WILLIAM PEREIRA
VARIEDADES
Páginas
Início
Facebook
Educação Física
Religião
Astronomia
Login
Twitter
Cxpensart
Textuário
sexta-feira, agosto 19, 2011
Ataques com mortes aumentam tensão no Oriente Médio
Caso não visualize esse email adequadamente
acesse este link
Boletim Carta Maior - 19 de Agosto de 2011
Ir para o site
Leia nossas páginas especiais:
Ataques com mortes aumentam tensão no Oriente Médio
Após os ataques contra dois ônibus que deixaram um saldo de ao menos 14 mortos e 31 feridos na cidade israelense de Eliat, na fronteira com o Egito, Tel Aviv ordenou um bombardeio em Gaza que provocou a morte de seis palestinos, entre eles o líder do Comitê de Resistência Popular. O ministro de Defesa israelense, Ehud Barak, assegurou que “a origem dos atentados terroristas de hoje está em Gaza”. O Hamas negou participação nos ataques.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
18/08/2011
Resistência, capital da leitura
Longe das lantejoulas e do frenesi de eventos sociais disfarçados de festivais literários, ou de feiras que são muito mais de negócios que de literatura, Resistencia, capital da província do Chaco, uma cidade amena, com laranjeiras e esculturas plantadas nas calçadas, recebeu, ao longo dos últimos 16 anos, mais de 500 escritores, editores, jornalistas, professores, bibliotecários e especialistas em programas de difusão da leitura vindos de duas dúzias de países. O artigo é de Eric Nepomuceno.
> LEIA MAIS
|
Arte & Cultura
|
19/08/2011
Potencial inaproveitado
De que adianta lançar o Programa Brasil Maior, quando o câmbio, afetado pela elevada Selic está contribuindo para acelerar a desindustrialização no Brasil? Com a enxurrada de dólares no mundo, manter a Selic nesse nível absurdo é permitir aos especuladores internacionais lucros elevados sem correr riscos, podendo repatriá-los sem maiores problemas em prazos curtos. Está dada oportunidade ímpar de reduzir a Selic. Caso isso não ocorra, os capitais internacionais irão continuar aproveitando de aplicações financeiras que dêem lucros fáceis e o Brasil continuará a funcionar como um ímã para atraí-los. O artigo é de Amir Khair.
> LEIA MAIS
|
Economia
|
18/08/2011
• O cenário internacional está em franco processo de deterioração
• A mídia e a dominância financeira
• Maria da Conceição Tavares: O colapso do neoliberalismo
• Mundo está 'muito perigoso' para o trabalhador, diz central planetária
• Maior central sindical do mundo vai a Dilma defender Taxa Tobin
Boaventura de Sousa Santos: Os limites da ordem
As sociedades contemporâneas estão gerando um combustível altamente inflamável que flui nos subsolos da vida coletiva. Trata-se de um combustível constituído pela mistura de quatro componentes: a promoção conjunta da desigualdade social e do individualismo, a mercantilização da vida individual e coletiva, a prática do racismo em nome da tolerância e o sequestro da democracia por elites privilegiadas, com a consequente transformação da política na administração do roubo “legal” dos cidadãos e do mal estar que provoca.
> LEIA MAIS
|
Internacional
|
18/08/2011
• Naomi Klein: Os saqueadores do dia contra os saqueadores da noite
• Quem são as “bestas selvagens” inglesas?
É possível compreender o caos?
A desproporcional intervenção fiscal do governo estadunidense para salvar o sistema financeiro atual é similar à intervenção do Japão no começo da década de 1990 para salvar os absolutamente inúteis bancos japoneses. Ela é pior ainda porque os Estados Unidos, além de transferir recursos colossais para o sistema financeiro quase tão inútil como o japonês, tem gastos insustentáveis como as guerras sucessivas e como as "prevenções" de guerras megalomaníacas que pretendem submeter todo o planeta ao seu domínio. O artigo é de Theotonio dos Santos.
> LEIA MAIS
|
Economia
|
18/08/2011
• Nouriel Roubini: “Karl Marx estava certo”
• Raúl Prebisch teria muito a dizer sobre a crise financeira atual
Pesquisa mostra que MST é abordado de forma pejorativa pela mídia
O Intervozes lança pesquisa sobre a cobertura da imprensa sobre o MST durante a CPMI na próxima quarta-feira, dia 24, em Brasília. O que já era percebido pelos movimentos sociais agora foi comprovado em pesquisa que analisou cerca de 300 matérias sobre o MST em TV, jornal impresso e revistas. MST é retratado como violento e suas bandeiras recebem pouco destaque.
> LEIA MAIS
|
Movimentos Sociais
|
19/08/2011
Reforma agrária é excluída, mas Marcha aprova promessas de Dilma
Camponesas em marcha por Brasília lamentam que presidenta Dilma Rousseff não tenha assumido compromisso com autalização dos índices de produtividade no setor rural. Mas ficaram satisfeitas com respostas concretas dadas por Dilma a mais de 150 reivindicações. Negociações com governo vão continuar, prometeu presidenta.
> LEIA MAIS
|
Movimentos Sociais
|
18/08/2011
Dilma: "Debate com movimento social é fundamental"
Em dia dedicado a reforçar aproximação com movimentos sociais, Dilma Rousseff diz ter certeza de que é 'fundamental" dialogar com eles, ao encerrar Marcha das Margaridas, maior manifestação do campesinato feminino. Segundo presidenta, críticas e sugestões dos movimentos são "essenciais", 'bem-vindas" e "necessárias". Parte das revindicações foi atendida, mas outra continuará a ser negociada. Próximo encontro margaridas-governo será em outubro.
> LEIA MAIS
|
Política
|
17/08/2011
• 'Margaridas' viajam até um ano para participar de Marcha em Brasília
• Trabalhadoras ocupam Brasília, e pedem crédito e menos violência
• Em atrito com partidos, Dilma aproxima-se de movimentos sociais
Diário do Novo Peru (2): Os nós do resgate do Peru por Ollanta
O nó mais difícil talvez seja a relação entre as empresas mineradoras e os movimentos indígenas. O extrativismo exportador foi o responsável tanto pelo crescimento regular da economia, em torno de 7% ao ano, nunca conseguido antes no país, como pela multiplicação dos conflitos, a grande maioria deles em torno de questões ambientais.
-
19/08/2011
Colunistas
Paulo Kliass
A força da grana
Parece que países do porte do Brasil não têm margem de manobra para evitar que sua economia seja contaminada pelos fluxos financeiros globais. Os dez maiores fundos operam um valor equivalente a oito vezes o PIB brasileiro! Mas há, sim, o que fazer. O primeiro passo é afastar o conformismo.
-
18/08/2011
Venício Lima
Reed Hundt, a FCC e o Brasil
Merecem registro as posições de Reed Hundt sobre a regulação das comunicações. Entre nós o tema não é sequer discutido na grande mídia. E, faz tempo, aguarda-se que o Poder Executivo apresente à sociedade uma proposta de marco regulatório para o setor.
-
18/08/2011
Laurindo Lalo Leal Filho
Na Grécia, a arte contra a barbárie
Dezenas de eventos marcam a realização do festival internacional de música, teatro, dança e artes visuais, uma tradição moderna grega cujas raízes podem ser encontradas nas Panateneias, festas religiosas, esportivas e culturais realizadas há mais de 2.500 anos. Em meio à crise, os espetáculos transcendem os limites dos palcos, incorporando-se à resistência popular.
-
16/08/2011
Opinião
Larissa Ramina
Paradoxos da Pós-Modernidade
Há algo em comum entre a Primavera Árabe e os protestos na terra da rainha. Ambos são, de formas diferentes, produto da crise econômico-financeira que sangra o Estado social desde 2008. As mazelas sociais do neoliberalismo surgem nas ruas na forma de frustração e revolta face à incerta perspectiva de futuro.
-
18/08/2011
Lindbergh Farias
O Banco Central do Brasil e seus objetivos
Ao se introduzir a sentença "estimular o crescimento econômico e a geração de empregos" na competência do Banco Central, além de se reconhecer que seus instrumentos de política monetária e sua regulação financeira provocam mudanças no lado real da economia, coloca-se, de forma explícita, a instituição dentro do projeto de desenvolvimento do país.
-
17/08/2011
Em Destaque
Após incentivar agenda ética, Dilma tenta priorizar debate econômico
Nos últimos dias, presidenta Dilma Rousseff vem tentando colocar a discussão de temas como crescimento econômico e erradicação da miséria no topo da agenda nacional. Incentivada pelo próprio governo a partir da crise no ministério dos Transportes, prioridade do debate ético afasta Dilma de aliados e oferece bandeira à oposição.
-
18/08/2011
Nova proposta tenta viabilizar financiamento público de campanhas
Relator da reforma política na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), propõe que financiamento exclusivamente público de campanhas políticas seja feito por meio de fundo estatal abastecido por contribuições de empresas e pessoas comuns. Dinheiro não poderia mais ser doado diretamente a candidatos e partidos.
-
18/08/2011
'Telhado de vidro' e eleições de 2012 fazem Alckmin evitar críticas à Dilma
Além de ter repartido as secretarias de seu governo entre aliados, garantindo o apoio de 72 dos 94 deputados estaduais, Geraldo Alckmin não deseja se indispor com o PMDB do vice-presidente Michel Temer, um parceiro desejado para futuras corridas eleitorais.
-
19/08/2011
Justiça britânica endurece e criminaliza protestos
Em Londres, um homem sem antecedentes penais, que roubou garrafas d’água no valor de 4 euros, foi condenado a seis meses. Em uma sociedade desconcertada pelos piores distúrbios desde o pós-guerra, os juízes parecem decididos a ditar sentenças draconianas.
-
17/08/2011
Se você não deseja mais receber nossos e-mails,
cancele sua inscrição neste link
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário