destacou o dirigente do Legislativo.
A prefeita Fafá Rosado considerou o Cras do Bom Pastor um benefício de grande relevância para aquela comunidade. “Quando a prefeitura entrega um benefício social dessa grandeza, está contribuindo com a cidadania de milhares de famílias, pois da mão do poder público para ter seus direitos sociais garantidos”, disse Fafá.
Um exemplo está na assistência aos jovens. “O trabalho desenvolvimento pelo Cras com os jovens, por exemplo, é muito importante. O trabalho realizado aqui oportuniza à parcela da juventude atividades saudáveis, afastando-a do risco do álcool e das drogas, tão presentes hoje entre adolescentes”, comentou a prefeita.
O Cras - A equipe da unidade é composta de coordenador, dois assistentes sociais, psicólogo, técnico de nível superior, orientador social, agente administrativo e pessoal de apoio. O atendimento acontece das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, tendo como público-alvo: idosos, crianças, jovens, deficientes, entre outros.
A prefeitura recebe co-financiamento federal e com recursos próprios investiu para instalação do Cras do Bom Pastor uma média de R$ 28.330,00(vinte e oito mil, trezentos e trinta reais). O Centro de Assistência integra a rede de assistência social do Município, substancialmente expandida nos últimos anos pela gestão municipal.

Prefeita participará neste sábado, 7, de audiência sobre “Furna Feia”
Foto:
Será realizada neste sábado, 7, no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), uma audiência pública em prol do projeto de criação de Unidade de Conservação Federal na área da reserva legal de Furna Feia, antiga fazenda Maisa. Ontem, uma audiência com igual teor foi realizada na cidade de Baraúna, considerando que boa parte da área de conservação se encontra naquele município.
A prefeita Fafá Rosado confirmou presença na audiência pública de hoje para reafirmar o compromisso do município com a luta que vem sendo desenvolvida para a criação da unidade de conservação. “Existe uma riqueza histórica muito grande naquela área e nosso papel é garantir que esta riqueza não seja destruída, pelo contrário, possa ser preservada e estudada pelos nossos técnicos”, disse Fafá.
O projeto é coordenado pelo Centro Nacional de  Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV/RN) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró. A Gerência da Gestão Ambiental é o órgão municipal, determinado pela prefeita Fafá Rosado, para estar à frente do projeto.
O parque de Furna Feia é a maior caverna do Estado do rio Grande do Norte, com 760 metros de desenvolvimento linear, sendo ainda abrigo de letreiros de pinturas rupestres em suas galerias e considerado um dos maiores e mais importantes remanescentes do bioma caatinga do estado.
O gerente da Gestão Ambiental, Mairton França, explica que o  referido complexo espeleológico faz parte de áreas consideradas prioritárias para ações de conservação da biodiversidade da fauna e flora da caatinga, segundo critérios adotados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), o qual aprovou a proposta de criação  da unidade de conservação com  apoio formal de algumas instituições.
O projeto de Furna Feia reúne órgãos como Ibama, Idema, Incra, Prefeitura de Baraúna, além da Prefeitura de Mossoró. “Dentro deste contexto, convidamos a população em geral para participar da audiência pública”, convoca o gerente da Gestão Ambiental, Mairton França. A audiência começará às 8h, no auditório da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Prefeita Fafá Rosado visita famílias em áreas ribeirinhas

Foto:
Preocupada com as chuvas constantes que estão caindo em Mossoró, a prefeita Fafá Rosado  convocou toda sua equipe técnica e a comissão de Defesa Civil e foi pessoalmente conferir a situação das famílias que moram na região ribeirinha da cidade e em áreas com córregos e lagoas que sofrem transtornos durante o período da estação invernosa.
Durante toda a sexta-feira, nas diversas conversas que manteve com populares e nas entrevistas que concedeu as emissoras de rádio, Fafá informou sobre o monitoramento que a Prefeitura está fazendo nas diversas áreas bem como sobre as condições do Rio Mossoró. “Esse é um momento em que não podemos ficar esperando, temos que tomar atitudes preventivas para que as famílias possam ser assistidas corretamente pelo,poder público”, explicou a prefeita.
Fafá Rosado determinou a Secretaria de Serviços Públicos ampliação das equipes que trabalham atendendo as solicitações que chegam através do disque-chuvas criado pelo município que atende através do telefone 3315.5000. “´Pedi ao secretário de Serviços Urbanos, que redobre os cuidados e que mantenha no período de chuvas,  dia e noite, equipes de plantão para atender os chamados”.
Fafá visitou ontem moradores do conjunto Redenção, que sofrem com o volume de águas no córrego que atravessa parte do conjunto e foi ao bairros Alto da Conceição e Pereiros, onde o leito do rio se alongou e ameaça algumas casas mais próximas. A prefeita disse que não era hora de discutir as causas de construções feitas tão próximas ao rio, o que tinha que ser levado em conta era quem eram famílias que poderiam precisar de auxílio, caso a água venha a invadir suas moradias.
Fafá Rosado pediu a Gerência de Assistência Social para iniciar o levantamento das famílias que estavam em áreas de risco para que houvesse um planejamento de assistência caso venha a existir a necessidade de transferência destas famílias para outros locais. A Defesa Civil, Fafá solicitou informações sobre o monitoramento do Rio Mossoró.
A preocupação maior da governante municipal é quanto ao volume de água no Rio proveniente das barragens de Pau dos Ferros e de Apodi. Caso estas barragens comecem a sangrar o risco de que o leito do rio em Mossoró avance sobre as residências é bem maior.
Fafá Rosado anunciou que na área de infraestrutura já determinou um estudo para que tão logo o inverno acabe, haja um programa de recuperação das ruas da cidade. “Não adianta a gente fazer calçamento ou asfalto agora, porque as chuvas vêm e levam tudo. Devemos estar prontos para que assim que acabe o inverno a gente faça um trabalho completo de recuperação da infraestrutura da cidade”, disse.

Prefeitura faz parceria com a UERN para qualificar novos médicos

Foto:
A Prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, se disse orgulhosa com a proximidade da data de colação de grau da primeira turma de medicina, formada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A declaração de Fafá foi feita ontem durante a solenidade de assinatura do ato governamental que reconheceu oficialmente o curso de medicina. O documento de reconhecimento foi assinado pela governadora Rosalba Ciarlini.
O curso de medicina da UERN foi criado através da  fundação da Faculdade de Ciências da Saúde, ligada a UERN e que selecionou em 2005 a primeira turma de 26 estudantes para a formação médica. A colação de grau desta primeira turma está marcada para o dia 12 de maio próximo. Atualmente o curso tem 156 alunos divididos em seis turmas.
O papel da Prefeitura de Mossoró neste processo foi destacado pelo reitor Milton Marques de Medeiros, em discurso feito durante a solenidade de assinatura do ato de reconhecimento do curso. “A Prefeitura foi uma parceira presente que acatou a nossa proposta de oferecimento aos nossos novos médicos de fazerem a residência médica aqui mesmo em Mossoró”, disse o reitor.
Segundo Milton a tendência era que os jovens formandos buscassem as capitais em busca do estágio, as chamadas residências médicas, geralmente pelo período de dois anos, mas graças a parceria com a Prefeitura de Mossoró, muitos destes jovens poderão fazer aqui mesmo na cidade esta nova etapa de seus aprendizados.
“Quando a UERN nos procurou para que as nossas unidades de saúde, nossos programas de saúde, pudessem ser parceiros para a residência médica dos  primeiros formandos, disse ao reitor Milton Marques que a nossa estrutura estava inteiramente a disposição”, justifica Fafá Rosado, dizendo que Mossoró se enche de orgulho com o grupo de médicos formados em nossa própria cidade..
Com a ação da Prefeitura foi possível criar a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, com a oferta de nove vagas. Através desta experiência os novos médicos passam a desenvolver uma proximidade com o Sistema Único de Saúde, principalmente da Estratégia de Saúde da Família.



Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: