quinta-feira, julho 07, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 07 de Julho de 2011



Sesutra faz campanha de conscientização sobre descarte inadequado de lixo domiciliar
A Secretaria dos Serviços Urbanos esta realizando uma campanha de conscientização sobre o descarte inadequado do lixo. O secretário Alex Moacir informou que a campanha acontece em virtude das centrais de atendimento da Sesutra receberem com bastante freqüência solicitações de recolhimento de lixo, entulho e metralha em terrenos baldios e canteiros, mesmo com a coleta passando regularmente.
Faixas com os dizeres “Proibido Colocar Lixo Neste Local” estão sendo espalhadas pelos principais pontos da cidade onde a população costuma descartar inadequadamente o lixo.
“Temos uma preocupação diária em relação ao destino dado ao lixo em nossa cidade, e esse descarte inadequado além de dificultar o nosso trabalho gera transtornos como mau cheiro e o aparecimento de animais e insetos.” concluiu o Alex Moacir.
A campanha integra o conjunto de ações desenvolvido pela Sesutra a fim de manter a Cidade sempre limpa. A participação popular é importante para o êxito alcançado pela Secretaria de Serviços Urbanos no trabalho de recolhimento do lixo.


Alunos da Escola Celina Guimarães receberão Ginásio de Esporte ainda esse mês
Um dos equipamentos mais esperados pelos alunos da Escola Municipal Celina Guimarães, localizada no bairro Barrocas, já se encontra em fase final de conclusão. O Ginásio de Esporte da instituição que está sendo construído com toda a estrutura necessária para as atividades dos alunos, é mais uma obra na área da educação de responsabilidade da Prefeitura de Mossoró, que será entregue até o final de julho.
Continuando o percurso de visitas as obras que serão concluídas nos próximos dias, a prefeita Fafá Rosado, acompanhada do Secretário de Cidadania, Francisco Carlos, Alex Moacir, da Secretaria de Serviços Urbanos, da vereadora Claudia Regina, do gerente de obras, Carlos Clay e de Alexandre Lopes, da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental, esteve inspecionando os serviços do Ginásio. A intenção da visita foi avaliar o andamento da construção, pois assim como os alunos, a prefeita tem pressa em inaugurar o espaço. “Queremos entregar o Ginásio até o final de julho, atendendo as expectativas dos alunos que são os mais interessados no equipamento”, destacou a prefeita.
A vice-diretora, Rafhaella Katerine, que recebeu a equipe da prefeita, falou da importância do Ginásio para os estudantes e do quanto eles estão ansiosos pela inauguração do espaço. Segundo ela os 560 alunos matriculados na escola necessitavam de um espaço como o que está sendo construído, principalmente quando se considera que as atividades esportivas possuem a mesma importância que as outras atividades desenvolvidas na escola. “A inauguração do Ginásio tem sido um dos momentos mais esperados pelos alunos. Todos os dias eles perguntam quando é que vai ficar pronto”, acrescentou a diretora.
Na Rede Municipal de Ensino várias escolas já possuem Ginásio de Esporte. Além disso, a prefeitura vem trabalhando na elaboração de projetos que viabilizam a construção de espaço como esses nas instituições que ainda não foram beneficiadas.
Segundo a gerente de Educação, Ieda Chaves, em algumas escolas o Município trabalha o número de matrículas, pois desse número depende a aprovação de projetos para construção de Ginásio. Conforme informou a gerente, o município não foi contemplado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para construção de Ginásio em algumas instituições devido ao fato de que estas não atingiram o nível de matrículas estabelecido pelo programa. Mesmo assim, a prefeita Fafá Rosado está atenta as solicitações das instituições que ainda não foram contempladas com a construção do Ginásio de Esporte e trabalha para a concretização dessas reivindicações.



Educação em tempo integral tem adesão de trinta e duas escolas municipais
Trinta e duas escolas da rede municipal de ensino integram o Mais Educação, programa instituído pelo Governo Federal, que visa promover ações para melhorar o ambiente escolar e fortalecer o ensino com educação em dois turnos. O programa aumenta a oferta educativa nas instituições de ensino públicas através de atividades optativas, agrupadas em áreas como acompanhamento pedagógico, cultura e artes, esporte e lazer, direitos humanos, meio ambiente, cultura digital, educomunicação, prevenção e promoção da saúde, educação científica e econômica. Cerca de 3.500 alunos são beneficiados com as ações na cidade.
O Mais Educação foi uma ideia acolhida pelo município em 2008, começando a ser executado no ano seguinte. Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) selecionou vinte e oito escolas para serem atendidas. Depois, mais quatro passaram a integrar a lista. As instituições são escolhidas pelo MEC a partir dos dados enviados pelo município a Brasília. Elas devem estar localizadas em capitais ou cidades de regiões metropolitanas com mais de 200 mil habitantes, além de terem aderido ao Compromisso Todos pela Educação e de possuírem mais de 100 alunos matriculados.
O secretário da Cidadania Francisco Carlos, afirma que “a educação em tempo integral é um caminho necessário para uma formação de qualidade”. Ele explica que 30% dos estabelecimentos municipais integram o Mais Educação, enquanto a média do país é de 4,4 %. “Isso que dizer que a cidade saiu do zero e alcançou uma média cerca de sete vezes superior a nacional, isso em apenas três anos. E a meta é que, no futuro, todas as escolas do município integrem o programa”, comenta.
As turmas acompanhadas pelo Mais Educação possuem monitores, encarregados de ministrarem as aulas de reforço, em várias disciplinas, e outras atividades complementares, como música, esporte entre outras. O trabalho do monitor é considerado de natureza voluntária, porém eles recebem uma bolsa para ressarcimento de despesas pessoais. Cada escola participante possui um coordenador, seja ele membro da diretoria ou da área pedagógica, que acompanha e coordena o desempenho das atividades. A Gerência da Educação funciona como coordenação geral, fiscalizando e apoiando as instituições de ensino.
Francisco Carlos explica que cada escola tem autonomia para elaborar seu plano e escolher a forma de executar as atividades, de acordo com a realidade em que estão inseridas. O programa ainda possibilita parcerias. Nesse contexto, a comunidade exerce papel importante, tendo em vista que pode contribuir efetivamente com o fortalecimento das ações do projeto. “Os monitores podem usar a criatividade e programar aulas/atividades em espaços públicos, como praças, clubes e associações comunitárias. Tudo isso com o objetivo de proporcionar melhorias no rendimento escolar dos atendidos” reforça.
O secretário conclui que o programa tem apresentado resultados positivos, trazendo inúmeros benefícios sociais aos alunos e às comunidades. “Essas crianças e adolescentes saem das ruas e passam mais tempo na escola, tendo acesso a atividades em outras áreas além do ensino propriamente dito”, completa. Além disso, os estudantes ainda têm a garantia da merenda para que permaneçam no ambiente escolar nos dois expedientes.
Educação – A realização e ampliação do Programa Mais Educação são prioridades da gestão Mossoró da Gente, que visa aplicar 30% do orçamento anual do município na educação, através da Lei de Responsabilidade Educacional. A lei, elaborada a partir de ampla discussão com educadores e a sociedade, tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade do sistema municipal de ensino, através da execução de ações planejadas, estabelecimento de metas educacionais, investimento crescente e sistemático de recursos financeiros, avaliação de desempenho com foco principal no aluno.





Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: