quarta-feira, maio 11, 2011

Release Prefeitura Municipal de Mossoró 11 de Maio de 2011



Comissão visita dois hospitais de Fortaleza

Foto:

Mais um passo na etapa de coleta de informações para elaboração do projeto físico-funcional do Hospital Materno-Infantil de Mossoró foi dado nesta quarta-feira (11/05). A comissão multi-institucional responsável pela coleta de dados para a elaboração do projeto viajou a Fortaleza (CE) para conhecer dois hospitais infantis.

 O grupo formado por representantes da Prefeitura de Mossoró, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e de outros segmentos da sociedade, conheceu as estruturas e funcionamento da Maternidade Escola Assis Chateaubriand e o Hospital Distrital “Gonzaga Mota “- o Gonzaguinha -, em Mercejana.

O trabalho da comissão começou pela Maternidade Assis Chateaubriand, embora instalado nos anos 60, dispõe de uma estrutura de atendimento “muito boa” na avaliação da equipe de Mossoró. O hospital com 21 leitos neo-natais, 4 leitos de UTI materno, centro de parto humanizado, entre outros serviços.

No “Gonzaguinha” de Mercejana, a comissão multi-institucional observou a existência de um sistema de visita livre com respeito ao interno, integrando melhor paciente-família; de um ambiente para controle de infecções, com acompanhamento de mães e filhos pelo período de um ano pós-parto, entre outros serviços.

Outro aspecto importante observado pela comissão pró-construção do Hospital-Maternidade de Mossoró, é que tanto a Maternidade Assis Chateaubriand quanto o “Gonzaguinha” de Mercejana são totalmente Sus. Isto é, os hospitais funcionam com recursos provenientes do financiamento da saúde pública.

O secretário da Cidadania, Francisco Carlos, compôs o grupo que viajou a Fortaleza. Ele considerou a visita aos hospitais cearenses positiva. “Porque podemos colher elementos que possam nortear o projeto da construção do Hospital Materno-Infantil de Mossoró”, avaliou o secretário, antecipando a próxima etapa do projeto.

Próximo passo – A próxima etapa do trabalho será um encontro dia 20 de maio, no auditório da Faculdade de Medicina da Uern. Nele, os membros da comissão consolidarão as informações colhidas nas visitas aos hospitais-maternidades de Fortaleza e Natal, iniciando a elaboração do projeto técnico do hospital-maternidade.

COMISSÃO- A Comissão Multi-Institucional para elaboração do projeto físico-funcional do Hospital Materno-Infantil de Mossoró foi instituída pela prefeita Fafá Rosado através da portaria Nº 150/2011 e publicada no Jornal Oficial de Mossoró (JOM) do dia 25 de março de 2011. Além de profissionais da saúde e servidores municipais, a comissão é composta por profissionais da UERN, nas áreas de assessoria jurídica, planejamento, economia e ciências biomédicas.


Gerência da Educação chama sociedade civil para debater segurança nas escolas
Foto:

A violência cresce em Mossoró e chega às escolas. Preocupada com esta realidade, a Gerência Municipal da Educação e Desporto (GEDD) conclama a sociedade civil a debater a situação e apontar os caminhos a serem trilhados para o enfrentamento da problemática.

Neste sentido, a Gerência da Educação dá o bom exemplo e promoveu nesta quarta-feira (11/05), às 16h, debate sobre prevenção da violência nas escolas municipais. A discussão aconteceu no auditório da Secretaria da Cidadania, sendo direcionado aos 87 diretores das escolas que integram o sistema municipal de ensino.

Participaram do debate, o comandante do 2º Batalhão de Polícia (BPM), tenente-coronel Túlio César; os promotores de Justiça, Olegário Gurgel e Hercy Pontes; representantes do Conselho Tutelar e do Comdica. Os diretores foram orientados a enfrentar situações de que envolvam drogas, indisciplina e outros tipos de violência na escola.

Para a gerente da Educação, professora Ieda Chaves, o debate foi importante porque precipitou o debate de um tema complexo como a violência. O assunto foi dissecado por especialistas em repressão, como é o caso da Polícia Militar, e na aplicação e fiscalização das leis, como o Ministério Público, Conselho Tutelar e Comdica.


Prefeitura incorpora novos agentes de trânsito
Foto:

A Prefeitura de Mossoró conclui mais uma etapa do processo de municipalização do trânsito. Nesta quarta-feira (11/05) foram empossados os últimos agentes de trânsito, selecionados através de concurso público. A turma de onze agentes tomou posse às 16h, em solenidade realizada no Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini – Centro.

A colação de grau e incorporação ao serviço da terceira turma de agentes foi marcada por muita emoção. A programação foi abeta com o juramento da agente Sonaly Dias. Ela prometeu honrar as atribuições inerentes ao cargo e, com ética e respeito humano, contribuir com a melhoria dos serviços de trânsito na Cidade.

A oradora geral da turma foi a agente Leide Cândido. Ela apresentou um “voto de gratidão” à prefeita Fafá Rosado, destacando a garra e a decisão da gestora em municipalização do trânsito e criação da guarda de trânsito. “A missão é árdua, mas em nenhum momento Fafá recuou na sua determinação”, reconheceu Leide.

Responsável pelo treinamento dos agentes, a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia, Educação e Cultura (INITEC), Tereza Cristina, falou sobre a evolução do trânsito de Mossoró no período pós-municipalização. “O trânsito de Mossoró era extremamente caótico e hoje, um ano depois, já vemos mudanças”, disse.

Para Tereza Cristina, os agentes são um instrumento fundamental nas mudanças protagonizadas pela Prefeitura no trânsito da Cidade. “É um processo lento, mas que, em pouco tempo, já apresenta bons resultados”, avaliou a diretora do Initec. Em seguida, discursou o diretor da Guarda Civil Municipal, Osnildo Morais.

Na sua fala, Osnildo explicou que, ao incorporar mais 11 agentes de trânsito, a Prefeitura conclui a última etapa do concurso público. “Foram três etapa de convocados de agentes: 37 na primeira, 41 na segunda e, agora, 11 agentes na terceira fase”, enumerou Osnildo Morais, desejando boa sorte ao novos agentes.

O secretário de Serviços Urbanos, Alex Moacir, disse que a incorporação dos novos agentes se constituirá em melhorias para o trânsito. “E é prazeroso contribuir com um serviço tão importante como o trânsito, dando maior segurança ao cidadão”, destacou Alex.

A sessão de pronunciamentos foi fechada com a fala do secretário da Defesa Civil, Álber Nóbrega. Para ele, “é um motivo de felicidade, quando concluímos a última etapa de convocação dos agentes de trânsito”. Para ele, os agentes estão preparados para sair às ruas para defender estado e município, numa missão de cidadania.




Prefeitura Municipal de Mossoró
Gerência da Comunicação Social
Site da Prefeitura: http://www.prefeiturademossoro.com.br

Nenhum comentário: