sexta-feira, junho 08, 2007

CIDADANIA E MEIO AMBIENTE

Cidadania e meio ambiente

Martha Cristina E. Maia
Professora
 
Neste dia tão importante em que é comemorado o Dia do Meio Ambiente
(5 de junho), subscrevo um texto do aluno Lucas Nunes:
 
Lucas Nunes
Estudante do
Colégio Evangélico
 
Há uma coisa muito bonita no mundo, seu nome é natureza. Ela não foi feita para se destruir, e sim para se apreciar sua beleza. Muitos cortam árvores e sujam o ar... A natureza não é para se destruir e sim para se apreciar sua beleza. Fazemos parte do meio ambiente, só queremos viver bem e contentes. Atualmente, no mundo não se respeitam mais nenhum ser que tem vida, matam por prazer e destroem a natureza igualmente.
Todos os anos essa época é toda voltada para o meio ambiente, mas somente nessa época. Nos outros dias, meses e anos a natureza sofre. Nós e os professores, em nossas aulas de cidadania e ciências, falamos tanto no lixo e depois do recreio observamos o lixo no chão, será que foi tudo blá blá blá? Assistimos a um crescente número de protestos contra a degeneração rápida do nosso ambiente e todos somos culpados, não existe um inocente nessa história. Podemos dizer que os dois maiores fatores de poluição do ambiente são: os sabões e detergentes, pelas suas composições - os CFCs (clorofluorcarbonetos), que são altamente danosos ao ambiente terrestre e sua utilização ainda contribui para a destruição da camada de ozônio e como conseqüências os desequilíbrios ambientais.
Percebemos que a população nunca busca consumir produtos biodegradáveis e orgânicos. Imagine agora o aspecto das embalagens jogadas no lixo, de seus produtos de higiene e limpeza após a sua utilização. A solução mais viável será o incentivo aos produtos concentrados, o que poderá reduzir a emissão desse tipo de lixo. Os CFCs e os fosfatos contidos nos detergentes ainda danificam perigosamente os nossos rios e campos. Se numa comunidade urbana isso é muito ruim, imagine numa comunidade rural, é um verdadeiro desastre.
O mundo está cada vez mais exigente, isso envolve qualidade dos produtos e respeito ao meio ambiente e aos direitos sociais. Falamos de saúde e de qualidade de vida.
E quanto à alimentação, a dieta diária está mudando para pior. As pessoas comem menos verduras preferindo coisas mais rápidas e práticas, uns tentam fugir dos agrotóxicos. O Brasil ainda é o único país que transforma suas frutas em sucos, mas alguns ainda em sua relutância compram sucos prontos de garrafas. E com isso a população está ficando subnutrida, faltando vitaminas e também com alguns tipos de solos pobres em nutrientes, necessitando de suplementos alimentares. O ser humano necessita de 60 mg de vitaminas por dia, essa é a nossa realidade no mundo e no Nordeste.
Vamos nos conscientizar dessa nossa parte em ajudar o meio ambiente, faça a sua parte, querido leitor, seja um detetive do meio ambiente, ensine a todos com carinho porque o meio ambiente e um bem-querer de todos. E a você, meio ambiente, não deveria se chamar meio, mas um ambiente total para todos, e ao querido leitor um lindo amanhecer de conscientização e amor à vida! Viva o meio ambiente.... "Sem o meio ambiente eu não sou ninguém... ".
 
 
 
 
 
 


Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.

Nenhum comentário: