O CORPO DA CRIANÇA É UM SÓ
William Pereira da Silva
Do que mais precisa uma criança?
Aparentemente a resposta é muito fácil de deduzir. Ela precisa de
alimentação adequada, carinho, afeto, amor, brinquedos, espaços livres.
Mas para ter e fazer tudo isso de que realmente ela precisa? Matou a
charada? Não? É algo que sem ele ela não sobreviveria. É tão importante
ou mais quanto o alimento e o afeto, sem ele a vida dela seria pura
letargia. Estamos falando DOS MOVIMENTOS que dão vida e satisfaz todas
as necessidades e desejos de uma criança. O que seria de uma criança sem
os movimentos? Como ela se alimentaria? Mostraria seus sentimentos?
Como iria satisfazer suas necessidades básicas de chorar, mamar, pegar,
segurar, engatinhar, andar, correr, pular, saltar, rolar, subir,
dependurar, pedalar, nadar, girar, dançar, cantar, pintar, escrever,
desenhar, soprar, tocar instrumentos musicais? Tudo, tudo o que ela faz e
necessita só consegue através dos MOVIMENTOS CORPORAIS.OS MOVIMENTOS
dão liberdade à criança de viver seu mundo com mais prazer ampliando sua
capacidade de locomoção e exploração do mundo ao seu redor, dando a
elas maiores conhecimento do seu corpo e desenvolvendo sua inteligência.
Quanto mais movimentos e exploração do mundo, mais a criança tem suas
capacidades cognitivas, afetivo-social e motora elevada a um nível de
qualidade melhor.A comunidade e a escola em particular esta satisfazendo
as necessidades de MOVIMENTOS das crianças? Estaria a escola cumprindo o
seu papel de educar as crianças em sua plenitude envolvendo os
sentimentos, as emoções, a inteligência e suas necessidades motoras?
Certamente se bem espreitares todos irá ver e responderiam com um sonoro
NÃO! A preocupação maior é somente com a mente, o cognitivo e o resto
do corpo é esquecido.As escolas verdadeiramente não estão cumprindo sua
parte no que tange a educação dos movimentos corporais dos alunos nas
suas diversas etapas do desenvolvimento motor nos respectivos níveis de
ensino desde o maternal até o fundamental. Os professores de Educação
Física que deveriam ser valorizados, incentivados, preparados, são
tratados justamente ao contrario, não sendo ouvidos nem aceito suas
idéias, projetos, experiências e todo valor profissional que os mesmos
deveriam ter no âmbito educacional. È um grande erro e falta de
sensibilidade dos dirigentes da educação principalmente em Mossoró,
tanto na rede pública municipal e estadual de ensino. Não vemos um
projeto sequer ser implantado e desenvolvido pelos órgãos públicos onde
as crianças tenham seus movimentos corporais desenvolvidos em sua
plenitude e feita uma avaliação rigorosa dos danos causados à saúde das
crianças pela falta da educação motora.Os professores de Educação Física
sempre cumpriram o seu papel de mostrar como trabalhar os movimentos
corporais em todos os níveis de ensino, principalmente no ensino
pré-escolar e fundamental onde projetos foram implantados na rede
municipal e estadual e inconsequentemente sem nenhum estudo ou avaliação
estes projetos foram retirados do âmbito escolar. Tivemos um projeto
Riquíssimo implantado na década de oitenta e inicio de noventa na rede
municipal onde a Educação Psicomotora fazia parte da educação física das
crianças. Projeto este apresentado de forma brilhante pelo Professor de
Educação Física Djalma Frota tendo respaldo de toda comunidade
acadêmica e profissional da educação física, projeto que devemos
resgatar e tornar viável sua execução na rede pública de ensino.Torna-se
necessário a compreensão dos(as) dirigentes da educação para
entenderque nem só de politicagem vive a educação, eles não são sozinhos
os donos do saber e do poder, “algumas coisas mudam e são temporárias”
mas e a educação, esta sim é eterna e precisa de pessoas sábias que
compreendam o seu valor para a história da sociedade humana.A Educação
Física, única disciplina escolar cujo objeto de estudo e aplicação é o
movimento, não tem tido espaço físico e, principalmente espaço
político-pedagógico nas escolas. Normalmente a escola não conta com
professores especializados, sob a alegação de que as aulas devem ser
ministradas pela regente de classe. Por outro lado, a regente não
adquiriu conhecimento suficiente em seu curso de formação para tratar as
questões do movimento. E quem sofre as conseqüências é a criança.
Ressalta a professora de Prática de ensino de Educação física, da
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Eustáquia
Salvadora de Souza.Os antigos já tinham uma concepção sobre a
necessidade de ver o corpo como um todo, de ver que todas as partes
precisam uma da outra, não pode separar suas partes para educá-los temos
de tratá-lo como um só corpo. Vejamos o que a carta aos I Coríntios
escrita a mais de dois mil anos relata, sintam a riqueza nos detalhes em
mostrar que devemos ver o corpo como uma unidade:»I CORINTIOS [12]12
Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os
membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é
Cristo.13 Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só
corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos
nós foi dado beber de um só Espírito.14 Porque também o corpo não é um
membro, mas muitos.15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do
corpo; nem por isso deixará de ser do corpo.16 E se a orelha disser:
Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixará de ser do
corpo.17 Se o corpo todo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo
fosse ouvido, onde estaria o olfato?18 Mas agora Deus colocou os membros
no corpo, cada um deles como quis.19 E, se todos fossem um só membro,
onde estaria o corpo?20 Agora, porém, há muitos membros, mas um só
corpo.21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem
ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós.22 Antes, os
membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;23 e os
membros do corpo que reputamos serem menos honrados, a esses revestimos
com muito mais honra; e os que em nós não são decorosos têm muito mais
decoro,24 ao passo que os decorosos não têm necessidade disso. Mas Deus
assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,25
para que não haja divisão no corpo, mas que os membros tenham igual
cuidado uns dos outros.26 De maneira que, se um membro padece, todos os
membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se
regozijam com ele.27 Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente
seus membros.Então senhores(as) dirigentes da educação vamos seguir os
ensinamentos bíblicos e tratar as crianças como tendo um corpo inteiro e
não só a cabeça desenvolvendo somente a parte cognitiva. Viva o corpo
inteiro. Viva os movimentos. Viva a Educação Física.
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