domingo, junho 03, 2007

A EXPANSÃO DO XADREZ

A EXPANSÃO DO XADREZ ESCOLAR - MOSSORÓ -RNOFICINA COM A ESCOLA MUNICIPAL FELÍCIO DE MOURA
LABORATÓRIO COM CRIANÇAS DE SEIS A DEZ ANOS NO COLÉGIO EVANGÉLICO

A procura pelas atividades do xadrez no Clube de Xadrez Pensart da Escola Estadual Jerônimo Rosado consolida de vez o Xadrez Escolar demonstrando a aceitação do jogo não só como modalidade esportiva, também como atividades extra classe e como uma poderosa ferramenta pedagógica.
Escola como o Colégio Evangélico Leôncio J. Santana (Professoras Martha Cristina e Adriana Luzia Dantas) a Escola Municipal Felício de Moura ( Professora/supervisora Cínara e a professora Ana Lúcia) acreditaram no jogo de xadrez . Na primeira o CXPENSART esta realizando um Laboratório de xadrez com crianças de sete a dez anos de idade, na segunda escola citada os alunos foram no ônibus da prefeitura para uma oficina in loco no clube de xadrez onde foi apresentados jornais, revistas, fotos, apostilhas, livros e dado as noções básicas do jogo, instruindo a todos sobre o tabuleiro, as peças e suas movimentações culminando com o jogo propriamente dito, ficando o compromisso, junto ao CXPENSART de realizarmos nestas escolas um torneio de xadrez o mais breve possível.
O Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana na pessoa da professora de Educação Física Célia Costa da Silva solicitou a presença do clube de xadrez Pensart para realizar atividades nesta escola e ajudar na implantação definitiva do jogo de xadrez, para em curto tempo realizar um campeonato com alunos que jogam o xadrez. O diretor do CEIPEV, o professor Odaivo, prontificou-se a dar total apoio as ações da professora Célia e acatou as sugestões do Professor William Pereira para agilizar esta implantação do xadrez nesta escola.
Em reportagem na televisão vimos no CEFET-Mossoró, seus alunos praticando Xadrez numa sala com vasto material demonstrando organização e participação de todos empenhados no desenvolvimento enxadrístico. Irão participar de um campeonato em nível de nordeste.
Muitas outras escolas mesmo inibida desenvolvem atividades do xadrez seja ela particular, municipal ou estadual, mas vemos que falta somente o apoio dos diretores e um pouco de investimento com material e profissional capacitado para tal fim. Com apenas quinhentos reais adquiri-se material para trabalhar com quarenta alunos numa sala com mesas e cadeiras num mesmo horário. A aceitação por parte dos alunos tem um numero elevado de adeptos do jogo de xadrez, basta apenas acreditar e investir.
O Colégio Diocesano Santa Luzia há anos desenvolve o jogo de xadrez como modalidade esportiva, possuindo um CLUBE DE XADREZ com vasto material e local adequado a sua pratica, porém lamentavelmente sua expansão para colocar o xadrez como ferramenta pedagógica para as crianças de sete aos treze anos ainda não é realizada, motivado talvez, em não querer investir num profissional do xadrez. Com tudo isso quem perde são as crianças que poderiam ter o xadrez para ampliar o seu desenvolvimento social e cognitivo.
O CLUBE DE XADREZ PENSART está em pleno funcionamento na Escola Estadual Jerônimo Rosado de terças aos sábados de oito às onze horas, atende toda a comunidade mossoroense interessado nas atividades do jogo de Xadrez.




Nenhum comentário: