RACIOCINIO
LÓGICO E FLUIDEZ DE PENSAMENTOS
William
Pereira da Silva
O nosso cérebro necessita de estímulos para ativar suas
diversas áreas em que desenvolve as ações sensoriais e todos os
movimentos do nosso corpo. Esse órgão necessita ser estimulado para
nossa inteligência ser mais ampla e os conhecimentos serem adquiridos
em todas as suas formas.
Existem milhares de maneira para
colocar nosso cérebro em ação e para isso foram criadas atividades
diversificadas desde uma simples aula até elementos mais complexos.
Sendo
professor de xadrez, sei muito bem como este jogo é benéfico para o
desenvolvimento mental, principalmente de crianças, mas não só o jogo
de xadrez tem a capacidade de estimular e desenvolver as diversas
áreas sensoriais do cérebro, outras atividades de jogos de
salão também ajudam nesta tarefa. A grande maioria dos educadores tem
nos seus conteúdos, seja de matemática, português, ciências, física,
química etc., a certeza de estar contribuindo para o desenvolvimento
mental dos alunos, mas esquecem que outras atividades além dos
conteúdos ministrados também podem e devem ser utilizados no processo
educacional ajudando a ampliar as atividades cerebrais.
Este
ano estou inserindo no Clube de Xadrez Pensart atividades de Raciocino
Lógico e Fluidez de Pensamentos (RLFP). No primeiro dia do
funcionamento em 2010 do Clube oferecemos jogos de sudoko, palavras
cruzadas, damas, dominó, jogos de lógicas, banco imobiliário e
evidentemente do jogo de xadrez que, por si só, já tem uma gama
infindável de benefícios de estímulos cerebrais desde a atenção e
concentração; o julgamento e o planejamento; a imaginação e a
antecipação; a memória; a vontade de vencer, a paciência e o
autocontrole; o espírito de decisão e a coragem; a lógica matemática, o
raciocínio analítico e sintético; a criatividade; a inteligência, até a
organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas
estrangeiras.
É pretensão nossa ter mais jogos implantados
ainda este ano como o gamão, detetive, ludos, xadrez chinês, palitos,
baralhos comuns e educativos, jogos de memória e tantos outros. Tudo
vai depender do apoio ao projeto da parte da direção da escola e a
participação dos alunos.
O jogo de damas trabalha com
a inteligência, através da manipulação de peças num tabuleiro. O
objetivo do jogo é fazer com que um jogador consiga "capturar" as peças
do adversário, de forma a deixá-lo sem peças no tabuleiro ou sem
movimentações possíveis, daí o raciocínio da estratégia é estimulado. O
dominó tem por objetivo: Iniciar o processo de cálculo aritmético da
adição, subtração e multiplicação, a relação algarismo/quantidade.. No
banco imobiliário a contribuição para o desenvolvimento da mente de uma
criança é inegável, pois ao estipular regras e propor um objetivo bem
definido, o jogador tenta formular as melhores estratégias possíveis
para ganhar o jogo. As palavras cruzadas e o Sudoku constituem um dos
instrumentos usados por neuropsiquiatras e terapeutas no que eles
chamam de "ginástica cerebral", no tratamento da Doença de Alzheimer e
outros casos em que há perda de memória. O objetivo é fazer com que o
cérebro estimule o funcionamento e a extensão da memória; quanto mais
informações os neurônios recebem, mais sedentos de novos dados eles
ficam, criando novas ligações - as sinapses - entre eles.
O Clube de Xadrez Pensart no seu sexto ano de existência visa
utilizar de novos recursos didáticos trazendo novidades para o
alunado da rede pública de ensino e que os mesmos pense com sabedoria
porque "PENSAR COM ARTE É PENSAR COM SABEDORIA, A
ARTE DE PENSAR É UMA VIAGEM AO MUNDO DA LIBERTAÇÃO, É SABER IR MAIS
ALÉM, VER O MUNDO PELOS SEUS PRÓPRIOS OLHOS".
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