quarta-feira, julho 06, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 06 de Julho de 2011



UEI do Santo Antônio, será uma das mais bem estruturadas do Município

Foto:

Aproximadamente um milhão e meio de reais estão sendo investidos na construção da Unidade de Educação Infantil (UEI), dos bairros Santo Antônio e Barrocas. A obra é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Mossoró e o Governo Federal, que quando concluída atenderá mais de trezentas crianças em tempo integral.

De acordo com a prefeita Fafá Rosado o prédio está entre os mais estruturados da cidade, classificando-se como um dos mais modernos e equipados na área da educação. Acrescentando que a estrutura consta de vinte salas. Desse número, seis são destinadas para funcionamento da creche, duas para amamentação, duas para pré-escola, uma sala de informática, uma de leitura, quatro para berçários e quatro fraldário.

Em visita a construção da Unidade a prefeita Fafá Rosado verificou as etapas que estão sendo executadas atualmente. Juntamente com a prefeita, o secretário da Cidadania, Francisco Calos, o de Serviços Urbanos, Alex Moacir, o Gerente de Obras, Carlos Clay e Alexandre Lopes, da Secretária de Desenvolvimento Territorial e Ambiental.   

Para os moradores do Santo Antônio e Barrocas o clima é de alegria e muita expectativa. Conforme explicou a prefeita a UEI atenderá uma demanda proporcional ao espaço oferecido, dessa forma, garantindo a qualidade do atendimento.

De acordo com a gerente de Educação, Ieda Chaves, a construção da Unidade de Educação Infantil do Santo Antônio vem para somar o trabalho que é desenvolvido pela prefeitura de Mossoró na área da educação infantil. Embora a nova Unidade disponha de maior estrutura, que provavelmente atenderá mais crianças, em Mossoró já funcionam 37 unidades com creche e o pré-escolar, sendo 35 localizadas na Zona Urbana e duas na Zona Rural. Por essas instituições são atendidas um total de 6.385, número que segundo a gerente é bastante considerado.

Desse total de UEI, sete funcionam em tempo integral: a Unidade de Educação Infantil Eva Dantas da Fonseca (Quixabeirinha), Maria da Conceição Vidal (Planalto 13 de Maio), Maria Iracema Caldas (Paredões), Mário Negócio (Conjunto Abolição), Professora Terezinha Fernandes Sousa (Dom Jaime Câmara), Rosa Maria Pinto da Nóbrega (Santo Antônio) e a Julho Galdino (Aeroporto). Entre as sete Unidades, duas funcionam oferece berçário.

A gerente destacou ainda que, todas as Unidades atendem do maternal ao infantil. “O trabalho das UEI é fundamental, principalmente, paras as famílias carentes, que precisam trabalhar e não tem onde deixar os filhos”, disse Ieda Chaves.



Sesutra recolhe 91 toneladas de lixo no Cidade Junina
Foto:

O esquema de limpeza pública elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos para o período do Mossoró Cidade Junina funcionou dentro do cronograma previsto pelo secretário Alex Moacir. Segundo ele, as atividades foram pensadas para que a cidade permanecesse limpa durante o evento, a exemplo do que ocorre diariamente. “Fazemos a limpeza diária, mas como a população aumenta durante o evento, foi natural que pensássemos em um esquema maior para evitar problemas”, comentou. E a idéia deu certo.

Alex Moacir divulgou que o serviço de limpeza pública recolheu 91 toneladas de lixo durante os dias festivos. Como a Prefeitura de Mossoró trabalha, também, com a coleta seletiva, o secretário informa que do material recolhido nas ruas, 11,4 toneladas foram de lixo reciclável.

Somente de vidro foram 5.291 quilos. Em segundo veio o plástico, 3.983 quilos, 925 quilos de alumínio e 1.209 de ferro. “Foi um resultado satisfatório, pois o evento também gerou renda para as pessoas que vivem da reciclagem”, comentou o secretário.

O secretário acrescentou que o material reciclável recolhido receberá destino adequado, além de aumentar a renda dos trabalhadores da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Mossoró (ASCAMAREM), que trabalharam durante o evento.

“Tão importante quanto prestarmos um bom trabalho no recolhimento do lixo para promovermos um belo evento, é o destino que damos ao que foi recolhido. E a coleta seletiva nos proporciona não somente uma alternativa adequada de descartar o lixo como também uma oportunidade de realizar um trabalho social, colaborando com fonte de renda de várias famílias”, disse o secretário.

Ampliação

Diante da necessidade e da demanda externada pela população residente em algumas áreas, o secretário Alex Moacir disse que a coleta seletiva foi ampliada em quatro bairros: Santo Antônio, Bom Jardim, Boa Vista e Alto da Conceição. “Estamos ampliando por etapa e nos bairros mais populosos”, comentou Alex Moacir.

A ampliação do serviço ocorreu no mês de junho passado. O secretário disse que somente nas duas primeiras semanas foram recolhidos quase 8 toneladas de materiais recicláveis e que no final do mês esse número quase chegou a 16 toneladas.

Para Alex Moacir, esses números mostram que a população está consciente e está aderindo à campanha relacionada à coleta seletiva de lixo. O trabalho é fruto de uma parceria envolvendo a Ascamarem e a Prefeitura de Mossoró, que fornece galpão, fardamento, veículos e divulgação. “É um trabalho conjunto. As campanhas são feitas sistematicamente e os resultados mostram que estamos no caminho certo”, disse.




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: