sexta-feira, abril 20, 2007

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO A DIVERSIDADE

Professora Martha Cristina Maia
marthacrisitnamaia@hotmail.com
 
 
 
 
Os portadores de necessidades especiais não fiquem conformados no seu cantinho e não tenham medo de assumir a sua dignidade, lembrem-se todos de que estamos sujeitos a adquirir alguma deficiência ao longo da vida.
Quando ocorre um acidente todos correm para ver, uns para ajudar e outros por curiosidade, porem quando a vitima fica deficiente passa a ser vista com rejeição. "Temos  o direito  de sermos iguais, quando a diferença nos inferioriza, temos o direito a sermos diferentes, quando a igualdade nos descaracteriza". (Boaventura de S. Santos ). A rua de acesso da inclusão  não tem fim, por que ela é, em sua essência, mais um processo do que um destino. A inclusão representa, de fato, uma mudança na mente e nos valores para as escolas e para a sociedade como um todo... (Mitller, 2003:36).
Uma mulher indiana recebeu 1.000,000, 00 dólares porque um medicamento  lhe causou a perda da visão. Ela aplicou o medicamento para curar alergia no rosto e ele entrou-lhe nos olhos fazendo-a perder aproximadamente 98% da visão. Você trocaria de lugar com ela? Na Califórnia, uma outra mulher recebeu a mesma quantia por causa de uma lesão nas costas provocado por uma acidente de avião e nunca voltará a andar. Você trocaria de lugar com ela? As pobres imagens de si próprio e da pior espécie são criado as ou agravadas quando alguns professores ou pessoas autoritárias ou mesmo o publico em geral entra em contato com os desprotegidos ou com membros de uma raça minoritária de uma forma que provoca complexos de inferioridade.
Por exemplo, em um cenário de uma festa de aniversário da pequena Shirley, a festa estava quase no fim, quando uma menina negra apareceu com um presente... Sorrindo e  simpática a menina branca a convida para comer o resto do pouco do bolo que restava... Felizmente muitos desses tratamento desaparecem aos nossos olhos. Porém o negro fez mais progressos nessa geração que qualquer povo da história.
Esses progressos estão em proporção direta com a mudança da sua imagem própria. A solução direta virá com a educação. Subscrevo Jessé Owens, a grande estrela olímpica que diz: " Preto não é bonito, branco não é bonito, são cores de pele e nada que passa de cor de pele é bonito".
Agradeça a Deus o que você é, o que você tem e devolva á natureza humana. A incluso não é a colocação de cada criança individual ns escolas, mas é criar um ambiente onde todos os estudantes possam desfrutar o acesso e o sucesso no currículo  tornar-se membros totais da comunidade escolar e local, desse modo valorizando a escola pública ( PETER M).
Queremos construir uma escola acolhedora  aberta a diversidade, ao novo mundo que se anuncia. Ainda lutamos contra a quebra de paradigmas dentro do próprio sistema. Tratamentos diferentes não se refere a privilégio, e sim, à disponibilização  de oportunidades iguais. E você, professor, tenha orgulho de sua profissão, sua sabedoria é cultura de uma arte única que pertence soa você.
A sociedade precisa conhecer os novos talentos, o seu trabalho, o seu respeito pelas diferenças e sua luta pela diversidade. Inclusão hoje e sempre... E a você, querido leitor, um lindo dia lindo e especial cheio de luz, é o meu desejo.
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

Nenhum comentário: