domingo, agosto 24, 2008

O PODER DO VOTO

O PODER DO VOTO

William Pereira da Silva

Quando adolescente tinha uma aversão danada aos políticos em geral, cheguei a dizer que cortaria minha mão, mas jamais votaria em alguém, isso influenciado pelas leituras bíblicas que na época fazia "minha cabeça", tinha um  trecho nela que citava uma afirmativa que; "Não havia sequer um homem justo na face da terra". O tempo foi passando, novas leituras, novos conhecimentos, novas idéias e ideais surgiram na minha mente mudando radicalmente meu modo de pensar. Karl Marx, Voltarie, Bertold Brecht, Cervantes, Rousseau, Kant,  e tantos outros da literatura universal, mexeram com as minhas estruturas mentais fazendo nascer um novo homem, com uma visão totalmente diferente do mundo a minha volta.

Percebi ser na política onde a maioria das decisões, seja nas câmaras de vereadores, assembléias legislativas, congresso nacional, no senado e na Presidência da República, com medidas provisórias, influenciam diretamente nas nossas vidas, no  nosso cotidiano, são eles os detentores das criações de leis que vão nortear nossas ações.

Existem os políticos bons e os ruins, creio ser fácil de identificá-los. Os bons são aqueles que lutam por uma sociedade mais justa e fraterna, quando estão no mandato não adquirem patrimônios em pouco tempo, estão sempre nas lutas de classe denunciando a miséria do povo e lutando por dias melhores. O governo LULA seria bom ou ruim? Faça um analise, pesquise e veja se antes de LULA a economia era melhor ou pior? Houve melhoria na sua vida? Sua cidade cresceu, melhorou? O fenômeno do crescimento da economia e da sua cidade é um fenômeno local ou regional? A quem você atribui as grandes mudanças sociais em favor do povo em geral? Ao povo lutando nas ruas ou aos políticos? Penso ser fácil distingui-los, basta apenas uma pouco de percepção, deixando as paixões e os interesses pessoais de lado. O político honesto não compra seu voto, não lhe ilude com promessas ilusórias, mostra a realidade e tem propostas claras, não se alia ao poder econômico somente para tirar vantagens pessoais, esta sempre em instituições que lutam pelas classes sociais ter mais representatividade.

Recorro a Bertold Brecht para fazer entender principalmente a juventude  como também a todos educadores sobre sua concepção sobre "O Analfabeto Político"
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais"

Então caros amigos e amigas é hora de refletir muito para nesta eleição não incorremos no erro de votar em políticos pilantras, olhos e ouvidos bem  atentos.

Encerro com uma dica do próprio Bertold Brecht como saber escolher um bom político;

Os que lutam
"Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis"

Posso afirmar que votaria naquele em que pudesse indicar dizendo  ESTE É DE LUTA!

 



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Nenhum comentário: