sexta-feira, julho 29, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 29 de Julho de 2011



Prefeita Fafá Rosado se reúne com empresários do setor salineiros
A produção de sal é indiscutivelmente um dos principais produtos da economia de Mossoró, principalmente, quando se considera o fato de que grande parte da população local trabalha na cadeia produtiva do sal.
Diante dessa importância a prefeita Fafá Rosado ao longo de sua administração tem estado sempre à disposição para atender as reivindicações do setor no que concerne a Prefeitura, isso, com o objetivo de garantir a segurança da produção e, consequentemente, o fortalecimento da economia neste segmento.
Na tarde desta sexta-feira (29), a prefeita recebeu a comissão dos salineiros, em reunião realizada no gabinete, que teve como pauta os problemas que atingem diretamente o desenvolvimento da produção do sal em Mossoró. Na ocasião os empresários apresentaram as principais dificuldades que vem enfrentando e as conseqüências que estas acarretam para o desenvolvimento da produção.
Um dos fatores que mais vem preocupando o grupo de salineiros é um canal situado na Rua Benício Filho, localizada na Ilha de Santa Luzia. De acordo com Alexandre Lopes, Secretário do Desenvolvimento Territorial e Ambiental, os empresários alegam que a existência desse canal estaria gerando a dessalinização, com isso, impedindo a produção de sal. Problema, que segundo os representantes do setor, é considerado grave. 
Diante da reivindicação, a prefeita Fafá Rosado garantiu que será elaborado um projeto de abertura do canal para ser apresentado ao Ministério Público. É que, conforme explicou o secretário, Alexandre Lopes, existe uma decisão judicial para que não seja feito a abertura desse canal, no entanto depois de concluído o projeto e mostrado ao Ministério Público é que será decidido o que fazer.
“A decisão da prefeita diante da situação é de que seja elaborado um projeto para ser apresentado ao Ministério Público. A partir daí veremos o que pode ser feito”, explica Alexandre.
Fafá Rosado deixou claro no encontro o interesse em resolver o mais rápido possível as questões que dependerem do Município. “Sei da importância do mercado salineiro para a cidade e sempre estive a disposição como prefeita para atender no que for preciso. Portanto, esse será mais um problema que vamos tentar resolver juntamente com os empresários do setor e buscar uma solução definitiva”, afirmou Fafá Rosado.
O encontro reuniu, além de empresários do setor salineiro, o controlador-geral do Município, Noguchi Rosado; Alexandre Lopes, da Sedetama; Nilson Brasil, secretário de Desenvolvimento Econômico e Silvio Junior, gerente do Turismo, Indústria e Comércio.


 

PMM abre 3 mil novas vagas na educação infantil
Investir na educação é pensar no futuro das novas gerações, em cuja ação se insere a valorização de docentes e técnicos da área educacional, bem como a garantia de mais escolas e melhores condições de ensino. Nesse sentido, a prefeita Fafá Rosado tem trabalhado para proporcionar esses avanços. Nos últimos seis anos e meio, a Prefeitura de Mossoró construiu oito novas escolas na zona rural e mais três estão sendo edificadas na zona urbana, além de três projetos aprovados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e quatro que serão construídas até o final da administração.
“Sempre digo que a educação está em primeiro lugar. É através da educação que o cidadão se permite desenvolver como profissional e como pessoa, e estamos trabalhando com esse objetivo, de garantir uma melhor qualidade de vida aos mossoroenses”, comentou a prefeita Fafá Rosado.
Nessa linha, a prefeita Fafá Rosado informou que os investimentos na área educacional permitiram, ao longo de sua administração, o surgimento de novas três mil vagas na educação infantil. “Esse é o caminho. Estamos abrindo novas possibilidades para as crianças e jovens de Mossoró. O trabalho que estamos desenvolvendo é para o futuro, pois as crianças e jovens que hoje recebem esses benefícios se tornarão cidadãos mais comprometidos com a sociedade”, analisou a prefeita.
Segundo o secretário municipal da Cidadania, professor Francisco Carlos, a ação da Prefeitura Municipal de Mossoró na área educacional evidencia o interesse da prefeita Fafá Rosado em não somente ampliar número de vagas, e sim que este fato ocorra com a garantia de que os alunos atendidos tenham qualidade, tanto no ensino quanto em termos de infraestrutura nas escolas e creches que integram a rede pública municipal de educação.
O secretário disse que os investimentos feitos pela Prefeitura de Mossoró beneficiam as comunidades rurais de Bom Jesus, Sussuarana, Recanto da Esperança, São João da Várzea, Barreira Vermelha e Cordão de Sombra. Na zona urbana, as ações do Executivo estão presentes nos bairros Alto da Conceição, Abolição IV e Barrocas.
“Na zona urbana, as escolas estão em construção. No Barrocas, a prefeita Fafá Rosado determinou a construção de uma creche modelo (para a educação infantil) e temos projetos aprovados para mais três escolas, com recursos do PAC, para unidades da educação infantil no Vingt Rosado, Papoco e na Estrada da Raiz”, disse Francisco Carlos.
Com recursos próprios, o secretário da Cidadania enfatizou que a prefeita Fafá Rosado já determinou a construção de uma creche no conjunto habitacional Wilson Rosado e a Escola Verde na localidade rural de Lajedo. A Escola Verde se volta ao ensino ecologicamente correto e será a primeira unidade do Nordeste a trabalhar exclusivamente com o tema. “Tudo isso quer dizer que a Prefeitura de Mossoró está investindo, e bem, na educação. Este tipo de investimento permite a qualidade do ensino e também o aumento no número de vagas à população”, disse.
Ainda segundo o secretário Francisco Carlos, o município de Mossoró trabalha com 30% de suas escolas com a educação em tempo integral. Percentual muito acima da média nacional, que é de 4,4%. “Claro que isso evidencia todo um esforço para melhorar a educação de Mossoró e a prefeita Fafá Rosado não tem medido trabalho nesse sentido”, disse.
O secretário acrescentou que mais uma prova de que a educação de Mossoró é levada a sério foi a instituição da Lei de Responsabilidade Educacional, já aprovada pela Câmara Municipal de Mossoró e sancionada pela prefeita Fafá Rosado. “A lei permite ao município investir mais em educação, saindo dos 25% para 30%. A Prefeitura de Mossoró terá, em termos práticos, R$ 10 milhões a mais para investir na educação. São recursos necessários para garantir melhoria na qualidade educacional e investir na infraestrutura. É necessário mantermos a política de valorização profissional, mas também precisamos manter a ampliação dos investimentos na educação”, analisou o secretário.


Prefeita anuncia atrações do "I Cristo Liberta"
A Prefeita Fafá Rosado anunciou nesta sexta-feira (29/07) a programação oficial do I Cristo Liberta, evento evangélico que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, dentro da programação da Festa da Liberdade. O anúncio aconteceu durante encontro com pastores e evangelistas no Centro Administrativo da Cidadania.

Junto com o presidente da comissão organizadora do evento, secretário Francisco Carlos Carvalho, a prefeita falou da satisfação em apoiar a iniciativa. “Estou muito feliz em estar aqui hoje e de apoiar um evento tão importante como esse. Tenho certeza que será um sucesso porque estamos trabalhando juntos. Que esse evento possa se perpetuar e tocar as pessoas que precisem de Jesus. Que Deus nos abençoe”, falou a Pref eita.

Além de pastores e evangelistas, participaram do encontro, a vice-prefeita Ruth Ciarlini, secretário Alex Moacir, além dos vereadores Daniel Gomes, Cláudia Regina e Manoel Bezerra.

O secretário Francisco Carlos que coordenou reuniões para a definição do formato do evento apresentou a programação. “Teremos dois grandes louvores com os cantores Davi Sacer e André Valadão, que são conhecidos nacionalmente e as pregações serão feitas pelos pastores Estêvão Fernandes e Hernandes Dias Lopes”, falou o secretário destacando que haverá ainda apresentação do Quarteto Gilearde e de Ozéias de Paula, nomes de grande aceitação na comunidade evangélica.

“Queremos lotar a Estação das Artes em uma grande festa cristã, de muito louvor. Pa ra isso estamos oferecendo o que temos de melhor em termos de estrutura e contando com o apoio de todas as igrejas evangélicas. Que o Cristo Liberta se transforme em uma referência para Mossoró, para o Estado e também para a região”, destacou Francisco Carlos.

Durante a reunião, foram formadas comissões para organizar a mobilização, intercessão e logística do evento. Esses grupos, formados por pastores de várias igrejas se reunirão já no próximo dia 04/08 às 14h no Centro Administrativo da Cidadania.

Antes do encerramento da reunião, a Prefeita Fafá Rosado foi presenteada com uma Bíblia da Mulher.   “Quando comprei essa bíblia, pensei em presenteá-la. Que esse livro possa guiar a sua vida”, disse pastor Ronaldo ao entregar o presente.

Para encerrar o encontro, o pa stor Analar Romão Caldas agraeceu o apoio da Prefeitura e convidou todos para orar, destacando o Salmo 133. "Essa inicitiva é louvavel, parabéns a Prefeitura pela sensibilidade, que Des ilumine sempre todos vocês, vamos está sempre orando por todos", concluiu.


Caravana de Cidadania realiza quase 6 mil atendimentos no Promorar
Mais uma edição da Caravana de Cidadania foi realizada com sucesso. Nesta sexta-feira, 29, o projeto chegou ao bairro Promorar, zona oeste de Mossoró. Essa foi edição mais participativa do ano, com 5.991 atendimentos, sendo o setor de saúde o mais procurado pela população.
A Caravana é uma promoção da Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria da Cidadania. Das 8h às 12h, foram oferecidos diversos tipos de serviços aos moradores da comunidade e região. “Nosso bairro é carente, e uma ação dessas é importante porque as pessoas podem fazer várias coisas numa manhã só e ainda é perto de casa, não se gasta nada” afirmou a dona de casa Luzia da Silva, após atendimento médico.
A prefeita Fafá Rosado visitou as tendas do projeto e conversou com os moradores. Também estiveram no local a vice-prefeita Ruth Ciarlini, o chefe do Gabinete Gustavo Rosado, os secretários Alex Moacir (Serviços Urbanos), Francisco Carlos (Cidadania), os gerentes Benjamim Bento (Saúde), Iêda Chaves (Educação) e Clézia Barreto (Cultura). Ainda participaram do evento, vereadores do município e líderes comunitários dos bairros vizinhos.
“Faço questão de estar presente em todas as edições da Caravana, pois tenho uma grande simpatia pelo projeto. É uma forma de prestar atendimentos aos cidadãos e ouvir deles quais são suas reais necessidades”, declarou Fafá Rosado. A prefeita ressaltou ainda a realização do Fórum de Cidadania, um espaço de diálogo entre a gestão municipal e a população.
Na próxima semana, a Caravana da Cidadania será instalada no bairro Wilson Rosado.

Secretário destaca participação popular no Fórum de Cidadania
 Na quinta-feira, a prefeita Fafá Rosado esteve na comunidade para ouvir sugestões, críticas e reivindicações da população. Segundo o secretário municipal da Cidadania, Francisco Carlos, a participação popular foi positiva. “Tivemos boa participação do público presente”, afirmou.
Francisco Carlos informou que a maioria da população do Promorar reivindicou obras de infraestrutura e espaço para atividades de esporte e lazer. “As pessoas concentraram suas reivindicações na construção de uma galeria para escoar a água da chuva e de um espaço para atividades de esporte e lazer”, disse.
Com relação à galeria, o secretário Francisco Carlos disse que a prefeita Fafá Rosado informou que não seria possível atender de imediato, mas que agendaria uma visita com técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Territorial e Ambiental (SEDETEMA) para analisar a situação e, a partir daí, elaborar um projeto para atender à reivindicação popular.
Sobre espaço para atividades de esporte e lazer, Francisco Carlos comentou que a prefeita Fafá Rosado se comprometeu em tomar as providências necessárias ao atendimento do pleito.
Na área da saúde, Francisco Carlos informou que a reivindicação feita diz respeito à reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) do conjunto habitacional Abolição IV, que atende aos moradores do Promorar. “Informamos que essa reforma está para ser iniciada em breve”, disse o secretário.


Mossoró receberá 1ª Escola Verde do NE
A Prefeiura de Mossoró vai construir a primeira Escola Verde da região Nordeste. E já está definido que a unidade de ensino ecologicamente correta será implantada na zona rural do Município. A informação partiu da prefeita Fafá Rosado na última quinta-feira (28/07) durante agenda à área rural para anunciar uma série de melhorias que vão contemplar diversas comunidades do campo ainda este ano.

Na ocasião, a prefeita Fafá Rosado comunicou que Lajedo será a comunidade escolhida para receber a Escola Verde. "É um novo modelo de educação no campo, que não existe sequer na região Nordeste. Estamos inovando em termos de educação e valorização do meio ambiente", come nrou a chefe do Executivo. A escola dará continuidade à política a ambiental da atual administração.

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2005, que a prefeita Fafá Rosado tem direcionado o seu olhar ao meio ambiente, a começar pela criação de órgão gestor das políticas ambientais, a Gerência da Gestão Ambiental. As ações são desenvolvidas de forma integradas, com a participação de outras Gerências, como a  de Educação. E os resultados apresentados têm sido considerados positivos.

A Escola Verde será um marco e a abertura de um novo tempo nas ações ambientais do Município. A Escola terá características prórpias, como explica a Gerente da Educação, Ieda Chaves. "A Escola Verde aproveitará os recursos naturais, dentro de u m novo conceito de sustentabilidade", justificou Ieda Chaves, citando que a escola terá energia solar, sistemas de reaproveitamento e de uso de água pluvial.

Os alunos da Escola Verde também serão estimulados a praticarem à agricultura saudável. Por isso, a unidade de ensino terá uma horta orgânica, como forma de estimular seus alunos a práticas agrícolas saudáveis. A Escola contará com cinco salas de aula e será construída pela Municipalidade a um custo estimado de R$ 500 mil.

A obra ocupará a antiga Escola Municipal Genildo Miranda e atenderá a cerca de 200 alunos. O modelo poderá ser estendido ainda a outros comunidades rurais. O pensamento da prefeita Fafá Rosado é levar a experiência para a Barrinha, por exemplo. O investimento dependerá ainda da disponibilidade de recursos.

Para o secretá ;rio da Cidadania, Francisco Carlos, a Escola Verde representa um grande avanço para educação ambiental no Município. "Porque a partir dessa  estrutura de ensino, iremos educar nossas crianças e jovens sobre a importância do aproveitamento das riquezas naturais, como instrumento de desenvolvimento sustentável, para que todos possam ter uma vida com melhor qualidade", disse.

A construção da Escola Verde faz parte do processo de fortalecimento da estrutura de ensino do Município. Ao longo de sua gestão, a Prefeita Fafá Rosado tem se empenhado na melhoria da qualidade do ensino, e isto se traduz na  ampliação número de escolas, também modernizadas e bem equipadas. "Somente a educação, é capa de transformar o homem e lhe garantir cidadania", atesta Fafá.





Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: