WILLIAM PEREIRA
VARIEDADES
Páginas
Início
Facebook
Educação Física
Religião
Astronomia
Login
Twitter
Cxpensart
Textuário
segunda-feira, agosto 22, 2011
Chile: tensão nas grandes alamedas, tensão na memória
Caso não visualize esse email adequadamente
acesse este link
Boletim Carta Maior - 22 de Agosto de 2011
Ir para o site
Leia nossas páginas especiais:
Chile: tensão nas grandes alamedas, tensão na memória
O governo chileno acaba de divulgar uma nova cifra oficial dos mortos e desaparecidos durante a ditadura do general Augusto Pinochet, que durou de 1973 a 1990: 3.065. Com isso, o total de vítimas – entre presos, seqüestrados, torturados, executados e desaparecidos – chega a exatos 40.018. O anúncio coincide com um período de profundas turbulências enfrentadas pelo primeiro presidente de direita eleito desde o fim da ditadura. O artigo é de Eric Nepomuceno.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
22/08/2011
Líbia: Forças rebeldes entram em Trípoli
Segundo a cadeia árabe Al Jazeera, os rebeldes líbios assumiram o controle do centro de Trípoli e da Praça Verde, símbolo da “Revolução Verde” do ex-homem forte da Líbia, e asseguraram ter capturado um dos filhos de Kadafi. “O fim do regime está muito próximo”, afirmou o Conselho Nacional de Transição (CNT). Porta-voz do governo líbio minimiza incidentes e diz que ocorreram “pequenos enfrentamentos com grupos reduzidos que duraram apenas meia hora”.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
21/08/2011
• Líbia: batalha em Trípoli pode decidir destino de Kadafi
• O levante sírio pode levar a uma guerra regional
• Ataques com mortes aumentam tensão no Oriente Médio
• Leia mais no ESPECIAL REVOLTA ÁRABE
Dilma não é Cardoso
O Pensamento Jornalístico Único é pouco objetivo ao conceder tanta transcendência à foto de Dilma com Fernando Henrique Cardoso que, aos 80 anos, deixou de ser um personagem determinante do cenário brasileiro. Houve temas de igual ou maior importância, merecedores de um lugar mais destacado nas capas, mas que não tiveram esse destaque.
> LEIA MAIS
|
Política
|
21/08/2011
Com legalização distante, Frente pró-aborto quer conter retrocessos
Em reunião plenária, Frente Nacional pela legalização do aborto discute como enfrentar conservadorismo reacendido pela eleição presidencial de 2010. Com poucas chances de ver bandeira ser votada, Frente tenta conter a aprovação de retrocessos, como o Estatuto do Nasciturno, que proíbe cirurgia mesmo em casos de estupro.
> LEIA MAIS
|
Movimentos Sociais
|
21/08/2011
3º há mais tempo no cargo, Mantega é economista do ano pela 1ª vez
Ministro da Fazenda, Guido Mantega, recebe nesta segunda (22) prêmio de economista de 2011 da Ordem dos Economistas do Brasil. No cargo há cinco anos, é a primeira vez que ele leva a condecoração. Mantega tornou-se em abril o terceiro ministro da Fazenda há mais tempo no cargo e vai superar o líder em permanência, Pedro Malan, se for até o fim com Dilma Rousseff.
> LEIA MAIS
|
Economia
|
21/08/2011
Os tempos da crise estão se encurtando na Europa
Quando surgiram os primeiros problemas na zona do euro, os ciclos da crise duravam semanas e até meses. Agora, os tempos estão diminuindo. Até os mercados financeiros estão perdendo a fé nos "pacotes de austeridade". Sem crescimento, não há perspectiva de saída da crise. No segundo trimestre do ano, o crescimento do motor da eurozona, a Alemanha, mostrou um anêmico 0,1%. A França teve crescimento zero. Os resgates feitos até aqui não são para salvar os países em crise, mas sim os bancos que fizeram empréstimos irresponsáveis na década passada, diz o economista grego Costas Lapavitsas à Carta Maior.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
20/08/2011
• Os limites da devoção franco-alemã por uma Europa unida
• Qual o limite para um país pagar a sua dívida?
• BC europeu anuncia intervenção na crise das dívidas
• Crise europeia: a chantagem dos bancos e o calote midiático
• Argentina mostra caminho para a Grécia
A "guerra ao terror", 10 anos depois
A estratégia da “guerra ao terror” teve seus ganhos, serviu de álibi para que os EUA consolidassem sua liderança no mundo, ao privilegiar a esfera em que é mais forte – a militar. Mas chegam aos 10 anos desgastados militarmente, enfraquecidos na sua capacidade de liderança política e fragilizados economicamente.
-
21/08/2011
Colunistas
Leonardo Boff
Governados por cegos e irresponsáveis
Somos governados por cegos e irresponsáveis, incapazes de dar-se conta das consequências do sistema econômico-político-cultural que defendem. Criou-se uma cultura do consumismo propalada por toda a mídia. Há que consumir o último tipo de celular, de tênis, de computador. 66% do PIB norteamericano não vem da produção mas do consumo generalizado.
-
20/08/2011
Opinião
Baby Siqueira Abrão
Mudança de pauta em Israel: entra o terror, saem os indignados
Em Israel, há quem duvide da versão oferecida pelo governo. Nenhum crítico afirma que o atentado na área fronteiriça foi “plantado”, mas todos são unânimes em apontar o fato de que os protestos dos indignados, acampados em praças por todo o país, sumiu das páginas principais dos noticiários.
-
19/08/2011
Wagner Iglecias
A paternidade do Bolsa Família e a orfandade da velha classe média
Enquanto representantes da oposição seguem clamando para si o DNA original do Bolsa Família, que seria o programa Bolsa Escola de Fernando Henrique Cardoso, uma parcela não desprezível do eleitorado demo-tucano vê o programa como uma espécie de “Bolsa Esmola”. O que explica esse paradoxo?
-
19/08/2011
Em Destaque
Professores de 11 estados, uma greve esquecida
O Brasil precisa decidir se educar a sua infância se enquadra entre as essencialidades do Estado e da sociedade. Se assim entender, terá que repensar o tratamento dispensado a um protagonista que ocupa a linha de frente desse processo: o professor, sobretudo o do ensino básico. O principal emissário da sociedade brasileiro junto à infância, dedicado 40 horas semanais a socializar algo como 50 milhões de meninos e meninas –já em idade escolar ou a caminho - recebe pouco mais de dois salários mínimos por mês. Professores de 11 Estados entraram em greve por um holerite de R$ 1.187 reais. O artigo é de Saul Leblon.
-
20/08/2011
O dia em que a polícia de San Francisco imitou Mubarak
Quando os governos temem o poder do povo, reprimem, intimidam e tentam silenciá-lo, seja na Praça Tahrir ou no centro de San Francisco. Charles Blair Hill morreu dia 3 de julho depois de ser atingido por um tiro disparado pelo policial James Crowell na estação Centro Cívico do sistema de transporte público da cidade de San Francisco, conhecido como BART. Quando iria acontecer um segundo grande protesto, dia 11 de agosto, a polícia do BART tomou uma medida sem precedentes na história dos EUA: desabilitou a telefonia celular dentro do metrô. O artigo é de Amy Goodman.
-
20/08/2011
Se você não deseja mais receber nossos e-mails,
cancele sua inscrição neste link
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário