sexta-feira, agosto 15, 2008

Estudos sobre atuação da imprensa na cobertura de programa de fiscalização de municípios



--- Em qua, 13/8/08, tbrasil@transparencia.org.br <tbrasil@transparencia.org.br> escreveu:
De: tbrasil@transparencia.org.br <tbrasil@transparencia.org.br>
Assunto: Estudos sobre atuação da imprensa na cobertura de programa de fiscalização de municípios
Para: REVISTA VIRTUAL
Data: Sexta-feira, 15 de Agosto de 2008, 19:11

Estudos sobre atuação da imprensa na cobertura de programa de fiscalização de municípios

A Transparência Brasil apresenta três estudos que abordam alguns aspectos da cobertura jornalística de um programa da Controladoria-Geral da União (CGU) que fiscaliza municípios. As análises foram feitas a partir de pesquisas na base de dados do Deu no Jornal, projeto da Transparência Brasil que reproduz reportagens sobre corrupção publicadas na imprensa brasileira.

Um dos relatórios destaca a baixa atenção dada ao programa por jornais dos três estados mais ricos do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Por outro lado, nota-se que a Paraíba é o estado onde há maior acompanhamento das ações deste programa da CGU por parte da imprensa.

Outro aspecto analisado foi a disposição da imprensa em ir além dos dados repassados aos jornais a partir da conclusão dos relatórios da Controladoria.

O Deu no Jornal é o único sítio de Internet brasileiro em que podem ser acessadas livremente as reportagens sobre corrupção e controle publicadas em mais de 50 jornais e revistas de todas as unidades da federação.

Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em 59 jornais e revistas de todo o país.

Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições.

Conheça a radiografia feita pela Transparência Brasil sobre as finanças dos municípios catarinenses desde 1997.

Resolva dúvidas sobre licitações públicas no projeto Assistente Interativo de Licitações. Verifique se um determinado edital está de acordo com as regras.

Utilize a Multibusca para obter informações a respeito de pessoas e empresas presentes em centenas de bancos de dados públicos.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: