quinta-feira, agosto 07, 2008

TRANSPARÊNCIA BRASIL - Em dois anos, políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46%



--- Em ter, 5/8/08, tbrasil@transparencia.org.br <tbrasil@transparencia.org.br> escreveu:
De: tbrasil@transparencia.org.br <tbrasil@transparencia.org.br>
Assunto: Em dois anos, políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46%
Para: Undisclosed-Recipient@yahoo.com
Data: Terça-feira, 5 de Agosto de 2008, 19:09

Em dois anos, políticos que concorrem às eleições de 2008 enriqueceram 46%


O número é a média da evolução patrimonial declarada por 180 integrantes das Câmaras Municipais de capitais dos estados que também foram candidatos nas eleições de 2006 e por 255 deputados federais, senadores e deputados estaduais que concorrem a prefeituras e vice-prefeituras.

Considerando-se apenas os vereadores, a média de enriquecimento foi de 41%; a dos senadores e deputados, de 50%.

Dos vereadores que foram candidatos há dois anos, 15 declararam não possuir bens naquele ano, mas em 2008 atingiram a média de R$ 108 mil cada. Outros nove cujo montante patrimonial era nulo em 2006 repetiram o número em 2008.

Dos 709 vereadores em exercício nas 26 capitais brasileiras, 663 buscam a reeleição ou concorrem aos cargos de prefeito ou vice-prefeito. O patrimônio médio declarado por esses vereadores é de R$ 377 mil.

No endereço www.excelencias.org.br/@patrimonios.php estão listados todos os parlamentares em exercício no Senado, Câmara dos Deputados, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais de capitais que são candidatos nas eleições deste ano, com seus patrimônios declarados, os bens que declararam em 2006 (para os que foram candidatos naquele ano) e o cálculo de sua evolução patrimonial.

Visite todos os dias o projeto Deu no Jornal, que traz o noticiário sobre corrupção e controle publicado em 59 jornais e revistas de todo o país.

Acostume-se a consultar o projeto Às Claras, que traz informações sobre quem paga quem em eleições.

Conheça a radiografia feita pela Transparência Brasil sobre as finanças dos municípios catarinenses desde 1997.

Resolva dúvidas sobre licitações públicas no projeto Assistente Interativo de Licitações. Verifique se um determinado edital está de acordo com as regras.

Utilize a Multibusca para obter informações a respeito de pessoas e empresas presentes em centenas de bancos de dados públicos.



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Um comentário:

silviojunior disse...

De modo geral. nos trabalhadores assalariados ou não, se não roubarmos ou herdarmos, dificilmente vemos evolução patrimonial positiva em nossas vidas. A dita evolução patrimonial escoa com a carestia, a saude, educação, e previdências particulares.
objetivamente,o que vivo me perguntando é: O que podemos fazer? Quem é o responsável por verificar e punir; se for o caso; estes gênios da administração patrimonial.
Ou então, que se dê espaço nas escolas, na mídia e etc para que se partilhe este conhecimento do enriquecimento lícito e rápido que eles conquistaram.