terça-feira, maio 29, 2007

OFICINA DE XADREZ COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL FELÍCIO DE MOURA

REALIZADO NO DIA 28 DE MAIO DE 2007 UMA OFICINA DE XADREZ NO CLUBE DE XADREZ PENSART DA ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM FELÍCIO DE MOURA DA 5ª SÉRIE. ESTIVERAM PRESENTES VINTE E SEIS ALUNOS, A PROFESSORA/SUPERVISORA CINARA E A PROFESSORA ANA LÚCIA.
FORAM APRESENTADOS, LIVROS, REVISTAS JORNAIS, FOTOS, APOSTILAS E TODO MATERIAL UTILIZADO NO XADREZ, COMO RELÓGIO, TABULEIROS E PEÇAS DO JOGO DE XADREZ.
NO PRIMEIRO MOMENTO APÓS EXPOSIÇÃO DO MATERIAL O PROFESSOR WILLIAM PEREIRA CONTOU A HISTÓRIA DA ORIGEM DO XADREZ NA ÍNDIA E EM OUTRAS PAÍSES QUE REIVINDICAM SUA ORIGEM. EM SEGUIDA FORAM DADAS AS NOÇÕES BÁSICAS DO JOGO COMEÇANDO PELA APRESENTAÇAO DO TABULEIRO E SUA NOMECLATURA, NOME DAS PEÇAS, COLOCAÇAO NO TABULEIRO, MOVIMENTOS DAS PEÇAS E O JOGO PROPRIAMENTE DITO. OS ALUNOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE SABER COMO SE JOGA O XADREZ E TIRAR SUAS DÚVIDAS SOBRE O JOGO.
AO FINAL DA OFICINA O PROFESSOR WILLLIAM PEREIRA REINTEROU O CONVITE PARA OS ALUNOS DESTA ESCOLA VOLTA AO CLUBE PARA APRENDER MAIS SOBRE O XADREZ FICOU CONFIRMADO A IDA DO CXPENSART A ESCOLA FELICIO DE MOURA PARA REALIZAR UM TORNEIO DE XADREZ PARA OCOROAMENTO DO APRENDIZADO DA CRIANÇADA.



PROFESSORA DA ESCOLA MUNICIPAL FELÍCIO DE MOURA AUXILIA NAS ATIVIDADES DA OFICINA DE XADREZ NO CLUBE DE XADREZ PENSART


PROFESSOR WILLIAM PEREIRA REALIZA OFICINA COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICPAL FELÍCIO DE MOURA E ENSINA AS PRIMEIRAS NOÇÕES SOBRE O JOGO DE XADREZ

PROFESSORA CINARA JOGA COM ALUNO - ENCONTRO DE DUAS GERAÇÕES -



__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

domingo, maio 27, 2007

FAZENDO VALER O ESTATUTO DO IDOSO


FAZENDO VALER O ESTATUTO DOS IDOSOS


O ônibus parou no ponto. Um homem entrou. Havia muitos lugares vazios, mas ele ficou de pé e bem próximo do motorista.
Trajava calça de brim, camisa solta, sapato sem meia, boné na cabeça. Alto, moreno, forte uns 30 anos.
Motorista e passageiros não tinham dúvidas. Era um assaltante. Só podia ser um assaltante.
E o assalto não começava. O ônibus seguia, o homem ali. O motorista já apavorado, parando nos pontos, gente entrando, gente saindo e nada do assalto.
E mais um ponto, uma senhora idosa, levanta o braço, faz o sinal, mas o motorista não parou. A mulherzinha continuou lá, em pé, desolada.
O homem enfiou mão embaixo da camisa, puxou um revólver novinho, brilhando, pôs na cabeça do motorista e disse, sem gritar:
- Pare o ônibus. Volte de macha à ré, devagar sem fazer confusão, até o ponto, abra a porta e pegue a senhora que ficou a pé.
O motorista obedeceu. Parou, deu ré até o ponto, abriu a porta, a senhora entrou, o homem enfiou o revólver embaixo da camisa.
No próximo ponto, quando a porta abriu, o homem disse ao motorista:
- Nunca mais deixe uma senhora idosa parada no ponto. Ela não é sua mãe! Só sua mãe agüentava isso.
E sumiu na calçada.
FONTE: http://www.gazetadooeste.com.br/

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

quinta-feira, maio 24, 2007

INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO

INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E EXCLUSÃO

William Pereira da Silva
A inclusão, segundo Meire Cavalcante é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo. Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro.
A discriminação pode se entender como o nome que se dá para a conduta (ação ou omissão) que viola direitos das pessoas com base em critérios injustificados e injustos, tais como: a raça, o sexo, a idade, a opção religiosa e outros.
O termo exclusão social, de origem francesa, toma vulto a partir do livro Les Exclus (1974), de autoria de Lenoir, que define os excluídos como aqueles indivíduos concebidos como resíduos dos trinta anos gloriosos de desenvolvimento. Seguindo as idéias de Lenoir, o estudioso brasileiro Hélio Jaguaribe, em meados de 80, prevê, a partir da pobreza crescente, a exclusão de contingentes humanos e a define como resultado da crise econômica que se inicia em 1981-83. Para este autor, a exclusão assume as feições da pobreza. O escritor e político brasileiro Cristovam Buarque (in Nascimento, 1996), seguindo a mesma perspectiva de compreensão, ao analisar a crise econômica, publica escritos (1991, 1993 e 1994) que chamam a atenção para a ameaça à paz social. Segundo Buarque, a exclusão social passa a ser vista como um processo presente, visível e que ameaça confinar grande parte da população num apartheid informal, expressão que dá lugar ao termo "apartação social". Para ele, fica evidente a divisão entre o pobre e rico, em que o pobre é miserável e ousado enquanto o outro se caracteriza como rico, minoritário e temeroso.
Analisando os termos acima apresentados relembro um pouco da minha vida e dentro deste prisma sinto o quanto fui excluído no meu contexto social sendo a principal causa a minha situação como pobre filho de gente humilde. Hoje a escola volta-se para a fase da inclusão e nela tento me inserir nesta contextualização inserindo nos meus afazeres escolares pessoas com deficiência físicas, visuais, da audição e da fala nos quais sinto uma reclamação geral por não verem seus direitos serem respeitados e a discriminação de muitas pessoas em relação a eles rejeitando-os como seres humanos capazes de realizar as mais diversas tarefas no cotidiano e como próprios seres humano com dignidade a vida e ao que ela oferece. Em conversas informais os deficientes relatam além da discriminação o sentido de exclusão a que são submetidos e sempre relato a eles que a exclusão no Brasil não é só para com os deficientes, mas também nas mais diversas situações em que se encontra o pobre, o negro, as mulheres, milhares de crianças, trabalhadores. Enfim uma grande parcela da sociedade é excluída dos seus mais elementares direitos como ser humano pelo sistema econômico criado com o advento do capitalismo nos séculos passados. Essa cultura capitalista valoriza somente os capazes, inteligentes, vencedores criando na nossa mente a imagem que todos que conseguem dinheiro, riquezas e poder são realmente os detentores da felicidade e da perfeição humano na terra. Uma das formas mais cruel de exclusão não é com deficientes e sim com os pobres que além de serem desprezadas como seres humanos passam por agruras quase que insuportáveis como a fome, falta de moradia, violência, mortes prematuras, trafico de drogas, mazelas de todas as naturezas.
A inclusão é um pequeno avanço que a educação esta conseguindo realizar para que possamos respeitar as diferenças reconhecendo que podemos conviver em comunhão aprendendo junto com pessoas deficientes ou com outras carências humanas. Uma grande lição estou aprendendo com os deficientes, é da força da superação e a conscientização de que um dia poderemos ser um deles e devamos agir com cautela antes de virar as costas as pessoas portadores de deficiência ou aquela menos favorecidas de recursos para viver. Tenho dito ao longo da minha vida que " O mundo da muitas volta em torno de si, dá uma volta ao redor do sol e volta sempre ao mesmo lugar". Sempre estamos voltando ao lugar de origem. Nascemos carentes e precisando de todos até tornar-nos independente para viver, mas devemos lembrar que um dia voltaremos a ser carentes e dependentes de novo ou pela velhice ou por um acidente qualquer que pode nos deixar inválidos ou deficientes físicos, visuais, auditivo, audição e das faculdades mentais.
Para a professora Maria tereza Egler Mantoan ''Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças''

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

EDUCAÇÃO FEIJÃO-COM-ARROZ

EDUCAÇÃO FEIJÃO-COM-ARROZ

Por William Pereira da Silva
 
A Educação no Brasil há anos passa por um processo de falta de identidade referente à sua eficiência e qualidade nos seus sistemas de ensino. Criam-se métodos, fórmulas, mudam-se currículos, aumentam números de séries, modificam sistemas de avaliações, ampliam permanência de alunos na escola. A cada Governo, a cada Ministro da Educação aparece às promessas juntamente com os projetos de inovação para as melhorias no setor educacional brasileiro, uns até com mudanças Revolucionárias. Por incrível que pareça a situação só faz piorar, parece uma história sem fim, sem soluções, um eterno laboratório de experiências.
Lendo na Revista Veja, de quatro de abril de 2007, na seção, Ponto de Vista, o economista Cláudio de Moura Castro, no artigo "ENTRE A FINLÂNDIA E O PIAUÍ", faz um excelente comparativo entre a melhor educação do mundo na Finlândia e tendo no Piauí a melhor escola secundária do Brasil. Rememoro a educação recebida pelos estudantes em décadas passadas na qual fui aluno.  Era exatamente esta prática do feijão -com- arroz da educação citada pelo economista uma educação plena, de qualidade, onde tudo funcionava com disciplina e ordem e os alunos aprendiam.
São diversos os fatores que o economista Cláudio de Moura aponta como pontos principais do sucesso dos sistemas de ensino que deram certos no mundo, e diz que são métodos simples, óbvios e robustos.
Vejamos os traços mais comuns das boas escolas e dos bons sistemas nas pesquisas citada no seu artigo:
Ø                 Boas escolas têm clara percepção dos rumos em que navegam, isto é, possuem metas. Além disso, são poucas metas, que não mudam de uma hora para outra e são compartilhadas por todos. E não é só isso. As metas são quantificadas (exemplo: em dois anos, ganhar tantos pontos nos testes).
Ø                 O ambiente é sempre saudável, os fluidos são bons e os professores estão satisfeitos. De fato para os professores, a atmosfera da escola é pelo menos tão importante quanto o salário. Ademais, a sociedade valoriza e prestigia os professores.
Ø                 As autoridades dão as escolas muitas autonomia para operar. Há forte liderança do diretor ("A escola tem a cara do diretor"). Ele manda. É um real gerente, estando livre para se mover. Mas deve atingir as metas estabelecidas, e seu desempenho é avaliado com rigor. Quase não é preciso dizer: NEM SUA INDICAÇÃO É MOEDA DE TROCA NA POLÍTICA NEM É ELEITO PELOS SEUS PARES.
Ø                 Sejam públicas ou privadas, as escolas são administradas como as boas empresas. Há cobrança de resultados e vantagens para quem desempenha bem seu papel. Os melhores mestres são colocados nas turmas mais difíceis. Ao mesmo tempo, malandros e incompetentes ganham puxões de orelha.
Ø                 Provavelmente, os professores nunca ouviram falar nem nos autores nem nas teorias da moda pedagógica. Contudo, conhecem bem os assuntos que ensinam e aprenderam a ensinar. De fato, pedagogia para eles significa saber ensinar cada ponto da matéria.
Ø                 Há muita ênfase em aplicar as teorias em problemas da vida real – em vez de decorar fatos, fórmulas e definições. Os livros são de boa qualidade, detalhados e universalmente usados. Os professores mão precisam "criar" sua aula (embora não esteja proibido), pois existe uma retaguarda de planejamentos e explicitação de tudo o que acontece na aula (os livros e os guias dos professores oferecem bancos de perguntas, de exercícios e de aplicações práticas).
Ø                 Os currículos oficiais são claros e precisos, dizendo exatamente o que é para ser ensinado e aprendido. Segundo um funcionário do Ministério da Finlândia: "Nosso currículo prescreve, nossos professores ensinam e nossos alunos aprendem as mesmas competências e conhecimentos que são avaliados no Pisa (programa Internacional de Avaliação de Alunos)".
Ø                 A sala de aula é convencional. Existem avaliações freqüentes, bastante dever de casa e muito feedback  para o aluno. A jornada de trabalho é longa (pelo menos cinco horas), mas não há necessariamente tempo integral. Os alunos são seriamente cobrados e precisam estudar. A disciplina é "careta" (por exemplo, não se pode conversar durante a aula).
Ø                 A família acompanha a vida escolar do aluno e o vigia de perto, para assegurar que ele fez o dever de casa. Além disso, conversa muito com ele e garante a existência de um ambiente físico e psicológico que favorece o estudo e o aprendizado. Televisão berrando ou sintonizada na novela pode ser a distração da família, mas desvia o aluno do seu maior projeto de vida, que é a educação.
Tudo isso mostrado anteriormente, oitenta por cento vivencie no Colégio Estadual de Mossoró quando aluno do "Ginasial" e do "Científico". Foi neste sistema de ensino que estudei e aprendi grande parte do que sei hoje. Tive um estudo de qualidade onde os professores eram respeitados, o Diretor um verdadeiro comandante e líder da escola. O currículo e os métodos de ensino eram eficazes e não mudavam de uma hora para outra. Por isso acredito nesta educação feijão - com –arroz a qual me servi dela e nela vi muita gente vencer aprendendo a viver na realidade e conquistar sucesso na vida. Sei que existem muitas escolas que ainda aplicam este tipo de educação, estão vivas e atuantes, não sentido a crise criada pelos governos que destruíram a educação no Brasil.
 Exceções existem, está ao nosso lado, mas fazemos por onde não ver e seguir seu valoroso exemplo.  Cito a Educação nas Escolas Militares no seu percurso milenar, não muda sua disciplina e seus métodos educando jovens e cientistas no mundo todo com sucesso absoluto, juntamente com escolas tradicionais católicas, com  uma disciplina severa nunca deixam de cumprir seu papel e não vemos nenhum alunos depois de formados e preparados para a vida reclamar do rigor da disciplina e da pesada carga de estudo impostas por elas.
Sei quem esta acabando com o ensino no Brasil e principalmente as escolas em que nada funciona chegando ao caos. Este exemplo realizado numa escola mostra bem que são essas pessoas.
Certo dia, todos que chegavam à escola, encontrou exposto no mural um cartaz bem grande com letras enormes que tinha uma provocação: - AQUELE QUE QUISER SABER QUEM ESTA ACABANDO E DESTRUINDO NOSSA ESCOLA, VÁ LÁ AO GINÁSIO DE ESPORTE E ENCONTRARÁ A RESPOSTA. CHEGANDO AO GINÁSIO AS PESSOAS ENTRAVAM, DEPOIS SAIAM CABISBAIXO. LÁ DENTRO HAVIA UM CAIXÃO DE DEFUNTO. A PESSOA CURIOSA OLHAVA DENTRO DELE E VIA SEU ROSTO NUM ESPELHO.
Essa é a grande verdade na realidade de muitas escolas do Brasil e de Mossoró. As pessoas que nelas atuam, estão mortas para inovar trazendo de volta com forças moral e ética a grande EDUCAÇÃO FEIJÃO-COM-ARROZ.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

quarta-feira, maio 23, 2007

TERCEIRA IDADE x MUSCULAÇÃO

Terceira  idade  x  Musculação
 
                        Nós estamos envelhecendo e a porcentagem de idosos no país esta crescendo a cada ano. Envelhecimento é um processo natural mas tem causado preocupação a cada idoso, alguns por razões estéticas e a grande maioria por questões de saúde. Com a idade,  problemas de desgaste físico se manifestam, vem a debilidade e ao fim, a dependência.
                        O processo do envelhecimento é inevitável, assim como a questão da  dependência de outras pessoas mas, com alguns cuidados é possível retardar significativamente ou minimizar estes problemas.
                        Com o avanço das ciências, principalmente da medicina, e o melhor acesso da população às informações, as pessoas idosas estão saindo da concha e descobrindo novos horizontes.
                        A imagem da vovó (ou vovô),  sentada na cadeira de balanço, esta sendo substituída pelo vovô fazendo musculação ou jogando tênis. Hoje em dia o idoso, após sua aposentadoria, quer ainda aproveitar o tempo de vida que lhe resta mas, para isto ele precisa  de saúde e independência.
                Atualmente sabe-se que os exercícios com pesos não são apenas os mais eficientes para aumentar a massa muscular, massa  óssea e força muscular. Eles melhoram também a coordenação diminuindo a incidência de quedas em pessoas idosas. Outro argumento importante, que justifica o uso de exercícios com pesos  no treinamento com idosos é a sua segurança.
                Um treinamento com pesos bem planejados, que evite sobrecarga das articulações e da coluna; de preferência sentado, evitando a insegurança que muitos idosos tem, no ato de deitar ou levantar do chão, é uma atividade muito mais segura do que uma caminhada no parque com chão irregular. 
                A segurança cardiológica que podemos ter nos exercícios com pesos bem dosados é superior a de exercícios de média intensidade realizados de maneira contínua, onde o aumento da freqüência cardíaca pode ser fator patogênico importante.
                Concluímos então que a musculação é a atividade que mais benefícios traz para o idoso seja  ela usada de forma preventiva ou na recuperação de doenças típicas da terceira idade.
                O Colégio Americano de Medicina definiu entre as prioridades para os idosos: em primeiro lugar os exercícios de força, em segundo os de flexibilidade e em seguida os aeróbicos.
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

segunda-feira, maio 21, 2007

A LOIRA DE COMBORIÚ ( INACREDITÁVEL)

A Loira de Camboriú (inacreditável)

Loira de Camboriú - Entrou Para História !

Depoimento de uma pessoa residente em Balneário Camboriú. Diz ele: "Acordei com um estrondo, tão forte que pensei que o OSAMA tinha mandado um avião detonar algum prédio aqui em Balneário. Olhei no relógio: 05:45 da madruga. Fui na sacada ver o que estava acontecendo. Ainda estava escuro, e o que consegui ver era um carro capotado na esquina da rua onde moro. O prédio inteiro acordou, uma galera foi para as sacadas ver o que estava acontecendo.

Neste momento os ocupantes estavam ainda dentro do carro e gritando por socorro. Pedi para a vizinha de baixo ligar para os bombeiros e eu troquei de roupa e desci para socorrê-los. Ao chegar, todos já tinham sido retirados do carro pelos porteiros do nosso prédio e dos prédios vizinhos. Os bombeiros já tinham chegado. Foi um alivio ver que todos estavam bem, pois a primeira visão do carro totalmente esmagado dava a idéia que dali ninguém sairia com vida.

Primeiro pensei que o carro havia capotado e batido numa daquelas lixeironas de restos de construção que estava embaixo da traseira do carro. Mas quando olho para cima, o susto; o carro havia caído do prédio, mais exatamente da garagem do "3º andar". Isso mesmo, "3º andar". Simplesmente, ao tentar estacionar sua BMW na garagem, a garota loira que estava dirigindo trocou o pedal do freio pelo do acelerador.

Sendo o carro com câmbio automático e com um puta motorzão, levou grade de proteção,moldura de ferro dos vidros, tudo o que tinha pela frente e atravessou a parede como nos filmes. A BMW caiu no chão já quase de cabeça para baixo, e para sorte dos ocupantes havia uma lixeira que calçou a traseira do carro, não deixando esmagar totalmente. Eram duas moças loiras e um rapaz, todos estavam de cinto de segurança e o carro tinha air-bag.

Por sorte, a loira motorista teve apenas um corte no pé, que ficou preso nas ferragens. Os outros dois tiveram apenas arranhões leves. Após ver que estava tudo bem, e os ocupantes já tinham sido levados pelos bombeiros pois estavam ainda em choque, resolvi voltar para casa e pegar a máquina fotográfica para registrar o acontecido. Impressionante ou não?"

Vejam as fotos...









  

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

XADREZ NAS ESCOLAS

Xadrez nas escolas

 
O xadrez nas escolas promete revolucionar o ensino no Brasil.
Considerado um jogo intelectual, o xadrez é também uma poderosa ferramenta educativa que, a exemplo da música, está se tornando disciplina opcional das escolas da rede pública do país. O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, está implantando em todo o país o projeto "Xadrez nas Escolas" desde maio 2005 . A parceria, que envolveu inicialmente 6,4 mil estudantes de quatro estados, será ampliada para mais de 300 mil alunos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.
Em 2004 o projeto piloto foi implantado em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Piauí. O ensinamento teórico e prático do xadrez foi aplicado durante três meses em 40 escolas, com um atendimento de 160 estudantes cada. Entre os resultados identificados nos alunos participantes, o principal foi a melhoria da capacidade de concentração na sala de aula.
Para a implantação dessa nova etapa, o Ministério do Esporte está fazendo parcerias com as Secretarias de Estado de Educação e de Esporte. Cada unidade da federação contará com 50 escolas contempladas. "Alguns estados estão mais avançados nesse processo. O Paraná, por exemplo, já iniciou a capacitação. Em seguida, será a vez de Roraima", informa o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz.
O Ministério do Esporte firmou parceria com grandes mestres do xadrez para ministrar a capacitação dos 1.350 profissionais da educação. A escolha dos educadores e das escolas contempladas fica a cargo das Secretarias de Educação. Em seguida, será a vez do Ministério da Educação entregar 17 mil kits (tabuleiros, peças e livro com técnicas do xadrez) às Secretarias Estaduais de Esporte e de Educação. Cada Secretaria será contemplada com mil kits e fará a distribuição às escolas envolvidas.
O próximo passo será implantar o xadrez em 3.800 núcleos de um outro programa do governo federal, o "Segundo Tempo". O programa contempla, atualmente, 1 milhão de estudantes carentes dos ensinos médio e fundamental. Além de praticar esporte no período oposto ao que estudam, os alunos recebem alimentação, reforço escolar, uniforme e material esportivo, gratuitamente, em 3.800 núcleos distribuídos em mais de 600 municípios do Brasil.
A dispersão dos alunos é um dos grandes problemas e precisa ser combatida ainda na infância. Essa capacidade de calcular, de concentrar, de adquirir responsabilidade e de tomar decisões pode ser reforçada com a prática do xadrez. Admirador e praticante do esporte, o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, acredita que o xadrez é uma importante ferramenta na educação infantil. "Incentivar o xadrez nas escolas será uma grande contribuição para a formação do caráter da criança. É preciso estimular mais a capacidade de concentração e assimilação de novos conhecimentos. Hoje, os jovens estão muito expostos a estímulos rápidos e superficiais oferecidos pela televisão, computadores e videogames", justificou.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

OS BENEFÍCOS DO XADREZ PARA CRIANÇAS

Os benefícios do xadrez para crianças
 
FONTE:http://xadrezshop.com/beneficios_do_xadrez.php
 
 
Muito se tem falado sobre os benefícios do xadrez para a aprendizagem das crianças. Durante o campeonato Panamericano de Xadrez, que aconteceu em Santa Cruz de Bogotá, na Colômbia, entre os dias 23 e 29 de Julho último, o seminário Educação, Desenvolvimento de Talentos e Construções de Valores através do Xadrez (Educacion, Desarollo de Talentos y Construciones de Valores a través del Ajedrez), o tema voltou a ser abordado por professores, técnicos e treinadores deste esporte, bem como pais de família.
Uma das palestrantes do seminário, a colombiana mestre internacional de xadrez, Adriana Salazar Varón, afirmou que "ensinar xadrez é repassar valores éticos e potencializar habilidades". Para esta colombiana, o xadrez pode e deve ser ensinado às crianças a partir dos três anos de idade. Salazar Varón, que foi um dos pontos altos do evento, abordou dois temas: Modelo Pegagógico para Ensino de Xadrez e Fantasia do Xadrez. Reconhecida por ser uma expoente no ensino de xadrez, a colombiana é autora do livro Jogam os Mestres e Ganham as Crianças (Juega el Maestro y Ganan los Niños), uma verdadeira antologia didática composta por sete livros, um destinado ao professor e seis cartilhas para os alunos. Ela é também proprietária de centros escolares de xadrez na Colômbia e Espanha.
De acordo com a mestre internacional de xadrez, o ensino deste esporte para crianças é um ótimo recurso para desenvolver habilidades mentais, "inculcar" valores e desenvolver habilidades, pois este jogo vai trabalhar a atenção, a imaginação, a projeção, a recordação, o pensamento obtido, a percepção de mundo, o planejamento, o rigor mental, a análise sistemática e a também a matemática. Assim, a criança vai mais que aprender, ela vai apreender habilidades mentais, como tomar decisões no momento certo, ter um pensamento crítico acerca dos fatos, calcular (habilidade importante para o ensino da matemática). Também vai permitir que a criança visualize, modifique e reafirme o pensamento, ou seja, o xadrez facilita a relação do enxadrista com o mundo abstrato.
Salazar ainda lembrou em suas palestras que com ao jogar xadrez, meninos e meninos aprendem a partir dos erros. Isso permite que a criança tenha um pensamento hipotético, ou seja, ela vai analisar o fato partindo de suposições e criando hipóteses. Além deste aspecto, ele lembrou a capacidade de memorização, de codificar e de decodificar, habilidades que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais criativo.
Quando aos valores que este jogo estimula na vida de meninos e meninos, ela citou respeito, responsabilidade, acatar normas, cortesia, aprender a ganhar perder , humildade, perserverança, disciplina, tenacidade, auto-estima, paciência, autocontrole, tolerância, amistosidade e uma boa relação entre pais e filhos.
Xadrez trabalha diversas áreas
Salazar demonstrou com exemplos que o xadrez pode trabalhar as seguintes áreas: recreativa, desportiva, intelectual, cultural, ética e emocional. Na recreativa, a palestrante lembrou que o xadrez é um jogo e deve ser mostrado de forma lúdica, divertida e mágica, características que fazem parte da vida das crianças.
A desportiva, segundo Salazar Váron, pode ser observada através do respeito ao adversário, da pontualidade, da auto-estima que permite que o enxadrista acredite em si próprio. Ainda nesta área, o xadrez pode funcionar como uma terapia, uma vez que uma pessoa que tem uma vida muito ativa pode descarregar o estresse e a energia acumulada jogando uma partida de xadrez.
Já na parte ética, a mestre internacional lembrou todos os valores que foram citados acima. "Trata-se de um jogo que trabalha a aquisição e a consolidação de valores éticos", relembrou.
O intelectual, talvez o aspecto mais abordado por teóricos que acreditam no xadrez como ferramenta de desenvolvimento infantil, este jogo ajuda a criança a memorizar, ter atenção e concentração, calcular e sintetizar, habilidades importantes no ensino formal de qualquer jovem e em qualquer parte do mundo.
O lado emocional não foi esquecido por Salazar Váron, que lembrou que quem joga xadrez aprende a ter autonomia, autodisciplina, autocontrole, tenacidade e também a si controlar melhor.
No aspecto cultural, a colombiana lembrou diversos enxadristas que são famosos em todo o mundo e nas mais diversas áreas. Assim ela demonstrou que o xadrez tem relação com diversos expoentes da cultura mundial.
O seminário, que aconteceu nos dois primeiros dias do Festival Panamericano de Xadrez , também contou com outras importantes palestras, como A magia do conhecimento do xadrez, Esquema para treinamentos de alto nível, influência do xadrez no cotidiano das crianças, O xadrez escolar - da teoria e a prática, Xadrez e Razão, Influência do xadrez no cotidiano das, O xadrez como formador de valores, dentre outros temas.
O chefe da delegação brasileira de xadrez, que participou deste Seminário, Gilson Chrestani, afirmou que "o xadrez é, de fato, uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento da pessoa como cidadão e ser humano e que ao ensinar xadrez não devemos ter como meta imediatista criar futuros campeões".
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO XADREZ

Benefícios da prática do xadrez

 
A prática do xadrez traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades.
As crianças que jogam xadrez tem melhor aproveitamento nas escolas, conforme inúmeras pesquisas científicas já demonstraram.
Jovens tem melhor desempenho nas atividades estudantis e maior integração social. Vários estudos mostraram que as chances de um jovem que pratica atividades como o xadrez se envolver com drogas, vícios e criminalidade são muito menores.
Adultos que praticam o xadrez tem melhor desempenho em suas atividades profissionais.
Os idosos conservam e desenvolvem uma capacidade mental muito maior à medida em que envelhecem.
Melhoria gigantesca da capacidade de se concentrar em tarefas, aumento da capacidade de efetuar cálculos, segurança na tomada de decisões, senso de responsabilidade, aumento da capacidade de análise das situações, de expor idéias, conclusões e soluções, planejamento, memória, raciocínio, atenção, são apenas alguns dos benefícios que a prática do xadrez proporciona às pessoas.
Assim como aqueles que praticam exercícios físicos experimentam um desenvolvimento de sua musculatura, aqueles que praticam atividades intelectuais como o xadrez passam por um processo de desenvolvimento de suas capacidades cerebrais.
Cientistas já descobriram que o exercício cerebral gera a expansão das redes de neurônios, fazendo com que novas ramificações nervosas se desenvolvam. Esta foi uma descoberta impressionante e de grande importância, que explica porque pessoas que praticam atividades intelecutais podem se tornar proeminentes em suas áreas de atuação.
Pesquisas paralelas demonstraram também que a falta de atividade cerebral pode trazer graves prejuízos. Doenças como o Mal de Alzheimer podem estar associadas à falta de atividade de determinadas áreas do cérebro, fazendo com que as mesmas se atrofiem e levem à doença em idades avançadas. A revista ISTO É, de março de 2001, publicou matéria sobre uma pesquisa realizada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, em que "pesquisadores mostraram que pessoas com o hábito contínuo de ler, jogar xadrez, fazer palavras cruzadas ou dançar estão duas vezes mais protegidas do Mal de Alheimer do que as pessoas que passam a vida acomodadas".
O xadrez, cuja complexidade exige intenso trabalho mental para analisar a imensa variedade de situações que surgem durante as partidas, emerge então como excelente alternativa para desenvolvimento e manutenção do cérebro humano em boa forma.
"O xadrez é a ginástica da inteligência". Célebre frase do autor Goethe.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

sábado, maio 19, 2007

UM ABISMO COLOSSAL

Um abismo colossal
Gilbamar de Oliveira

A grandiosidade do mar desponta como uma dimensão hipnótica e aterradora aos pequeninos e insignificantes olhos humanos. Sua imensidão astronômica chega a ser, podemos afirmar, arrogante, extravagante ousaríamos dizer.
Extraordinariamente gigantesco e assustador, aquele expressivo universo d'água esconde em suas entranhas abissais mistérios que, de tão insondáveis e absurdos, talvez o homem jamais chegue a conhecer ao longo de sua existência. Ninguém jamais conseguirá saber, por concreto, como ele é por inteiro, todos os seus meandros, a profundidade de seus abismos colossais, a característica dos inúmeros seres que o preenchem, por mais que o estudemos com denodo e nos dediquemos a profundas pesquisas para sondá-lo. Sombrio como tudo que é desconhecido e imponente, com seu intimidante cenário hostil, habitado por criaturas das mais variadas espécies, o mar guarda em suas entranhas muitas estórias de vida, lutas e morte que o tempo, aos poucos, vai embaçando com a crosta do esquecimento e o marulhar de suas ondas, que, fluindo e refluindo, abafam e confundem.
O mar é território onde o homem pisa sob cautela, cuidadoso, tomado pela ansiedade e pelo medo. Alguns o temem de modo angustiante e chegam a estremecer ante seus movimentos impetuosos capazes de varrer do mapa até mesmo os mais atrevidos transatlânticos, provocando mortes e melancolia como de fato aconteceu com o histórico Titanic, entre tantos outros malfadados registros marítimos. Na verdade, há um quê de terrível na vastidão do mar, e isso, por vezes, provoca aquele pavor que se espalha na corrente sangüínea humana e vai destruindo toda a capacidade de reflexão que alguém possa ter.
E vai deixando inerte qualquer um que tente compreende-lo o mínimo que seja, em todos os ângulos. Porque ele é hermético, obscuro e impenetrável.
Vislumbrá-lo é, a um tempo, desnorteante e maravilhoso; o desejo é mergulhar e se deixar conduzir pela inebriância de seu vai-e-vem milenar, ao tempo em que brota no coração o ímpeto de sair de perto daquele oceano apavorante e correr desabalado no sentido contrário, ficar bem longe dele, a salvo de suas ameaçadoras armadilhas, o mais distante possível de sua falsa tranqüilidade. O mar pode, decerto, ser doce para a poesia e acalanto para utópicos entusiasmados, mas é um adversário poderoso e mortal, muitas vezes um inimigo perigosamente traiçoeiro.
Tenho pelo mar e o vigor de sua força descomunal o mesmo respeito que a formiga devota ao elefante. Prefiro não ficar sob suas patas, reservo-me o direito de apenas contemplá-lo ao longe, admirando sua, vamos dizer assim, beleza perigosa. Não o enfrento, principalmente não o desafio e somente entro em seu espaço fenomenal pé-ante-pé, buscando firmeza onde piso, não me deixando empolgar por sua falsa meiguice ou por sua calmaria aparente e sem me permitir ser atraído pela ilusão de sua ternura enganosa. Pois, ao tempo em que ele é todo ternura repentinamente se transforma em fúria descontrolada, então já será tarde demais para os incautos.
No entanto o mar, convenhamos, é um imenso celeiro a nos trazer tantos benefícios. Inconstante embora, mal-humorado tantas vezes, mas gigantesca despensa a nos proporcionar, em quantidade e abundância, alimentos ricos, necessários e essenciais à nossa vida, assim é o mar. Além disso, suas águas são como estradas molhadas a levar e trazer riquezas, cultura, conhecimentos, lazer e diversão. Através do oceano vieram os descobridores e transformaram a geografia política e social dos países. Eles fizeram a história navegando por continentes e levando sua influência aos quatro cantos da Terra.
Malgrado multifacetado, com suas disparidades, incongruências e diversidade temática, e ainda que atemorize e pulse com os seres em seu universo e seja, a um tempo, inspiração para os poetas e fonte de dor e morte, o mar é a incomensurável vereda do mistério. E a vida passa por ele.

SAIBA COMO ENVELHECER

SAIBA COMO ENVELHECER
Martha Cristina Maia

Aos 10,20,30 anos... Não pensamos que chegará o tempo de nos limitarmos fisicamente, quando teremos de canalizar nossas energias para o que é mais importante e significativo para nós.
Hoje vemos as miss bisturi que só se preocupam com o externo, e o interno com um vazio profundo. As forças materiais podem diminuir, mas a espiritual tende a crescer sempre se o buscarmos. Muitos buscam na Bíblia, meditando e rezando.
Depois de atingir 60 anos de idade, aparecem os reumatismos, tromboses sendo hora de redirecionar novos planos, a viver a cada dia como se fosse o último, a última oração e agradecimento ao bom Deus, desejar e plantar idéias novas, projetos pessoais, sair da mesmice e de perto de pessoas negativas, sem auto-estima e também de pessoas que vivem a cobrar perfeição do corpo, onde hoje em dia tem se tornado assunto predileto nas rodas de amigas, parecendo não ter um novo assunto. Sendo sempre a cobrança, você está gorda, magra, abatida etc.
Subscrevo 2 cor. (1, 3, 4,) "saiba como... envelhecer,... consolar os aflitos, ser consolado... sofrer os problemas e vencer as dificuldades". Quem não tem tempo para se prevenir das doenças vai ter um dia para modificar a sua rotina frenética. E no livro de Eclesiastes 12.1-8 descreve a nossa decadência física.
Subscrevo também uma poesia de um ex-aluno meu e muito querido por nome Lucas, em que seu pai Luis que tem projetos com os idosos e já conscientiza seu filho a honrar e respeitar os mais velhos eis a poesia:
"O AMIGO"
O idoso é amigo, o idoso é um irmão,
Faça amizade com ele/e ame ele de coração.
A 3ª idade é uma parte da vida/que devemos a ela respeitar,
Respeite-a, porque se você está na infância ou adolescência
Um dia na terceira idade você vai chegar.
Vamos em frente/ não olhe para trás,
Vamos ver as coisas boas e não as más. "
(LUCAS NUNES,_adolescente - colégio evangelico) e o mesmo oferece a música pra mim, professorinha... Amo você (jamily)
É a tia que me prepara para a vida,
É a tia, que me ensina a lição todo dia,
Professorinha é bom ter você.
É a tia que me ensina juntar as letrinhas,
Sei escrever qualquer palavrinha
e com os números já sei brincar.
Um dia quando eu for gente grande,
Tia eu vou lembrar de você, ensina-me a desenhar
meu futuro pra eu vencer.
Tia, Que Deus te ilumine, eu vou, orar por você,
de um a dez você é mil, com o teu saber, ensina-me a viver....
Professorinha é bom ter você...
Professorinha amo você...
E quando eu envelhecer, possa ter sempre esse meu espírito infantil de amar
as crianças e nunca ser como o velho resmungão que sempre dizia:
- sou um velho resmungão, sou um velho arrebitado,gosto de ser resmungão e não deixo que me ponham de lado. Por isso dou pontapés a solidão e esquecem o que eu sei / todos tentam me ensinar, mas o curso que tirei só a vida pode ensinar.Dizem que eu sou uma criança/para não me darem ouvidos.Tratam com indiferenças por não estar bom dos sentidos.Trago em mim a beleza que a vida me foi emprestado/quase todos vêem nela dureza,mas são os traços que se vão transformando/sorrio quando vejo piedade. A minha alma sempre foi muito pequena com estas questões de caridade.O coitadinho por ironia ou a terceira idade por ser bonita, são desabafos de tirania e orações que não acredito...vou continuar resmungão,é a vida em tão poucas opções ignoro por me fazerem perguntas,e vou dando opiniões....sou um velho resmungão (histórias veridicas
de portugal).
Querido leitor,qualquer que seja a fase da vida em que você está,vale a pena parar e
refletir em ser como "velas" que se desgastam iluminando...nós somos luz para o mundo(mt.5.14) e que nesse lindo amanhecer em que Deus refaz suas forças,possa restaurar e ensinar a envelhecer com sabedoria,é o meu desejo.

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

sexta-feira, maio 18, 2007

Uma reflexão sobre nossa forma de Comunicação!

Uma  reflexão sobre nossa forma de Comunicação!
 
 
Chapeuzinho Vermelho na imprensa - Diferentes maneiras de contar a
mesma história:

JORNAL NACIONAL
(William Bonner): "Boa noite. Uma menina chegou a ser devorada por um
lobo na noite de ontem...".
(Fátima Bernardes): "... mas a atuação de um caçador evitou uma
tragédia".

PROGRAMA DA HEBE
(Glória Maria): "... que gracinha, gente. Vocês não vão acreditar, mas
essa menina linda aqui foi retirada viva da barriga de um lobo, não é
mesmo?"

CIDADE ALERTA
(Datena): "... onde é que a gente vai parar, cadê as autoridades? Cadê
as autoridades? ! A menina ia para a casa da avozinha a pé! Não tem
transporte público! Não tem transporte público! E foi devorada viva.. Um
lobo, um lobo safado. Põe na tela!! Porque eu falo mesmo, não tenho medo de lobo,
não tenho medo de lobo, não."

REVISTA VEJA
Lula sabia das intenções do
lobo.

REVISTA CLÁUDIA
Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no
caminho.

REVISTA NOVA
Dez maneiras de levar um lobo à loucura na cama.

FOLHA DE S. PAULO
Legenda da foto: "Chapeuzinho, à direita, aperta a mão de seu
salvador". Na matéria, box com um zoólogo explicando os hábitos alimentares
dos lobos e um imenso infográfico mostrando como Chapeuzinho foi devorada e
depois salva pelo lenhador.

O ESTADO DE S. PAULO
Lobo que devorou Chapeuzinho seria filiado ao PT.

O GLOBO
Petrobrás apóia ONG do lenhador ligado ao PT que matou um lobo pra
salvar menor de idade carente

ZERO HORA
Avó de Chapeuzinho nasceu no RS.

AQUI
Sangue e tragédia na casa da vovó

REVISTA CARAS (Ensaio fotográfico com
Chapeuzinho na semana seguinte)
Na banheira de hidromassagem, Chapeuzinho fala a CARAS: "Até ser devorada,
eu não dava valor para muitas coisas da vida. Hoje sou outra pessoa"

PLAYBOY (Ensaio fotográfico no mês seguinte)
Veja o que só o lobo viu.

REVISTA ISTO É
Gravações revelam que lobo foi assessor de político influente.

G MAGAZINE (Ensaio fotográfico com lenhador)
Lenhador mostra o machado

SUPER INTERESSANTE
Lobo mau! mito ou verdade ?

DISCOVERY CHANNEL
Vamos determinar se é possível uma pessoa ser engolida viva e
sobreviver


COLABORAÇÃO PROFESSORA MARTHA CRISTINA  MAIA

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

SEXO SEM ÊXTASE

 
 
 
SEXO SEM ÊXTASE
 
Problema até então associado às mulheres, a ausência do orgasmo afeta também os homens.
Por Andrea Guedes .

A queixa é nova nos consultórios, mas especialistas acreditam que a disfunção já existe há muito tempo. O funcionamento do pênis é absolutamente normal: fica ereto e ejacula, mas o êxtase não acontece. Será que eles também fingem? O sexólogo Arnaldo Risman acredita que não. "Eles ficam tão assustados com isso, que não conseguem fingir", opina.

Para compreender a disfunção, é preciso dissociar a ejaculação do orgasmo. De acordo com o urologista Joaquim de Almeida Claro, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), fisiologicamente são dois processos diferentes que podem ocorrer juntos ou não. A falta de ejaculação está mais relacionada com problemas físicos. "Depois de algumas cirurgias, como para a retirada do câncer de próstata por exemplo, o homem pode não ejacular mais", explica Joaquim. Nesse caso, dependendo de como o indivíduo encare o problema, a falta da ejaculação pode afetar o prazer. "Alguns homens se sentem feridos em sua virilidade quando não ejaculam mais", afirma o urologista.

Já a ausência da descarga energética que vem com o orgasmo está associada, principalmente, a pressões psicológicas, como stress, problemas sociais e econômicos e a cobrança feminina de que o homem seja sexualmente ativo. "Hoje, a mulher reclama do sexo, cobra mais do parceiro, o que era raro há alguns anos", lembra Risman.

Talvez por isso, eles estejam procurando mais os consultórios. "O percentual de homens que chegam com essa queixa ainda é pequeno, mas para mim é um número expressivo porque a anorgasmia não era um problema comum", destaca Risman. Joaquim concorda. "Embora não seja uma queixa tão freqüente, ela tem aparecido aparecendo mais".

Para o sexólogo, que leciona na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Uerj, outras questões podem infuenciar na falta de prazer masculino. Uma delas são as novas relações efêmeras, como o "ficar". "Eu duvido que um homem que 'pegue' uma mulher sinta prazer", questiona.

Segundo ele, se o homem reclama que não atinge o clímax, é porque se conscientizou de que uma relação sexual vai muito além de pênis ereto e ejaculação. "A sexualidade não é explorada de forma inteira. Nas relações em que não existe intimidade, não há a preocupação de conhecer o corpo do parceiro e dar prazer a ele", diz.

A vaidade masculina exagerada também pode tornar-se patológica e afetar o orgasmo deles. "O indivíduo passa a se fechar tanto nele mesmo que não tem prazer com mais ninguém, a não ser com ele".

Segundo Joaquim, no tratamento da anorgasmia pode-se usar mão do aumento da dosagem da testosterona, de acordo com a causa. Mas, como na maioria dos casos o distúrbio está relacionado com a mente, a psicoterapia tem dado bons resultados. "O objetivo é fazer com que o homem volte a ter sensibilidade, e pare de agir mecanicamente", conclui Risman.
 
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

quarta-feira, maio 16, 2007

CURIOSIDADES - ACREDITE SE QUISER

CURIOSIDADES - ACREDITE SE QUISER
Colaboração Lauro Monte
 
 
Sempre me lembro dos sete pecados capitais. Aliás, não acho que sejam
exatamente pecados, mas procuro riscar um a um e a preguiça vai ser o
último, por que da avareza já sei que não vou me livrar.
 
Curiosidades (esquecidas ou desconhecidas) ...

              I - ALGUMAS COISAS QUE NUNCA LEMBRAMOS:

              Os Sete Pecados Capitais:
              Gula
              Avareza
              Soberba
              Luxúria
              Preguiça
              Ira
              Inveja


              Os Dez Mandamentos:
               1º - Amar a Deus sobre todas as coisas
               2º - Não tomar o Seu Santo Nome em vão
               3º - Guardar domingos e dias de festa
               4º - Honrar pai e mãe
               5º - Não matar
               6º - Não pecar contra a castidade
               7º - Não furtar
               8º - Não levantar falso testemunho
               9º - Não desejar a mulher do próximo
              10º - Não cobiçar as coisas alheias

              Os Três Reis Magos:
              O árabe Baltazar: Trazia incenso, significando a divindade do
        MeninoJesus.
              O indiano Belchior: Trazia ouro, significando a sua realeza.
O etíope Gaspar: Trazia mirra, significando a sua
humanidade.


              Os Doze Apóstolos:
               1 - Simão Pedro
               2 - Tiago ( o maior )
               3 - João
               4 - Filipe
               5 - Bartolomeu
               6 - Mateus
               7 - Tiago ( o menor )
               8 - Simão
               9 - Judas Tadeu
              10 - Judas Iscariotes
              11 - Andr
              12 - Tomé.

              * Após a traião de Judas Iscariotes, os outros onze apóstolos
        elegeram Matias para ocupar o seu lugar.

               Os Doze Profetas do Antigo Testamento:
               1 - Isaías
               2 - Jeremias
               3 - Jonas
               4 - Naum
               5 - Baruque
               6 - Ezequiel
               7 - Daniel
               8 - Oséias
               9 - Joel
              10 - Abdias
              11 - Habacuque
              12 - Amos

               Os Sete Sábios da Grécia Antiga:
              1 - Sólon
              2 - Pítaco
              3 - Quílon
              4 - Tales de Mileto
              5 - Cleóbulo
              6 - Bias
              7 - Períandro

              As Musas da Mitologia Grega (a quem se atribuía a inspiraão das
        ciências e das artes)
              1 - Urânia (astronomia)
              2 - Tália (comédia)
              3 - Calíope (eloqência e epopéia)
              4 - Polímnia (retórica)
              5 - Euterpe (música e poesia lírica)
              6 - Clio  (história)
              7 - Érato (poesia de amor)
              8 - Terpsícore (dança)
              9 - Melpômene (tragédia)

              As Sete Cores do Arco-Íris:
              Vermelho, Laranja, Amarelo , Verde, Azul, Anil e Violeta.

              Os Sete Anões:
              Dunga,Zangado,Atchin,Soneca,Mestre,Dengoso e Feliz


              II - O QUE SEMPRE PERGUNTAM E VOCÊ NÃO SABE


              As Sete Maravilhas do Mundo:
              1 - As Pirâmides do Egito
              2 - As Muralhas e os Jardins Suspensos da Babilônia  
              3 - O Mausoléu de Helicarnasso  (Também conhecido como O Túmulo de máusolo em Éfeso)
              4 - A Estátua de Zeus, de Fídias
              5 - O Templo de Artemisa (ou Diana)
              6 - O Colosso de Rodes
              7 - O Farol de Alexandria.

              Você Sabia?
 
 
 1 - Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam
para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa
imensa: O Killed" ( zero mortos). Daí surgiu a expressão O.K. Para indicar que tudo está bem.

              2 - Nos conventos, durante a leitura das Escrituras
Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre "Pater Putativus",  (ou seja:
"Pai  Suposto") abreviando em P.P.".  Assim surgiu o hábito, nos países de colonizaão espanhola, de chamar os "José"  de "Pepe".
 
 3 - Cada rei no baralho representa um grande Rei/Imperador da história:
              Espadas: Rei David (Israel)
              Paus: Alexandre Magno (Grécia/Macedônia)
              Copas: Carlos Magno (França)
              Ouros: Júlio César (Roma)
 
    4 - No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito "é
mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico
entrar  no Reino dos Céus"... O problema é que São Jerônimo, o
tradutor do  texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo,
quando na verdade, em  grego, "kamelos" são as cordas grossas com
que se amarram os barcos. A  idéia da frase permanece a mesma, mas
qual parece mais  coerente?
 
   5 - Quando os conquistadores ingleses chegaram a Austrália, se
        assustaram ao ver uns estranhos animais que davam saltos
incríveis.  Imediatamente chamaram um nativo (os aborígenes
australianos eram  extremamente pacíficos) e perguntaram qual o
nome do bicho. O índio sempre  repetia "Kan Ghu Ru", e portanto o
adaptaram ao inglês, "kangaroo" (canguru).  Depois, os lingüistas
determinaram o significado, que era muito claro:  os indígenas
queriam dizer : "Não te entendo".
 
6 - A parte do México conhecida como Yucatán vem da época da
        conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles
chamavam  esse lugar, e o índio respondeu "Yucatán". Mas o
espanhol não sabia que  ele estava informando "Não sou daqui".

7 - Existe uma rua no Rio de Janeiro, no bairro de São
  Cristóvão, chamada "PEDRO IVO". Quando um grupo de estudantes foi
tentar  descobrir quem foi esse tal de Pedro Ivo, descobriram que
na verdade a rua  homenageava D. Pedro I, que quando foi rei de
Portugal, foi aclamado como  "Pedro IV" (quarto). Pois bem, algum
dos funcionários da Prefeitura, ao  pensar que o nome da rua fora
grafado errado, colocou um "O" no final  do nome. O erro permanece
até hoje. Acredite se quiser...
 
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

TENHO NOTADO QUE:

TENHO NOTADO QUE:
POR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
*
MOSSORÓ É A CIDADE DO FUTURO
*
Mossoró é a cidade do futuro. Futuro para os Rosados. No ano de 2050 noventa por cento ou mais das ruas terão nome de rosados falecidos e feito heróis com o erário público. O ginásio de esporte será O Gustavinho, o Nogueirão O Augustão. A Santa padroeira mudará de Santa Luiza para Santa Fátima. A Universidade Regional um nome hibrido como Universidade Rosagional de Rosadolândia por que Mossoró terá mudado seu nome devido o petróleo ter acabado e quem ficou com dinheiro na cidade foram somente os rosados como donos de indústrias, comercio, escolas, cinemas, casa de shows, hipermercados, shoppin center’s, tudo, tudo. Nas entradas de Mossoró estarão erguidas estátuas dos verdadeiros combatentes dos rosados da direita, os verdadeiros esquerdistas Mossoroenses que serão cultuados em estatuas de mais de cinqüenta metros de altura, teremos A Sandralotria na entrada do Alto de São lairinho ( nome do bairro mudou é claro) Larissantia na saída de Governador Dix-sept Rosado(Mantiveram o nome) e o Lairesaldia na saída para a Rosadobeach (Tibau também terá sido atingida). Os mossoroenses muito satisfeitos estarão mais ainda idiotizados e se denominarão os rosadoladiotenses.
*
MOSSORÓ TEM O TURISMO MAIS FANTÁSTICO DO MUNDO
*

O turismo em Mossoró é impressionante, fantástico, não existe nada igual no mundo, é extraordinário, todos virá do mundo todo para ver tais pontos turísticos. O TURISMO É TOTALMENTE INVISIVEL, NINGUEM VÊ NADA, só em Mossoró é possível um turismo assim, VOCE NÃO VÊ NADA. Suas praias lindas não é aqui. O rio corrente e águas límpidas e potáveis com grandes variedades de peixes já existiram e nem em foto tem mais. As maiores salinas são em grossos ou em Macau. A Cobal vende frutos variados e diferentes, isto é, a escolha e restos do que sobrou da exportação e são tão pequenas que pensam ser frutas e legumes nanicos. Trânsito organizado ninguém vê. Segurança, ninguém vê. Expressões culturais inventados pelo próprio povo ninguém vê. O São João do povo (digo do povo) ninguém vê. O carnaval ninguém vê. A corrupção ninguém vê. A arquitetura de prédios antigos ninguém vê. A casa castelinho ninguém vê. As praças superfaturadas ninguém vê. O porto seco ninguém vê. Os aviões ninguém vê (Para não ser injusto vemos um, justiça seja feita). O povo livre das oligarquias ninguém vê. Os turistas pela segunda vez ninguém vai ver.
*
TEMOS UMA GRANDE EVOLUÇÃO HISTÓRICA
*
Mossoró evolui assustadoramente, depois de centenas de anos de fundação temos no ano de 2005 o primeiro arranha-céu com vinte andares, fantástico. Foi preciso um empresário criar coragem para outros imitarem. Tudo isso depois da expansão da produção de petróleo. Teremos o primeiro viaduto, para quem não sabe o que é explico; é uma ponte que não passa água embaixo e em vez de água quem passa é carro e gente, entenderam? (Tem loiras pensando que é um Viado Adulto) Estamos evoluindo inacreditavelmente em pistolagem, todo dia matam um e sempre dois cara de moto, param, atira e depois fogem. Aí agente fica na expectativa para saber quem vai morrer no outro dia. Que saudade do Bando de Lampião, ao menos se combatia frente a frente os cangaceiros, e foi uma vez perdida que vieram; ainda bem. A engenharia do trânsito é a mais bem planejada do país e talvez do mundo, planejaram que devem morrer uma ou duas pessoas todo dia e nos finais de semana no mínimo cinco, tudo cuidadosamente planejado, os semáforos jamais devem funcionar normalmente mais de dois dias, se funcionar uma semana sem quebrar vai para o Livro dos Recordes. Vamos ter o maior shopping já construído na região e terá uma área coberta do tamanho de um quinto do Midway em Natal e um décimo do maior shoping da América Latina, uma verdadeira versão em miniatura.
*
A CIDADE HILÁRIA
*

Mossoró tem situações hilárias que faz rir o mais sérios dos homens. Li na revista Papangu que a praça com a estatua de Dix-sept Rosado tem o nome de Praça Vigário Antonio Joaquim e na Praça Vigário Antonio Joaquim tem ao Estatua de Dix-Sept Rosado, coisa tão absurda que com 47 anos morando em Mossoró não tinha prestado nem atenção. Outra é na Avenida Alberto Maranhão tinha uma lombada que ficava localizada mesmo onde tem um semáforo, ali em frente à escola Joaquim da Silveira Borges. Devia ser tática para atrair turistas e propagar ao mundo que somos idiotas, loucos ou panacas, mas como estamos caminhando para a cidade se transformar em ROSADOLANDIA nada mais justo, não acha? Tem mais. Na praça em frente aos hospitais Duarte Filho, Almeida Castro e Santa Luzia fizeram um pavilhão para lanchonetes e premiaram os proprietários com UM PAVILHÃO SEM COBERTURA para ao meio dia os clientes se deliciarem com um calor de quase 40º e sol pelando a pele e no inverno lanchar na chuva, que maravilha!! Quer mais? Lá na baixinha, Bairro Santo Antonio fizeram uma praça pra anão ou estão querendo entra para o guinnes com a menor praça do mundo, tem um busto de uma pessoa, coitado ter que ficar naquela situação, sei lá quem é. Os gastos para concluir a praça foi realmente interessante RS 45.000,00, é isso mesmo, quarenta e cinco mil reais por uma linda praça em miniatura.
*
É PROIBIDO FISCALIZAR
*


É proibido fiscalizar em Mossoró. Como cidadão comum, leigo em muitas áreas do conhecimento humano, gostaria de entender porque os poderes constituídos não fazem o que deveria ser feito já que tudo é tão obvio. Para uma cidade ter segurança é preciso ter policiais nas ruas vinte e quatro horas, circulando pelos bairros, preferencialmente a pé, a cavalo, em motos e as viaturas nos pontos estratégicos para serem solicitas por rádio quando precisarem. No transito não seria diferente. Tornou-se corriqueiro dois indivíduos numa moto sair matando gente ou assaltando. Se houvesse um policiamento ostensivo tanto no transito como nos demais serviços da policia muitas vidas seriam poupadas, mas Mossoró é Mossoró, é Brasil, é Rosadolandia. E poliça é poliça tem de sê assim mermo Tá.
*
GRANDES FENÔMENOS MOSSOROENSE
*

Mossoró tem seus fenômenos interessantes. A cidade cresce e junto com ela sua população. É obvio que com mais gente, mais relações sexuais, mais filhos e logicamente mais partos, mais crianças nascendo.
Em Mossoró inacreditavelmente as maternidades estão se acabando, só restam as duas de cem anos atrás. A Almeida Castro e a Santa Luzia. Tem dia que estão tão cheia que as mulheres esperam a criança nascer lá no pátio mesmo. Deve ser uma nova modalidade de parto natural ao relento, a céu aberto. Eu adoro, Amo Mossoró da gente. Interessante é que tem posto de saúde e UPA em todo canto da cidade. É proibido fazer maternidade nos bairros ou será que Dr. Rosadinho (que nome bonitinho) não deixa para a maternidade Almeida Castro ser a única a fazer os partos em Mossoró.
*
NOSSAS LINDAS PRAÇAS E SUAS TECNOLOGIAS AVANÇADAS
*

Algumas praças em Mossoró foram construídas com engenharia e arquitetura excepcionais. Uma praça construída há pouco mais de cinco anos tem aparência de cem ou duzentos anos, o material utilizado tem uma tecnologia bastante avançada, quando colocada parece ser nova, atual, mas quando passa pouco tempo ela tem uma aparência de velha. O mais importante é que as praças são caríssimas devido o material ter esta característica impressionante. Ver pisos da praça dos hospitais, do Pax, da Catedral, do Museu. Imaginem as praças da periferia onde o povo só ver pão e circo do fuxiquim
*
EXISTEM GRANDES COINCIDÊNCIAS EM MOSSORÓ
*

O ginásio Pedro Ciarlini no seu projeto original não aparece um prédio feito para alojar os atletas de outras cidades, um prédio erguido para servir de alojamentos aos visitantes. Não sei por que ele não aparece no projeto original. Dizem que foi cedido a um empresário do ramo de bode e cabra para alojar os feirantes da feira do bode. Será?
Para quem não conhece o anexo do Ginásio Pedro Ciarlini ele fica na Rua Jerônimo Rosado, centro. O material é tão parecido com o do ginásio e também o período que foi construído. Coincidências de Rosadolândia.