Vigilância intensifica ações de combate a dengue
A direção do Departamento de Vigilância à Saúde reuniu nesta terça-feira (12/04) a imprensa local para divulgar um balanço das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue em Mossoró. Além da diretora Allany Medeiros, a entrevista contou com a participação da coordenadora do Programa de Endemias/Dengue Teressa Cristina e do Supervisor Geral do Programa de Controle da Dengue em Mossoró, Sandro Elias.
De acordo com a diretora Allany Medeiros, o trabalho está sendo executado em várias frentes. “Estamos envolvendo as escolas através dos agentes mirins, as igrejas e todos os segmentos da sociedade, além do trabalho operacional nas áreas, seja através das visitas dos agentes de endemias, das caravanas contra a dengue e também dos carros fumacês&rdquo ;, destacou Allany.
Ela atualizou os números de casos de dengue na cidade e reforçou a importância de se intensificar as ações preventivas. “Hoje nós estamos com 1.089 casos notificados, sendo 641 confirmados e 05 do tipo hemorrágico. É uma situação preocupante, daí a necessidade de todos se envolverem nessa campanha. As ações não podem parar e todos devem se envolver para acabar com os possíveis criadouros”, reforçou.
Teresa destacou que atualmente em Mossoró, quatro áreas concentram grande número de casos. “Desses 641 casos confirmados, 75 foram do bairro Alto de São Manoel, 70 no Santo Antônio, 34 no Belo Horizonte e 32 no bairro Aeroporto", enumerou.
Já o supervisor geral Sandro Elias destacou que um dos principais problemas que interfere diretamente no sucesso da campanha são os imóveis fechados. “Hoje em Mossoró temos cerca de 17 mil imóveis fechados, entre casas, galpões, etc e isso dificulta muito o trabalho dos agentes dos 126 agentes que estão em campo”, falou acrescentando que para contornar o problema, a vigilância está fazendo um agendamento de visitas. Assim, o proprietário pode saber a data e a hora que o profissional fará a visita. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3315-2523.
Até o mês de maio, a vigilância fecha um ciclo de 10 edições da caravana contra a dengue realizadas em Mossoró. O mutirão de limpeza e de esclarecimentos já passou pelos bairros Paredões (zona norte da cidade), Aeroporto (zona sul), Bom Pastor (zona sul), Planalto 13 de Maio (zona leste), Jucuri (zona rural) e Belo Horizonte (zona sul). Próximo bairro a ser visitado ser á o Santo Antônio na próxima quinta-feira (14/04).
NÚMEROS DA DENGUE EM MOSSORÓ
• Ano 2008- 1.375 casos- Epidemia
• Ano 2009- 126 casos
• 2010- 160 casos
• 2011- 661 casos confirmados (até 12/04)
BAIRROS MAIS ATINGIDOS PELA DENGUE
• Alto de São Manoel- 75 casos
• Santo Antônio- 70 casos
• Belo Horizonte- 34 casos
• Aeroporto- 32 casos
I Seminário regional contra dengue acontecerá dia 14/04
Além do balanço sobre as ações de prevenção á dengue, a coordenação da vigilância anunciou a realização do I Seminário Regional Contra a Dengue que acontecerá em Mossoró no próxima quinta-feira (14/04).
O evento acontecerá no auditório da faculdade de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e contará com representações de 26 municípios da região oeste que fazem parte da II Regional de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (II URSAP).
Participarão do evento secretários de saúde, médicos, enfermeiros e profissionais que trabalham com epidemiologia. Durante todo o dia serão discutidas questões tais como sintomatologias, notificações, além da socialização dos planos de a&cce dil;ões de combate ao mosquito em cada município que compõe a II Ursap. O seminário terá início às 7h30 e prosseguirá até às 17h.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
• 7h30- Abertura
• 8h- Palestra: Sintomatologia+ Introdução do Sorotipo 4
Palestrante- Dr. Alfredo Passalaqua- Infectologista
• 10h- Cooffe Breack
• 11h- Palestra: Notificação
Palestrante: Técnicos da Vigilância em Saúde/ Mossoró/RN
• 12h- Intervalo para o almoço
• 14h- Palestra: A Persistência do Aedes Aegypti
Palestrante:Cristiane Fialho- Coordenadora Estadual do Programa de Combate a Dengue
• 15h- Cooffe Breack
& bull; 15h30-Mobilização Social/ Educação em Saúde
(Cada município apresenta seu Plano de Ação)
Cerest programa seminário
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Gerência Executiva da Saúde, realizará dia 26 de abril, o Seminário: Exposição Ocupacional a Material Biológico. O evento acontecerá no Teatro Dix-huit Rosado.
A entrega do material aos participantes se dará às 7h30, com abertura às 8h. Às 8h30, será encenada a peça teatral “Segurança, como dá trabalho”, seguida de palestra sobre o tema “Biossegurança”, tendo como palestrante Eunice Aparecida de Sousa. Às 10h15, haverá intervalo.
A programação do seminário continuará às 10h30 com discussão sobre o perfil epidemiológico dos acidentes do trabalho com material biológico por Karianne Nogueira. Às 11h30, questionamento sobre “O Que é o Cerest?”, a cargo de Aíla Kaliana Almeida. Às 12h, encerramento.
Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário