quarta-feira, agosto 17, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 17 de Agosto de 2011



Mossoró está representada em evento internacional de Educação

O município de Mossoró está representado num dos maiores eventos educacionais do País, a Sala Mundo 2011, que este ano é realizado na cidade de Curitiba. Este encontro internacional de Educação é promovido pela Editora Positivo e pela Prefeitura de Curitiba. De Mossoró, como convidados do evento, participam o secretário municipal de Cidadania, Francisco Carlos, a gerente municipal de Educação, Ieda Chaves e o Chefe de Gabinete, Gustavo Rosado.

Durante dois dias, o Sala Mundo abre a oportunidade para se pensar, refletir e construir o futuro da educação básica no Brasil. Curitiba é a sede do evento por ser a cidade brasileira com melhor índice de Desenvolvimento Municipal e líder entre as capitais nos últimos três levantamentos do IDEB Nacional, além de ser referência nacional de qualidade na educação pública e privada.

Para o professor Francisco Carlos o convite feito pela Editora Positivo para que a Prefeitura de Mossoró estivesse representada neste encontro, demonstra o reconhecimento as melhorias educacionais que  a cidade vem experimentando. “Estamos entre as cidades com crescimento significativo nos índices educacionais”, explica o secretário.

O evento teve palestra de abertura sobre “A História da Educação: Lições internacionais e os recentes avanços do Brasil”, apresentada por Martin Carnoy, doutor em economia pela Universidade de Chicago e professor na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, onde atualmente também comanda um centro voltado para pesquisas sobre educação, e Kazuhiro Yoshida, profe ssor no Centro Internacional de Estudos em Cooperação da Educação e no curso de Cooperação e Desenvolvimento Internacional, ambos na Universidade de Hiroshima.

A professora Ieda Chaves justificou que um evento desta natureza fornece subsídios importantes para a administração pública, principalmente pelo conhecimento de experiências vitoriosas desenvolvidas em outros municípios. “Existem hoje muitos projetos bem sucedidos para a educação básica no Brasil e esperamos conhecer estes projetos e ver a possibilidade de aplicarmos alguns modelos na nossa realidade de Mossoró”, disse Ieda.

Um dos temas de interesse da representação mossoroense em Curitiba é a formação de professores com algumas palestras que tratarão da importância de bons professores para uma educação de qualida de, as atuais deficiências em sua formação e como corrigi-las com a educação continuada.


 

Gerência de Educação faz capacitação do sistema i-Educar para equipes gestoras da rede

A Gerência Executiva da Educação conclui na próxima sexta-feira (19/08), capacitação do sistema i-Educar para equipes gestoras da rede. O treinamento está acontecendo desde a última terça-feira (16/08) na Escola Municipal Joaquim da Silveira Borges, das 7h às 11 e das 13h às 15h.

O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal ou estadual, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, tempo de atendimento ao cidadão e diminuindo a demanda de trabalho dos servidores públicos.

“Com o i-Educar é possível controlar todo o cadastro de alunos, com seus dados pessoais, familiares e pedagógicos”, expli cou a Gerente de Educação Ieda Chaves.

Ela explica que o sistema oferece funcionalidades tais como matrículas, transferências, emissão de certificados e diplomas, suspensões, quadro de horários e relatórios gerenciais, de forma rápida e integrada.

O sistema também conta com um módulo de biblioteca que faz a gestão de bibliotecas de cada escola. Em Mossoró, a Rede Municipal de Ensino está integrada por meio do i-Educar, sistematizando uma ação conjunta entre Gerência de Educação e Escolas (urbanas e rurais).

Após o período de capacitação, as equipes procederão com a inserção de dados nas Unidades Educacionais, e em seguida, os professores também serão orientados para  a operacionalização do sistema.


 

Vigilância à saúde inicia capacitação em calazar para 430 agentes de saúde

A Gerência Executiva da Saúde através do Departamento de Vigilância à Saúde inicia nesta quinta-feira (18/08) ciclo de capacitação em Leishimaniose Viseral, popularmente conhecida como Calazar para 430 agentes comunitários de saúde.

Os profissionais receberão informações sobre como identificar casos suspeitos da doença tanto em cães quanto em humanos e terão oportunidade de tirar dúvidas com técnicos especializados.

Os profissionais serão divididos em quatro grupos e as capacitações acontecerão na II Unidade Regional de Saúde (II URSAP), Estação das Artes e Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte.

“Já realizamos essa capacitaç& atilde;o com médicos e enfermeiros e agora vamos fazer com agentes de saúde que são profissionais que estão em contato direto com a população, podem ajudar no diagnóstico precoce”, falou a diretora do Departamento de Vigilância à Saúde Allany Medeiros, acrescentando que a capacitação acontecerá das 8h às 11h.

O Gerente Executivo da Saúde Benjamin Bento esclarece que a capacitação faz parte de uma estratégia para conter o avanço da doença em Mossoró. “Estamos envolvendo todos os profissionais com capacitações para que conheçam e possam atuar com propriedade, facilitando o diagnóstico precoce e esclarecendo sobre formas de tratamento”, destacou Benjamin.

Ele informa que embora tenha havido uma redução no número de casos de calazar em Mossor&oacut e;, a situação ainda é preocupante. “Esse ano estamos com 15 casos de calazar em humanos e dois óbitos. No ano passado foram mais de 30 casos confirmados em humanos e mais de 300 em cães. Estamos reduzindo, mas a situação ainda é grave”, pontuou Benjamin.

LEISHMANIOSE- O calazar é transmitida tanto aos cães quanto aos humanos por meio da picada de um inseto chamado “mosquito palha”. É uma doença fatal para os cães. Em humanos, se não tratada, pode levar à morte em até 90 % dos casos.
 

CALENDÁRIO DE CAPACITAÇÃO

·    18/08/11- Auditório da II Ursap

·    25/08/11- Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania

·    08/09/11- Auditório Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte

·    15/09/11- Auditório Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte


 

Plano de Arborização de Mossoró resulta em mais de 80 mil mudas plantadas

Criado em 2006, o Plano de Arborização de Mossoró, mostra bons resultados.  O gerente da Gestão Ambiental, Mairton França, disse que a Prefeitura de Mossoró já plantou mais de 80 mil mudas na área urbana e rural no período de 2006 a agosto de 2011.

Sobre o trabalho que vem sendo desempenhado em Mossoró o gerente explicou que dentro do Plano Municipal de Arborização Urbana estão sendo desenvolvidos quatro programas: o Programa de Doação de Mudas, através do qual o cidadão pode adquirir gratuitamente até três mudas anuais; Programa de Arborização de Canteiros, que visa à ampliação da área sombreada da cidade; Programa Arborização Participativa que atende solicitações de comunidades rurais e urbanas para o plantio solidário com a participação da própria população e o Programa de Recomposição de Mata Ciliar do Rio Mossoró, na zona urbana da cidade, que atua em parceria com diversos órgãos. 

Mairton desta que o trabalho na área de arborização tem sido um dos maiores que Mossoró já teve. O plano é abastecido pelo Viveiro de Mudas, que a Prefeitura mantém no bairro Pintos, à margem da BR-110, na saída para Areia Branca.

Segundo Mairton França no viveiro são produzidas cerca de cinco mil mudas por mês, desse número uma media de 70% são de diversas espécies nativas da região. “Na área urbana é priorizado o plantio de espécies nativas, considerando que estas são mais fáceis e menos custosas de manter além de não causarem impactos ambientais negativos”, disse.

O gerente acrescenta ainda que, a população tem participado ativamente da política ambiental do Município. Sendo este o resultado do trabalho de conscientização que acontece paralelo as ações práticas da Gestão Ambiental. As parcerias com órgãos ligados ao Meio Ambiente e gerências da Prefeitura de Mossoró, também, tem garantido a expansão desse trabalho.

A arborização participativa que abrange áreas urbanas e rurais, por exemplo, conta com a participação direta da população. “Sem a colaboração da sociedade não teria como a Prefeitura manter esse programa sozinha, já que não haveria como o Município manter a mudas”, destacou Mairton França.

Uma parceria com a Gerência de Educação resultou na realização de diversos projetos que foram desenvolvidos com os estudantes através de trabalhos realizados nas escolas.  

A Prefeitura de Mossoró atua também com o sistema de poda. A população deve solicitar quando necessário, evitando a poda incorreta.


 

Gerência da Educação promove seminário sobre Bullying

A Prefeitura de Mossoró, através da Gerência da Educação, realiza nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/08) o I Seminário de Formação, com o tema “Bullying: da prevenção a intervenção. O evento será realizado no Teatro Dix-Huit Rosado e tem como público alvo os educadores da cidade e representantes de órgãos ligados a temática.

De acordo com Iêda Chaves, gerente da Educação, o seminário tem o objetivo de envolver a comunidade escolar no diagnóstico e implantação de ações de redução do comportamento agressivo, intimidante e discriminatório. Só assim será possível criar um ambiente seguro e salutar para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, promovendo uma cultura de respeito à dignidade humana e a valorização das diferenças.

A programação do evento será iniciada nesta quarta (17/08), às 19h. O seminário continua na quinta (18/08) pela manhã e segue até o final da tarde.

Quarta-feira (17/08)

19h – Atração cultural

19h30 – Abertura Oficial

20h – Conferência de abertura – “Bullying: identificando o problema” com o Dr. Jospe Evangelista de Lima

 

Quinta-feira (18/08)

8h às 11h30

 “O perfil da vítima, do agressor e o papel da escola: da agressão ao sofrimento psíquico” com Dra. Maria de Fátima Trajano

“O bullying a partir do olhar da violência e da bioética” com o prof. Ms. Wanderley da Silva

“O papel da mídia na popularização do Bullying” com prof. Kildare Holanda.

 

14h às 17h30

“Bullying: estratégias de prevenção e intervenção em busca de ações de enfrentamento” com a defensora pública Ana Mônica Amorim, o conselheiro tutelar Flávio Roberto e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) Mirna Aparecida.

- Lançamento do projeto: Escola, espaço de diálogo

 

Bullying – Se refere a todas as atitudes agressivas (físicas e/ou verbais, intencionais ou repetitivas) exercidas por um ou mais indivíduos, com a finalidade de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. A agressividade nas escolas é um problema mundial que vem ganhando visibilidade social e se tornando um dos temas mais estudados e discutidos no cenário atual.


 

Gerência da Juventude realiza 5ª. rodada do Circuito de Futebol Amador

A Gerência Executiva da Juventude, Esporte e Lazer anuncia a realização da 5ª. rodada do 15º. Circuito Mossoroense de Futebol Amador. Os jogos vão acontecer neste sábado e domingo (20 e 21/08) na zona urbana e rural da cidade.

 

Sábado (20/08) – Zona urbana

-

Campo da Estrada da Raiz

14h15 – Bad Bay X Palmeiras do Santo Antônio

15h30 – Salinista X Juventude do santo Antônio

 

Campo do Redenção

15h15 – Juventude X Redenção

 

Campo do Abolição

14h15 – Desportiva X Boa Esperança

15h30 – L.D.A. X Abolição IV

 

Campo do Papôco

14h15 – ABC Sport Magia X São Manoel

15h30 – Papôco X Planalto 13 de maio

 

Campo do Bom Jesus

14h30 – Pró-Jovem X Bom Jesus

 

Campo do Dobinha (Pintos)

14h15 – Pirrichil X MM Locações

15h30 – Potiguar do São Manoel X Botafogo da Boa Vista

 

Domingo (21/08) – Zona rural

 

Campo de Alagoinha

08h – São Caetano X São Paulo

09h15 – América do Coqueiro X Cruzeiro

 

Campo do Assentamento Jurema

08h – Sítio São José X Oito de Maio

 

Campo da Maisa

15h – P.A. Oziel Alves X Apodi

 

Campo da Barrinha

08h – Passagem do Rio ADD X Barrinha s.c.

09h15 – Rua do P. X Furacão

 

Campo do Riacho Grande

08h – Riacho Grande X Vitória

 

Campo do Jucuri

08h – Barreirense X Pedra Branca

09h15 – União do Jucuri X Independência

 

Campo de Passagem de Pedras

08h – Rio Morto X Sítio Ema

09h15 – Baraúnas de P. de Pedras X Rincão


 

Gerência da Cultura anuncia Concurso Fotográfico da Festa da Liberdade

A Prefeitura de Mossoró realiza neste ano mais uma edição do Concurso Fotográfico da Festa da Liberdade. Fotógrafos profissionais e amadores terão espaço na competição, composta por quatro categorias: Auto da Liberdade Profissional e Amador e Cortejo Cultural da Liberdade Profissional e Amador.

As inscrições serão abertas no dia 29 de agosto e seguem até 02 de setembro. Elas poderão ser feitas no Centro Administrativo Alcides Belo (antiga rodoviária), sede da Gerência da Cultura, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Confira a premiação para cada categoria do Concurso Fotográfico.

 

Espetáculo Auto da Liberdade

Profissional

1º. Lugar – R$ 1.500,00 + troféu

2º. Lugar – R$ 800,00 + troféu

3º. Lugar – R$ 400,00 + troféu

Amador

1º. Lugar – R$ 750,00 + troféu

2º. Lugar – R$ 370,00 + troféu

3º. Lugar – R$ 170,00 + troféu

 

Cortejo Cultural da Liberdade

Profissional

1º. Lugar – R$ 1.500,00 + troféu

2º. Lugar – R$ 800,00 + troféu

3º. Lugar – R$ 400,00 + troféu

Amador

1º. Lugar – R$ 750,00 + troféu

2º. Lugar – R$ 370,00 + troféu

3º. Lugar – R$ 170,00 + troféu

 

Festa da Liberdade - A Festa da Liberdade 2011 englobará uma série de atividades. Além do Concurso Fotográfico, será realizado o Auto da Liberdade, Seminário Novas Liberdades, Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado, I Cristo Liberta, Cortejo da Liberdade e os grandes shows. Vanessa da Matta, Nando Reis, Aviões do Forró e Calcinha Preta são algumas das atrações que vão animar a festa neste ano.


 




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: