quarta-feira, maio 23, 2007

TERCEIRA IDADE x MUSCULAÇÃO

Terceira  idade  x  Musculação
 
                        Nós estamos envelhecendo e a porcentagem de idosos no país esta crescendo a cada ano. Envelhecimento é um processo natural mas tem causado preocupação a cada idoso, alguns por razões estéticas e a grande maioria por questões de saúde. Com a idade,  problemas de desgaste físico se manifestam, vem a debilidade e ao fim, a dependência.
                        O processo do envelhecimento é inevitável, assim como a questão da  dependência de outras pessoas mas, com alguns cuidados é possível retardar significativamente ou minimizar estes problemas.
                        Com o avanço das ciências, principalmente da medicina, e o melhor acesso da população às informações, as pessoas idosas estão saindo da concha e descobrindo novos horizontes.
                        A imagem da vovó (ou vovô),  sentada na cadeira de balanço, esta sendo substituída pelo vovô fazendo musculação ou jogando tênis. Hoje em dia o idoso, após sua aposentadoria, quer ainda aproveitar o tempo de vida que lhe resta mas, para isto ele precisa  de saúde e independência.
                Atualmente sabe-se que os exercícios com pesos não são apenas os mais eficientes para aumentar a massa muscular, massa  óssea e força muscular. Eles melhoram também a coordenação diminuindo a incidência de quedas em pessoas idosas. Outro argumento importante, que justifica o uso de exercícios com pesos  no treinamento com idosos é a sua segurança.
                Um treinamento com pesos bem planejados, que evite sobrecarga das articulações e da coluna; de preferência sentado, evitando a insegurança que muitos idosos tem, no ato de deitar ou levantar do chão, é uma atividade muito mais segura do que uma caminhada no parque com chão irregular. 
                A segurança cardiológica que podemos ter nos exercícios com pesos bem dosados é superior a de exercícios de média intensidade realizados de maneira contínua, onde o aumento da freqüência cardíaca pode ser fator patogênico importante.
                Concluímos então que a musculação é a atividade que mais benefícios traz para o idoso seja  ela usada de forma preventiva ou na recuperação de doenças típicas da terceira idade.
                O Colégio Americano de Medicina definiu entre as prioridades para os idosos: em primeiro lugar os exercícios de força, em segundo os de flexibilidade e em seguida os aeróbicos.
 

__________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger
http://br.messenger.yahoo.com/

Nenhum comentário: