sábado, junho 08, 2013

Dinheirama.com - Artigos do dia


Dinheirama.com - Artigos do dia

Link to Dinheirama

Posted: 07 Jun 2013 03:00 PM PDT
DinheiramaCast: As preocupações do governo e nossa economiaA economia brasileira passa por um momento delicado, com inflação em alta, a moeda perdendo valor frente ao dólar e os juros subindo – há instituições que projetam a Selic acima de 9% para o final de 2013, por exemplo. Quando analisamos esses fatores e os somamos à necessidade de fazer o país continuar crescendo, percebemos que os desafios são imensos.
Nessa semana conversei novamente com Alvaro Bandeira, Economista Chefe e Sócio da Órama com a expectativa de entender o que de fato está acontecendo em nossa economia. Veja as perguntas que fizeram parte do podcast:
  • Há poucos dias o governo federal retirou o IOF para investidores estrangeiros que aplicam em títulos de renda fixa. Qual o efeito que a medida trouxe até o momento?
  • Qual o impacto dessa medida para o mercado de ações?
  • A Presidenta Dilma deu declarações dizendo que, no Brasil, o câmbio é flexível. Isso deixa a entender que o câmbio não será utilizado como medida para controlar a inflação? Sinaliza que os juros deverão continuar subindo?
  • Para quem pretende viajar para o exterior e está preocupado com a alta do dólar, qual estratégia adotar?
  • Enquanto o governo tenta alinhar o discurso, o mercado já considera a possibilidade de outras medidas para afrouxar o câmbio, como a retirada do IOF para os empréstimos de até um ano no exterior e no mercado futuro. Esse é realmente o caminho?
Ouça o podcast:
Alvaro, mais uma vez agradecemos sua participação! É motivo de muita alegria a oportunidade de tê-lo conosco. Quero aproveitar e convidar o leitor do Dinheirama para conhecer o novo site da Órama (clique e acesse), mais amigável e com novos espaços para melhorar ainda mais sua experiência ao visitá-los.
Você poder ler mais opiniões do Álvaro e ainda conversar diretamente com a Sandra Blanco, consultora de investimentos da Órama, tirando suas dúvidas sobre investimentos e finanças pessoais. Aproveite também para conhecer uma série de eBooks gratuitos sobre economia e dinheiro. Clique aqui, faça um rápido cadastro e confira!
Fique ligado e ouça sempre nosso conteúdo!
Para que possa receber todos os episódios sem problemas, assine nosso podcast através deste link (clique aqui). Se você gosta de ouvir aos podcasts em seu MP3 Player, iPod ou iTunes, assine o RSS direto dos arquivos via iTunes (Apple Store) clicando aqui ou pelo link http://dinheirama.com/feed/podcast e receba os novos episódios automaticamente.
Obrigado e até a próxima. Crédito da foto para freedigitalphotos.net.
------
Este artigo foi escrito por Ricardo Pereira.
Educador financeiro, palestrante, Sócio do Dinheirama é autor do livro "Dinheirama" (Blogbooks), trabalhou no Banco de Investimentos Credit Suisse First Boston e edita a seção de Economia do Dinheirama. No Twitter: @RicardoPereira
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama





This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 07 Jun 2013 11:00 AM PDT
Sonegômetro: quanto o país perde por sonegação de impostosO Sindicado dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) lançou, na última quarta-feira (05), um placar online que mostra quanto o Brasil deixa de arrecadar diariamente em decorrência da sonegação fiscal.
A ferramenta, batizada de Sonegômetro, está disponível para acesso na internet através do site www.sonegometro.com e serve como apelo para que os brasileiros entendam quanto o país perde com golpes para burlar imposto.
Para chamar mais atenção à causa, o Sindicato circulou com um painel móvel com o placar da sonegação fiscal pelas ruas de Brasília. "O objetivo é atrair a atenção da população para uma questão tão importante, de forma inusitada", diz o comunicado oficial.

A contagem

Desde 1º de janeiro, a contagem da sonegação está operando e, até a data de edição desta publicação, a ferramenta já ultrapassou os R$ 170 bilhões. De acordo com os cálculos da instituição, com esse valor seria possível construir mais de 120 mil quilômetros de estradas asfaltadas.
O presidente da Sinprofaz, Alan Titonelli Nunes, alega que a campanha tem como objetivo reforçar a necessidade de uma reforma tributária e o combate à sonegação.
Segundo Alan, a alta carga tributária brasileira (36% do PIB) e a percepção de que os serviços prestados pelo governo com o dinheiro arrecadado são insuficientes fazem com que os impostos sejam vistos pela população como algo nocivo.
"Isso é um equívoco", diz. "Como o sistema tributário brasileiro incide mais sobre o consumo e não sobre a renda e o patrimônio, a sonegação acaba prejudicando muito mais quem tem uma renda menor", reitera Alan.
Nunes ainda argumenta sobre a sonegação entre as camadas sociais. Segundo ele, quem ganha até dois salários mínimos paga 50% dos seus rendimentos em tributos, enquanto quem ganha acima de 30 salários mínimos paga cerca de 26%. "Não são os mais pobres que conseguem sonegar, mas os mais ricos", afirma.
Para o presidente do sindicato, se a sonegação diminuísse a carga tributária poderia ser reduzida em 20%.

Impostômetro

O lançamento do Sonegômetro também pode ser visto como uma companhia ao já famoso Impostômetro (clique para ver o placar online). Essa ferramenta mostra quanto o brasileiro já pagou em tributos desde o primeiro dia do ano.
Na data de edição deste artigo, o Impostômetro marcava mais de R$ 688 bilhões. O site ainda mostra que com esse valor era possível comprar mais de 25 milhões de carros populares no país.
Fontes: InfoMoney | UOL. Foto de freedigitalphotos.net.
------
Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama




Posted: 07 Jun 2013 07:00 AM PDT
4 lições de vida de O Grande GatsbyLer um bom romance é o entretenimento predileto de muita gente. Mais do que isso, a história e os personagens podem inspirar atitudes positivas no leitor que as levam para sua rotina.
Figuras empreendedoras, reais ou fictícias, são um grande exemplo disso. O sucesso dessas pessoas, mesmo que muitas vezes novelesco, nos mostra como é possível alcançar objetivos por meio de trabalho duro.
No final de fevereiro, junto com a premiação do Oscar, publicamos um artigo sobre filmes que todo empreendedor deve assistir. Um apanhado de obras cinematográficas que certamente mexe com o espírito de "fazer acontecer" de qualquer um.
Agora com a nova adaptação de "O Grande Gatsby" para os cinemas, o assunto volta à tona. Publicado originalmente em 1925 por F. Scott Fitzgerald, "O Grande Gatsby" é uma crítica ao "sonho americano".
Mesmo idolatrando os ricos e o glamour da prosperidade econômica dos Estados Unidos durante a década de 1920, pós Primeira Guerra Mundial, o autor não se conforma com o materialismo desenfreado e a falta de moral.

O enredo

A história de "O Grande Gatsby" se passa na cidade de Long Island, Nova Iorque, durante o verão de 1922 e tem como destaque o personagem Jay Gatsby – que por sinal dá nome à obra.
Gatsby é um milionário conhecido por promover festas em sua mansão. A fonte de sua fortuna é um grande mistério que nem mesmo os convidados de seus bailes sabe dizer qual é. Tudo aponta que o "herói" esteja relacionado com atividades ilícitas.
Mesmo assim, o personagem e a história podem nos mostrar algumas lições de carreira e empreendedorismo.

1. Sua rede de contatos é seu maior patrimônio

O que pessoas poderosas e com boas condições financeiras têm em comum? Uma rede de contatos muito forte, onde a troca de informações e o apoio mútuo são incentivados.
Na história, temos Nick Carraway e Tom Buchanan entre os personagens principais, sendo que ambos frequentaram aulas em Yale. No decorrer da história, Tom, de família tradicional e rica, se torna primo de Nick através de um casamento, o que leva Nick a conhecer um novo mundo de riqueza e extravagância.
A realidade é que conhecer pessoas e se relacionar com elas é um ponto importante para descobrir novos horizontes e possibilidades. Contatos familiares, como o do exemplo, podem criar vínculos muito mais fortes e duradouros.

2. É você quem traça seu futuro

Reinvenção é uma boa palavra para citar a história de Jay Gatsby, uma vez que o personagem veio de uma família pobre e foi capaz de unir esforços para se tornar o milionário delirante que fez sua fama.
Motivado em conquistar o amor de Daisy, Gatsby conseguiu alcançar o poder e a riqueza que achava necessária dando mais uma lição para nós: determinação. Com a motivação certa, você é capaz de alcançar seus sonhos e objetivos, sejam eles pessoais ou profissionais.

3. Seja acessível aos outros

O costume de promover festas em sua mansão fez com que Gatsby recebesse muitas pessoas e, consequentemente, aumentasse sua visibilidade na sociedade.
Obviamente, nem todos podem criar encontros semanais, mas participar dos principais eventos de sua área de atuação – onde você sabe quem é quem – é uma atitude importante para ampliar ainda mais sua rede de contatos.
Afinal, se as pessoas podem conversar com você pessoalmente, será melhor do que uma troca de e-mails ou de tweets.

4. Faça seu dever de casa

Fazer seu dever de casa significa se preparar antes de qualquer coisa. Isso pode ser ligado ao fato de conhecer (mesmo) as pessoas com quem você se relaciona profissionalmente.
Gatsby foi capaz de alcançar o sucesso financeiro através de atitudes e negócios moralmente duvidosos, de forma manipuladora e mentirosa. Em outras palavras, ele pode ser visto como o tipo clássico de oportunista.
Na vida, você vai conhecer esse tipo de profissional, por isso é tão importante saber com quem você está lidando. Fulano é confiável? Quem são seus amigos? As pessoas acreditam em seu trabalho? O Google está aí para isso também.

Você pretende assistir "O Grande Gatsby" no cinema?

Independente de conhecer ou não a clássica obra de Fitzgerald, a história de Jay Gatsby e Nick Carraway merece ser vista na "telona". O filme é dirigido por Baz Luhrmann ("Moulin Rouge") e conta com os atores Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire.
No IMDb, o filme está avaliado com nota 7,5/10, o que mostra que além de ter uma boa história, o filme parece ser bem produzido e interessante. A estreia de "O Grande Gatsby" no Brasil acontece hoje, 7 de junho.
Lembre-se de deixar suas considerações sobre a história e a nova adaptação da obra para os cinemas. A discussão continua nos comentários. Até a próxima.
Fonte: The Huffington Post. Foto: divulgação.
------
Este artigo foi escrito por Willian Binder.
Graduando em Administração na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e estagiário do Dinheirama.
Este artigo apareceu originalmente no site Dinheirama.
A reprodução deste texto só pode ser realizada mediante expressa autorização de seu autor. Para falar conosco, use nosso formulário de contato. Siga-nos no Twitter: @Dinheirama




Nenhum comentário: