sexta-feira, junho 17, 2011

Em defesa dos bens públicos, contra a privatização

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

Boletim Carta Maior - 17 de Junho de 2011 Ir para o site
 

 
 
Página da Carta Maior no Facebook Siga a Carta Maior no Twitter Canal da TV Carta Maior no Youtube Assine nossos FEEDS
 

Em defesa dos bens públicos, contra a privatização

Dezenas de milhares de estudantes, professores e funcionários de escolas saíram às ruas esta semana no Chile para protestar contra a crescente privatização da educação no país. Na Europa, outras dezenas de milhares de jovens, trabalhadores de diversos setores e desempregados estão nas ruas na Grécia, na Espanha, na Tchecoslováquia e em outros países contra os planos de austeridade do FMI e do Banco Central europeu que representam maior arrocho para os assalariados, privatização de empresas e serviços públicos e impunidade para os responsáveis pela crise. Por todo o mundo, cresce a resistência à ofensiva do grande capital que quer resolver a crise econômico-financeira iniciada em 2008, transferindo os custos, mais uma vez, para os bolsos de quem vive do trabalho. A Carta Maior destaca essa situação neste fim de semana, sugerindo a leitura dos artigos e reportagens abaixo destacados, que fazem parte de dois Especiais, Desordem Financeira e As Ruas do Mundo, que ajudam a entender o atual cenário internacional e seus possíveis impactos na América Latina e no Brasil.


LEIA NO ESPECIAL "AS RUAS DO MUNDO":



 
Milhares de estudantes e professores protestam contra Piñera
Protestos massivos realizados em Santiago e em outras cidades chilenas deixaram claro o descontentamento com a situação da educação pública no Chile. Manifestantes pediram mudanças como o fim do lucro, maior equidade e gratuidade de ensino. Cresce o descontentamento com o governo conservador.
> LEIA MAIS | Internacional | 17/06/2011
 
Espanhóis sofrem ação de policiais infiltrados e manipulação midiática
Policiais à paisana realizaram atos provocadores em Barcelona "incitando" a ação violenta de policiais fardados que, logo depois, esforçaram-se para defender os autores do suposto tumulto. Vídeo gravado pelos manifestantes mostra ação dos policiais infiltrados. No entanto o que se via no noticiário da televisão espanhola, TV3, era que os “indignados” haviam perdido a simpatia popular conquistada até o momento, depois de terem empregado violência nas manifestações em torno do parlamento. Graves atentados à liberdade de expressão estão ocorrendo na Espanha. O artigo é de Fabíola Munhoz.
> LEIA MAIS | Internacional | 16/06/2011
 
Greve geral contra austeridade paralisa a Grécia
Os serviços públicos, hospitais e escolas, os transportes e os meios de comunicação paralisaram suas atividades nesta quarta-feira devido à greve geral convocada pelas principais centrais sindicais gregas. 150 mil "indignados" gregos cercaram o Parlamento e tentaram furar a barreira policial, o que deu origem a confrontos violentos. Governo tenta aprovar novo pacote de cortes e privatizações para receber nova "ajuda" externa, um pacote de empréstimo de 110 bilhões de euros.
> LEIA MAIS | Internacional | 15/06/2011
 
Greve contra arrocho paralisa trens na República Tcheca
Greve contra política de arrocho do governo paralisou o metrô de Praga pela primeira vez na história e afetou o serviço de trens em todo o país. Os grevistas pedem a renúncia do governo de centro-direita por causa do severo plano de arrocho que apresentou propondo o aumento da idade da aposentadoria, o aumento de impostos e a limitação de benefícios sociais. A situação da república tcheca é comum a de vários países europeus, onde os cortes orçamentários converteram-se em moeda corrente das políticas oficiais defendidas pelo FMI e pelo BC europeu.
> LEIA MAIS | Internacional | 16/06/2011

 
Veja também:
 
   
 

 


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

Nenhum comentário: