quarta-feira, junho 22, 2011

Biblioteca na Padaria - novo-MUNDO

Biblioteca na Padaria - novo-MUNDO

Link to novo-MUNDO

Biblioteca na Padaria

Posted: 22 Jun 2011 06:32 AM PDT


Um padaria de Curitiba tem um diferencial: uma biblioteca. Pode parecer estranho demais no primeiro momento, mas pensando na ideia é possivel entender como é bacana. A iniciativa de criar o projeto da biblioteca na padaria foi do Alessandro Martins, autor do blog Livros e Afins.

O legal é que ninguém precisa de cadastro, nem mesmo avisar os funcionários, para emprestar um livro. Nas palavras do Alessandro:

Para explicar rapidamente, é uma biblioteca livre, em que você pega livros emprestados e devolve quando quiser, sem carteirinha, sem cadastro, sem precisar avisar nenhum funcionário, sem burocracia. Ela existe há 3 anos e, apesar de alguns livros não serem devolvidos (isso está previsto e é esperado, pois o objetivo não é o acervo mas a circulação de livros), ela só vem crescendo.

Antes os livros eram guardados sobre e dentro de um refrigerador antigo. Agora precisamos de dois. Os donos da padaria estão entusiasmadíssimos com os resultados, não só pelo modo como estão contribuindo com a cultura, mas também com o retorno de imagem.

O modelo de funcionamento e de “empréstimo” já inspirou uma biblioteca em Indaiatuba, em São Paulo, uma que começará a funcionar amanhã no meio da serra do mar, próximo a Morretes, no litoral paranaense e uma ainda por sair em Minas Gerais (em breve dou notícias). Essas são, pelo menos, as que tenho notícia. Mas a ideia é tão entusiasmante e simples de implantar que tenho certeza de que surgiram e surgirão outras de que nem tomei conhecimento ainda.

E aí, gostaram? Que tal fazer uma na sua cidade? Fique sabendo mais no site do projeto: http://bibliopote.com/

Veja também:

  1. Oktoberfest de Blumenau 2010: como ir de graça e fazer muita festa
  2. 2000 livros grátis para baixar
  3. Já que o assunto é twitter

Nada além da verdade tácita

Posted: 21 Jun 2011 12:30 PM PDT


Pai, estou pensando em seguir carreira no crime organizado.

Carreira pública ou privada?

Veja também:

  1. Além de produto do acaso, acostume-se a ser nada
  2. Não há mais nada aqui
  3. Sucesso além Ural

Um comentário:

Lindeberg disse...

Prof. William, seria interessante se aqui, em Mossoró, acontecesse a biblioteca ambulante. Não lembro qual foi a cidade, fato ocorrido em uma escola, em que os livros eram levados as pessoas no carrinho de mão.

ÓTIMA IDEIA PARA UM BRASIL DE POUCOS LEITORES.