quinta-feira, junho 30, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 30 de Junho de 2011



Prefeita Fafá Rosado participa do São João do PETI do bairro Barrocas
Foto:
A prefeita Fafá Rosado, acompanhada do secretário de Serviços Urbanos, Alex Moacir, participou na tarde desta quinta-feira (30/06), do São João dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), núcleo das Barrocas.
Antes de iniciar a programação da festa junina das crianças, Fafá Rosado discursou para as famílias e funcionários presentes, elogiando a organização do evento e ressaltando a importância de festas como essas para as crianças assistidas pelo Programa. “Parabéns aos organizadores da festa, parabéns as crianças, é muito bom poder participar de uma festa tão linda e tão bem organizada. É muito bom, principalmente, presenciar a alegria dessas crianças”, destacou a prefeita Fafá Rosado
A diretora do Peti, Rita Dantas da Silva, disse que o “Arraial do Sertão Nordestino”, tema da brincadeira, já é tradicional. Para a conclusão da festa das 540 crianças atendidas na unidade, leva um mês de trabalho antes do evento. “Pelo menos as quadrilhas a gente passa um mês ensaiando com elas para que tudo saia direitinho”, disse a diretora. Ressaltando ainda que todo ano a festa junina da instituição é promovida com muitas brincadeiras, comidas típicas, enfim uma programação bem diversificada.
Rita destaca que entre todos os eventos do ano este é um dos momentos mais esperados pelas crianças. “Nós funcionários contamos com o empenho de todas elas ao longo dos preparativos”, acrescentou.
A diretora agradeceu a presença da prefeita Fafá Rosado, e disse que a unidade sempre contou a presença dela em todos os acontecimentos da instituição. “Isso é bom, em especial para as crianças que se sentem prestigiadas”, declarou a diretora.





Inscrições para prêmio fomento são
prorrogadas até o dia 15 de julho

Foto:
A Secretaria Municipal da Cidadania através da Gerência Executiva da Cultura prorrogou até o próximo dia 15, o prazo para inscrições no Prêmio Fomento, edição 2011. Através do prêmio, a prefeitura apóia financeiramente projetos culturais nas áreas de artes cênicas, literatura, artes plásticas e cinema. Ao todo, serão aplicados recursos na ordem de R$ 165 mil.

“Atendendo a solicitação da classe artística e reconhecendo a importância do prêmio para a valorização da cultura mossoroense, resolvemos dar mais tempo para os artistas se organizarem e concluírem suas propostas com mais tranqüilidade”, destacou o secretário da Cidadania Francisco Carlos Carvalho.

Poderão concorrer ao prêmio, tanto pessoas físicas quanto jurídicas residentes em M ossoró. Esse último, no entanto, terá que ter natureza artístico-cultural, sem fins lucrativos, publica ou privada.

As propostas serão avaliadas por uma comissão, indicada por meio de portaria do Conselho Municipal de Cultura, a ser nomeada e publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM), após o período de inscrições.  

A prorrogação do prazo de inscrições modificou também o cronograma de execução de seleção dos projetos. Assim, a publicação do resultado da seleção acontecerá em setembro e a premiação em novembro.

O edital completo de seleção pública para fomento à cultura mossoroense está disponível na internet (www.prefeiturademossoro.com.br) no JOM, edição do dia 01 de abril d e 2011. 


LINHAS DE ATUAÇÃO DO PRÊMIO

-  Artes cênicas- Montagem de espetáculos de teatro, dança e música
-  Arte cênica nas escolas- Montagem de espetáculos de teatro, dança e música
-  Literatura- Dramaturgia, romance, poesia, contos,crônicas e cordel
-  Artes Plásticas- Exposição de artes
-  Cinema- Ficção, documentário

CRONOGRAMA DO PRÊMIO

Ø  Até 15/07/11- Período de inscrição
Ø  15/09/11- Publicação do Resultado de seleção dos projetos
Ø  14/11/11- Premiação dos projetos selecionados





Serviços do PSB tem atendido as demandas
sociais das famílias em situação de risco

Foto:
A Gerência de Desenvolvimento Social desenvolve ações que objetivam a melhoria da qualidade de vida da população. Trata-se de vários trabalhos sociais que são desenvolvidos em favor das famílias menos abastecidas, e o que é melhor, atividades que acontecem em processo continuo.
O serviço de Proteção Social Básica, por exemplo, é uma das ações efetivas que se destina a atender as principais demandas sociais das famílias em situações de risco. O trabalho tem entre suas variadas funções o de fortalecer vínculos familiares e comunitários, funções estas que vem sendo praticadas em Mossoró por meio de diversas atividades de responsabilidade da GEDS.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Social, Fernanda Kalliny, a ação “destina−se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, fragilização de vínculos afetivos tipo discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras”, explicou.
De acordo com dados de 2010, registrado na GEDS, os atendimentos quantitativos dos serviços da PSB foram: famílias em situação de vulnerabilidade, 15.778; idosos, 1.394; Projovem adolescente, 1.475; gestante; 342; nutriz, 705; criança de 0 a 6 anos; 239. Para a gerente os números mostram o quanto projetos sociais dessa natureza são importantes para a cidade, tendo em vista que existe demanda para todos os tipos de atendimento.
Serviço de acolhimento institucional – Casa de Passagem
A Casa de Passagem Nossa Gente, inaugurada em setembro de 2010, tem sido referência quando o assunto é trabalho social. Em 2010 foram realizados 45 atendimentos. Entre os assistidos, adolescentes, adultos e crianças.
A gerente afirma que entre as causas que lideram o número de internamento estão violência doméstica, situação de rua e conflito familiar. As crianças, adolescentes e idosos que chegam até a Casa geralmente são encaminhadas por outras instituições de apoio como Conselho Tutelar e Creas. Fernanda Kalliny destaca que ao entrar na instituição o “morador” provisório recebe todo o atendimento necessário.
Na Casa de Passagem a assistência é dada durante 45 dias, sendo que, dependendo da necessidade, esse período poderá ser prorrogado. O acolhimento provisório é feito a pessoas em situação de risco, desabrigadas, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de auto-sustento.
O corpo funcional da Casa de Passagem é composto por coordenador, assistente social, pedagogo, auxiliar administrativo, auxiliar de serviços gerais, cozinheiros e segurança. O objetivo da instituição é resgatar auto-estima dessas pessoas e reintegrá-los à sociedade e á família. A criação da Casa de Passagem faz parte da política de apoio social destinada aos que tem menor poder aquisitivo. O trabalho é semelhante ao que é desenvolvido pelo Cras, o Niad Piguinho de Gente, o Peti, o programa de idosos, o plantão social, entre outras unidades de mesmo objetivo.





Eleições para Conselheiros Tutelares acontecem neste domingo, dia 03
Foto:
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Mossoró realiza as eleições dos Conselhos Tutelares, da 33ª. e 34ª. zonas eleitorais, conforme prevê a Lei Federal no. 8.069/90 e a Lei Municipal no. 585/91. O pleito acontece neste domingo (03/07), das 8h às 17h, em quatro locais distintos.
Os eleitores da 33ª. zona eleitoral cujos nomes tiverem as letras iniciais de A a K votarão no Centro de Estudos Supletivos Padre Alfredo Simonetti; os com iniciais de L a Z vão se dirigir a Escola Estadual Centenário de Mossoró. Já os cadastrados na 34ª. zona eleitoral votarão na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges (de A a K) e na Faculdade de Enfermagem (de L a Z).
Todos os eleitores que estiverem com suas obrigações eleitorais regularizadas estão aptos a votarem neste domingo. Segundo Mirna Aparecida, presidente do COMDICA, para votar o cidadão deve apresentar, além do Título de Eleitor, um documento de identificação oficial com foto, como carteira de identidade, de motorista entre outros.
O Conselho Tutelar é um órgão inovador na sociedade brasileira. Tem a missa de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento a esse público. “O Conselheiro Tutelar tem a obrigação de respeitar e seguir com zelo as diretrizes emanadas da comunidade que o elegeu. Sendo assim, é vital que os cidadãos vão às urnas e votem nestes representantes que contribuirão na realização de um trabalho social eficaz e efetivo”, enfatiza Mirna.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disponibilizou urnas eletrônicas para o processo de votação. O trabalho será supervisionado pelo Ministério Público. Ao todo, vinte concorrentes disputam as vagas para o Conselho Tutelar, dez em cada zona. Alice Dutra, presidente da comissão eleitoral, explica que os cinco candidatos mais votados de cada zona se tornarão Conselheiros Tutelares do município.
O resultado será divulgado no mesmo dia das eleições. A apuração acontecerá no auditório da Secretaria da Cidadania. Mais informações podem ser obtidas através do site www.prefeiturademossoro.com.br ou pelo telefone (84) 33154829.

Conheça os candidatos de cada zona eleitoral:

33ª. ZONA ELEITORAL
NOME / NÚMERO
Josias Silva da Costa – 10
Ítalo Mikael de Paiva Oliveira – 11
Thábata Cristina Freire de Lima – 12
Maria Lidiane Agostinho de Menezes – 13
Maura Iris Albuquerque – 16
Antonia de Fátima Melo de Araújo – 17
Arnon Dutra Dantas Targino Sobrinho – 18
Nicácia Natália Ulisses Nunes – 21
Larisse Cristine Alves de Oliveira – 24
Silvaneide Ferreira da Silva – 25

34ª. ZONA ELEITORAL
NOME / NÚMERO
José Justino de Souza Filho – 14
Umberiana Maniçoba de A. Brilhante – 15
Eilson Pereira da Silva – 19
Flávio Roberto de Oliveira Duarte - 20
Lúcia Maria de Góis e Silva – 22
Carlos Antonio da Silva – 23
Isabelle Cristiny Alves de Medeiros – 26
Núbia Galdino da Silva – 27
Larissa Miquerine Rebouças Pereira – 28
Marileide da Silva Morais Pontes - 29





Definido grupos do XV Circuito Mossoroense de Futebol Amador
Foto:
Foi definido nesta quinta-feira, 30, os grupos das chaves que disputarão o XV Circuito Mossoroense de Futebol Amador que será iniciado no próximo dia 23 de julho prosseguindo até a primeira semana de dezembro.
O sorteio aconteceu no Ginásio Municipal Pedro Ciarlini e contou com a presença de atletas e vários bairros da cidade. O Secretário Municipal da Cidadania Francisco Carlos Carvalho participou da reunião. “Só faz esporte quem ama e por isso quero iniciar minha fala parabenizando todos vocês. A Prefeitura reconhece e cuida do esporte amador”,destacou o secretário acrescentando apoio da municipalidade em iniciativas como a Copa Mossoroense, Campeonato de Bairros, Jerns, entre outras.
“No ano passado realizamos 14 campeonato nos bairros e estamos realizando convênio para realizar a copa mossoroense no segundo semestre”, falou Francisco Carlos destacando apoio da prefeitura no projeto Craque do Futuro que beneficia atualmente mais de 300 crianças e adolescentes em várias modalidades esportivas.
Além do sorteio das equipes, ele distribuiu meiões para todas as 96 equipes que participarão do campeonato, que envolverá cerca de 2500 atletas.
Nessa primeira fase, os grupos jogarão entre si na chave, classificando dois (cada chave), onde farão o cruzamento olímpico para saber o campeão e vice de cada campo. Os classificados irão para a segunda fase no sistema do mata-mata enfrentando os melhores de cada campo para sair o grande vencedor.
Na zona urbana,os jogos serão realizados nos sábados a tarde e na zona rural, aos domingos pela manhã.

VEJA COMO FICOU OS GRUPOS

Campo- Estrada da Raiz
GRUPO A
Bad Boy
Palmeiras
Cruzeiro
Goiás

GRUPO B
Salinista
Juventude do Santo Antônio
Borborema
Canto Certo

GRUPO C
Redenção
Doze Anos
Juventos
Redenção
Sociedade

GRUPO D
Juventude do Redenção
15 de Junho
CDA
Estrela Azul

Campo Abolição
GRUPO E
Abolição IV
LDA
CEP Potiguar
São Caetano

GRUPO F
Esportiva Santa Delmira
Boa Esperança
Palmeiras IV
Arcenal

Campo Papoco
GRUPO G
Papoco
Planalto
União da Ilha
Salinas

GRUPO H
ABC Sport Magia
São Manoel
JBFC
Barcelona do Carnaubal

Campo Bom Jesus
GRUPO I
Pro-Jovem
Bom Jesus
Abelhas do Nova Vida
Vasco

GRUPO J
Jamaica
Liberdade
Palmeiras do Bom Jesus
Iraque

Campo do Dodinha- Pintos
GRUPO L
Potiguar do São Manoel
Botafogo da Boa Vista
Pirrichil
MM Locações Vingt Rosado

GRUPO M
Juventude dos Pintos
Internacional das Barrocas
Brasiliense
Atlético Aeroporto II

Zona rural
Campo de Alagoinha
GRUPO N
Senegal
São Caetano do Recanto Esperança
Ubarana
Portuguesa

GRUPO O
América do Coqueiro
Cruzeiro de Alagoinha
Força Jovem de Alagoinha
São Paulo do Recanto

Campo da Maisa
GRUPO P
São José
8 de Maio
Assentamento Jurema
Poço 10

GRUPO Q
PA Oziel Alves
PA Apodi
Pau Branco
Pomar

Campo da Barrinha
GRUPO R
Passagem do Rio
Barrinhas Sport Club
Sport Club Barrinha
Sítio São Francisco

GRUPO S
Rua do P
Furacão
InterTV
Força Jovem Barrinha

Campo do Riacho Grande
GRUPO T
Vitória de Fazenda Nova
Santa Cruz do Rancho da Caça
Bahia do Santa Elza
Riacho Grande

GRUPO U
Humaitá
Serrano
Bota Fogo
Bagaço

GRUPO W
Campo Jucuri
Barreirence
Pedra Branca
Flamengo do Cabelo de Negro
Atlético Jucuriense

GRUPO V
União de Jucuri
Independência de Pedra Branca
Juventude de Cabelo de Negro
Recreio

GRUPO X
Campo Passagem de Pdra
Baraúna Passagem de Pedra
Rincão
Rio Morto
Sítio Ema

GRUPO Z
Piquiri
Rio do Carmo
Susuarana
Mulunguzinho



Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: