sábado, maio 05, 2007

ESQUERDO OU DIREITO? A LATERALIDADE DA CRIANÇA

ESQUERDO OU DIREITO?

A LATERALIDADE DAS CRIANÇAS.

Por William Pereira da Silva
Uma das orientações para a colocação do tabuleiro do xadrez na mesa é para colocar a grande diagonal clara (branca) no lado direto do jogador, isto é, a primeira casa branca da direta para esquerda deve ficar no lado direito da criança.
O ponto de referência para a criança entender seu lado direito ou esquerdo é o seu corpo, quando ela não possui esta referência encontrará dificuldades enormes para entender esta definição a qual denominamos de lateralidade. Parece uma definição simples e banal, fácil de entender, porém, em geral, passa despercebida pela própria criança como também por muitos educadores.
Nós, professores de educação Física, estávamos reunidos no Ginásio Pedro Ciarlini quando surgiu uma discussão acerca dos problemas da Educação Física nas escolas quando de repente o Professor Alípio mais conhecido por Neto, exclamou; "Como pode dizer que os alunos estão sendo educados se não sabem nem o que é lado direito e esquerdo". Ficamos refletindo nesta questão na qual muitos não dão a mínima atenção, entretanto o professor Neto tem toda a razão para expor esta preocupação.
Por curiosidade durante uma semana nas várias aulas de xadrez que lecione interroguei diversas crianças de até doze anos de idade se sabiam qual seu lado direito e esquerdo. Fiquei impressionado com a quantidade delas que não sabiam definir a sua lateralidade em relação ao seu lado direito e esquerdo, simplesmente não sabiam definir.
Quando professor da Disciplina Educação Física Aplicada ao Magistério a Lateralidade era um conteúdo ministrado pela importância que ela tem no desenvolvimento global da criança, principalmente e especificamente na aprendizagem do alfabeto, na escrita, nos cálculos matemáticos de somar, subtrair, multiplicar e dividir. A criança para aprender tudo isso tem de ter em mente o referencial do seu corpo em relação à Lateralidade. Caso contrário encontrará enormes dificuldades de entender que as letras do alfabeto se escrevem da esquerda para a direita. Na soma de números devemos começar pelos números que estão da direita para a esquerda. Imaginem a confusão na mente delas o professor no quadro de frente para elas em posição contrária as crianças explicando a direção das letras do alfabeto quando elas estão de frente para o quadro em posição contrária ao do professor. Entenderam?
Segundo Fonseca (1989, p. 69), a lateralidade constitui um processo essencial às relações entre a motricidade e a organização psíquica intersensorial. Representa à conscientização integrada e simbolicamente interiorizada dos dois lados do corpo, lado esquerdo e lado direito, o que pressupõe a noção da linha média do corpo. Desse radar vão decorrer, então, as relações de orientação face aos objetos, às imagens e aos símbolos, razão pela qual a lateralização vai interferir nas aprendizagens escolares de uma maneira decisiva.
A lateralidade não é só importante no desenvolvimento intelectual (cognitivo), mas também na estruturação espaço temporal de todo o corpo onde se definira melhor um Esquema corporal mais eficiente dando mais clareza no referencial corporal em relação aos objetos e direções a seguir.
È comum encontrar pessoas já adultas com deficiência no entendimento da sua lateralidade. Nos treinamentos militares quando o instrutor da à ordem DIREITA VOLVER muitos recrutas seguem para o lado errado, vão para a esquerda. Ao ensinar uma rua ou um local a determinada pessoa orientando seguir para a primeira rua à direita em seguida próxima à esquerda, ainda encontramos muitas delas que ficam confusas e não seguem o rumo orientado.
A lateralização, além de ser uma característica da espécie humana em si, põe em jogo a especialização hemisférica do cérebro, reflete a organização funcional do sistema nervoso central. A conscientização do corpo pressupõe a noção de esquerda e direita, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação participa no processo de maturação psicomotor da criança .
A LATERALIDADE para ser entendida precisa ser estudada, e pesquisada. Não são simples ensinamentos de direita e esquerda que a criança vai definir sua lateralidade, ela é muito mais complexa, precisando da atenção redobrada dos educadores que trabalham com crianças em geral.
Muitos fatores precisam ser visto. Para se ter uma idéia verá as formas de Lateratilidade segundo Faria (2001, p. 84) que classifica, em relação à lateralidade, os sujeitos da seguinte forma:
• Destros – são aqueles nos quais não existe um predomínio claro estabelecido do lado direito na utilização dos membros e órgãos,
• Sinistros ou canhotos – são aqueles nos quais existe um predomínio claro estabelecido do lado direito na utilização dos membros e órgãos e
• Ambidestros - são aqueles nos quais não existe predomínio claro estabelecido, ocorrendo o uso indiscriminado dos dois lados.
Coste (1992, p.63) define quatro tipos de lateralidade:
a) Destralidade verdadeira - a dominância cerebral está à direita,
b) Sinistralidade verdadeira - a dominância cerebral está à direita,
c) Falsa sinistralidade - caso em que o indivíduo adota a sinistralidade em conseqüência de uma paralisia ou de uma amputação, que impossibilitou a utilização do braço direito e;
d) Falsa destralidade - caso em que a organização é inversa da observada na falsa sinistralidade.
É relevante considerarmos, ainda, as grandes variações dentro da lateralidade. Estão inclusos nessa categoria os sinistros contrariados, ou seja, aqueles que têm sua dominância discordante entre um membro e outro (lateralidade cruzada). Portanto senhores educadores não podemos deixar nossas crianças chegar à fase adulta sem sua definição da LATERALIDADE todo cuidado é pouco. Mãos a obra e vamos estudar a LATERALIDADE HUMANA.

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