segunda-feira, agosto 29, 2011

A semana no Brasil e no mundo: o presente se move

Caso não esteja visualizando, acesse aqui.

Visualização do Boletim Eletrônico - Agência Carta Maior
Página da Carta Maior no Facebook Siga a Carta Maior no Twitter Canal da TV Carta Maior no Youtube Assine nossos FEEDS
Boletim Carta Maior - 5 de Agosto de 2011 Ir para o site


 

A semana no Brasil e no mundo: o presente se move



O mundo atravessa um período de turbulência e transformação. Velhas estruturas e poderes estão ruindo e se desmanchando em um curto espaço de tempo. Os horizontes estão se alterado e a história entrou em uma fase de aceleração. Uma das causas principais dessas mudanças é a crise do modelo econômico hegemônico nas últimas décadas. O capitalismo atravessa uma crise estrutural o que, se por um lado, não significa a debacle total desse sistema político-econômico, por outro, aponta para um período de fortes turbulências em praticamente todos os cantos do mundo.



A Carta Maior está ampliando e qualificando ainda mais sua equipe para dar conta dos desafios que esse período histórico apresenta. Nos últimos dias essa equipe ganhou o reforço de nomes como Maria Inês Nassif e Eric Nepomuceno, além de correspondentes em Londres, Buenos Aires e Santiago do Chile. Além disso, a Carta Maior está preparando também uma ampla reforma na página para se adequar aos novos tempos e oferecer novos espaços de participação e interação. Preparamos um boletim especial para este fim de semana, fazendo um resumo da semana no Brasil e no Mundo, segundo o olhar de nossos jornalistas e analistas. Em meio a períodos de crise social como o que estamos vendo no mundo agora, o presente começa a se mover e a acenar com outros futuros possíveis. Acompanhe essa história conosco!



Uma decisão do STF que trocou seis por meia dúzia
O Supremo Tribunal Federal conseguiu provar, com sua decisão sobre a fidelidade partidária, que a história política não se constrói por decretos. O STF segurou as migrações partidárias nos últimos quatro anos, mas foi incapaz de resolver um problema estrutural da direita brasileira: com poucos vínculos ideológicos com o eleitor e sustentada em políticas de clientela, esse segmento ideológico não tem fôlego para sobreviver na oposição por muito tempo. A ilustrada decisão não mudou em nada o quadro: os partidos de esquerda mantêm uma lealdade relativa de seus eleitos; os de direita acumulam defecções. O artigo é de Maria Inês Nassif.
> LEIA MAIS | Política | 25/08/2011

Maria Inês Nassif estreia na Carta Maior
A jornalista Maria Inês Nassif passa a fazer parte da equipe da Carta Maior. Nos últimos anos, Maria Inês consolidou-se como uma das mais argutas e qualificadas colunistas políticas do país e seu trabalho prosseguirá agora, nas páginas virtuais da Carta Maior, com uma coluna semanal, reportagens e entrevistas. Além de Maria Inês Nassif, a CM passa a contar com correspondentes em Londres, Berlim, Buenos Aires e Santiago do Chile, novos colunistas e outras novidades.
> LEIA MAIS | Política | 25/08/2011

Entrevista/José Sergio Gabrielli: Petrobras afeta geopolítica e doença holandesa é risco
O avanço da produção de petróleo pré-sal na década vai tornar a maior empresa brasileira na maior do planeta e fazer da Petrobras um dos principais atores de uma nova geopolítica mundial. Mas suas exportações podem inundar o país de dólares e prejudicar a indústria, e o governo ainda não tomou as providências necessárias. "Estou preocupado com a velocidade de investimentos na cadeia produtiva", diz o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, em entrevista exclusiva à Carta Maior.
> LEIA MAIS | Economia | 26/08/2011

Sem-terra, estudantes e sindicalistas vão às ruas cobrar governo
Milhares de manifestantes foram às ruas em Brasília e em outros estados reivindicar a volta da reforma agrária e o aumento do investimento em educação. Eles também reclamam que os empresários estariam sendo mais bem tratados na gestão Dilma Rousseff. Pauta foi entregue a autoridades dos três poderes, que prometem respostas até o fim da semana.
> LEIA MAIS | Movimentos Sociais | 24/08/2011

Paulo Kliass
Quais são as prioridades da presidenta?
A continuidade da crise no mundo apresenta-se como mais uma oportunidade para escapar do círculo vicioso dessa armadilha que combina a perversidade dos juros altos com a sobrevalorização cambial. Mais uma vez, surge a possibilidade para a Presidente Dilma demonstrar ao povo brasileiro quais são, de fato, as prioridades de seu governo.
> LEIA MAIS | 25/08/2011

Direto de Santiago: Chile vive maior protesto desde Pinochet. Jovem é morto pela polícia
A quinta greve nacional desde o retorno da democracia em 1990 reflete que há algo que resiste à mudança no Chile: a direita que criou o atual modelo econômico, político e social instaurado com a ajuda do ditador Augusto Pinochet nos 17 anos que durou sua ditadura. Mobilização reúne trabalhadores e estudantes: os dois atores que mais perderam com a sociedade de mercado instalada pela direita, aprofundada pelos governos da Concertação entre 1990 e 2010 e radicalizada pelo atual governo. A reportagem é de Christian Palma, direto de Santiago do Chile.
> LEIA MAIS | Internacional | 25/08/2011

Eric Nepomuceno: Tensão nas grandes alamedas chilenas, tensão na memória
O governo chileno acaba de divulgar uma nova cifra oficial dos mortos e desaparecidos durante a ditadura do general Augusto Pinochet, que durou de 1973 a 1990: 3.065. Com isso, o total de vítimas – entre presos, seqüestrados, torturados, executados e desaparecidos – chega a exatos 40.018. O anúncio coincide com um período de profundas turbulências enfrentadas pelo primeiro presidente de direita eleito desde o fim da ditadura. O artigo é de Eric Nepomuceno.
> LEIA MAIS | Internacional | 22/08/2011

Especulação financeira, e não problema climático, explica a fome no Chifre da África
Após a eclosão da crise financeira global de 2008, especuladores retiraram recursos de ativos de altíssimo risco e apostaram nos papéis de commodities, diz o economista Ladislau Dowbor à Carta Maior. Com os preços nas alturas, acesso à comida ficou mais restrito. Ações contra a tragédia humanitária no Chifre da África, onde fome atinge 12 milhões de pessoas, foram discutidas nesta quinta (25) na FAO, em Roma.
> LEIA MAIS | Internacional | 26/08/2011

A dúvida sobre os rebeldes líbios
A grande pergunta que segue aberta é como os insurgentes líbios poderão converter sua vitória no terreno de uma paz estável e aceita por todos. O Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, já reconhecido por tantos estados nacionais como sendo o governo legítimo da Líbia, é de duvidosa legitimidade e de duvidosa autoridade. Os próprios insurgentes admitem que sem a guerra aérea feita a seu favor pela OTAN – com 7459 ataques aéreos sobre os partidários de Kadafi – estariam mortos ou fugindo.
> LEIA MAIS | Internacional | 24/08/2011

Boaventura de Sousa Santos
Carta às esquerdas
Livre das esquerdas, o capitalismo voltou a mostrar a sua vocação anti-social. Voltou a ser urgente reconstruir as esquerdas para evitar a barbárie. Como recomeçar? Pela aceitação de algumas ideias. A defesa da democracia de alta intensidade é a grande bandeira das esquerdas.
> LEIA MAIS | 24/08/2011

Argentina e suas mulheres que escrevem, e escrevem bem
É mais que hora de lembrar que há também mulheres de altíssimo nível na literatura argentina contemporânea, e que, a exemplo dos homens, elas se sucedem gerações afora sem perder brilho e capacidade de renovação. De nomes consagrados há décadas, como a contista Silvina Ocampo (foto) e a delicada e trágica poeta que foi Alfonsina Stormi, também elas, as autoras, souberam nos legar uma obra de primeira grandeza. O artigo é de Eric Nepomuceno.
> LEIA MAIS | Internacional | 26/08/2011
 
 




Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com Carta Maior através do seu e-mail wilpersil.revistavirtual@blogger.com. Para cancelar seu recebimento acesse aqui. Em caso de abuso, denuncie aqui.


 

Nenhum comentário: